Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Faculdade com menos tempo: cursos com formação em 2 anos

Faculdade com menos tempo: cursos com formação em 2 anos

Conseguir um diploma de nível superior não significa que você precisará passar quatro ou cinco anos na universidade. Na verdade, há opções de graduações em que você pode concluir em até dois anos. Ou seja, é possível fazer uma faculdade em menos tempo. Claro que há vantagens e desvantagens nisso. Vamos abordar esse assunto neste post.

O fato é que dá para investir em uma formação de ensino superior com apenas dois anos de estudo. E essa opção envolve os cursos tecnólogos. Eles estão presentes em todas as áreas do mercado de trabalho, mesmo para os profissionais mais criativos.

Essa modalidade de curso superior forma profissionais mais bem preparados para a rotina diária. As aulas são menos teóricas e mais práticas. E os empregadores adoram. Quer saber mais? Leia até o final.

Como funciona a faculdade com menos tempo de duração

Os cursos tecnológicos, ou formação de tecnólogo, são oferecidos por universidade ou mesmo faculdades. Essa é a principal diferença para um curso técnico, por exemplo, que resulta em um certificado. Sendo assim, o seu diploma tem valor de ensino superior. Então, essa é uma ótima vantagem para quem pensa também em longo prazo.

Para você ter uma ideia, muitos estudantes estão escolhendo essa modalidade de ensino. Confira alguns dados:

  • Segundo o Censo de Educação Superior 2019, entre os 1,25 milhão de formandos de nível superior de 2019: 61,8% estavam cursando bacharelado (4 a 5 anos de duração), enquanto 20,3% eram alunos de licenciatura (2 a 3 anos de duração), e 17,9% eram alunos de cursos tecnólogos (2 a 3 anos de duração).
  • Essa quantidade de alunos na modalidade tecnólogo representa uma alta de 5,4% comparado ao ano anterior (2018).

Então, com essa estatística em mente, saiba que oportunidades para você estudar um curso tecnológico não irão faltar! Continue a leitura e confira mais detalhes.

Empresas procuram por tecnólogos

No entanto, a ótima notícia é que as empresas buscam os profissionais com tecnólogo. Afinal, eles têm uma formação mais direcionada para o momento e para as atividades das grandes companhias. Sendo assim, você sai da sala de aula direto para o mercado de trabalho. Além disso, vale destacara que a maioria das aulas é prática, em laboratórios. Então, sua formação também será diferenciada.

Fazer uma faculdade com menos tempo significa que você estará na sala de aula entre 1.600 e 2.400 horas. Isso dá, em média, 2 ou 3 anos. Então, a sua formação chega mais rápida e a sua oportunidade profissional, também.

Perfil do curso

Existem algumas diferenciações que você precisa saber antes de escolher uma faculdade com menos tempo. Primeiro, para participar do processo seletivo é preciso ter o ensino médio completo. Lembre-se que o tecnólogo tem o mesmo peso de uma graduação. Dessa forma, para avançar no curso é preciso ter formação básica. Então, se você ainda não se encaixa nesse perfil, dá tempo de acelerar o processo.

Outra boa vantagem dessa faculdade com menos tempo é que dá para escolher os cursos no formato presencial e a distância (EAD). Tudo depende da instituição de ensino. Dessa forma, se você gosta da vivência escolar, o curso presencial é uma boa oportunidade. Afinal, você poderá se conectar com os professores e os alunos.

No entanto, se você prefere praticidade e a oportunidade de estudar quanto e onde quiser, aposte no curso EAD. Assim, com um eletrônico conectado a internet já será possível ter acesso ao seu conteúdo do ensino superior.

O processo seletivo funciona exatamente como um vestibular. Vale saber ainda que dependendo da instituição de ensino essa prova pode ser substituída pelo Enem ou pelo ProUni. O importante mesmo é checar no site da instituição como é a modalidade de ingresso. Busque todas as dicas e informações que podem cair na prova.

Leia também: Bolsas de estudos ou PROUNI: qual o melhor para começar uma graduação?

Mais dicas para se formar com menos tempo

Vale ressaltar aqui que ao final da sua faculdade com menos tempo o diploma terá validade de ensino superior. Será como uma graduação. Então, na hora de buscar uma vaga de emprego você poderá se candidatar para oportunidades que exige essa formação. Essa é mais uma vantagem, já que as oportunidades aumentam.

Por fim, vale a pena verificar, antes da matrícula em uma faculdade com menos tempo, como é a grade curricular. Assim, você não vai se surpreender. Afinal, como já falamos aqui, você terá mais aulas práticas e menos conteúdo teórico. Então, estará mais em laboratórios e em campo. Para saber quais modalidades de ensino, pesquise em detalhes a grade do curso escolhido e também a estrutura oferecida pela universidade.

Evite surpresas no meio da sua formação!

Conheça vantagens de uma faculdade com menos tempo

Considerando as várias possibilidades que já citamos até aqui, dá para destacar a alta empregabilidade. Afinal, as empresas estão em busca de profissionais mais qualificados. Então, se você demora menos tempo para cumprir esse requisito, pode entrar mais cedo no mercado de trabalho. A vantagem é grande, já que você sai na frente dos concorrentes.

Confira algumas opções para estudar um curso tecnólogo com bolsa de estudos

  • Gestão nas áreas: Ambiental; Comercial; Produção Industrial; Turismo; Vendas e Marketing; Financeira; Pública

É importante pesquisar todas essas oportunidades. Ao escolher uma opção, veja se ela está de acordo com o seu perfil pessoal. Assim, você tem mais chances de se dar bem no mercado de trabalho.

Leia também: Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

Pós-graduação e extensão também são um caminho

Você também deve levar em consideração que outra vantagem é que com esse diploma você pode dar continuidade na formação. É possível, por exemplo, fazer um curso de extensão, pós-graduação lato sensu (especializações) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). Afinal, você terá um diploma de ensino superior. Dessa forma, as portas dos estudos ampliam ainda mais.

Para você ter uma ideia, a pós-graduação lato sensu é voltada para o mercado de trabalho. Então, se a sua missão é continuar com uma carreira mais prática, poderá investir nessa possibilidade. Ela irá aprofundar os seus conhecimentos na área em que você se formou, direcionando o seu tecnólogo.

Ainda existe a opção da pós-graduação stricto sensu. Só que ela é um pouco mais demorada e serve para prolongar o aprendizado ou se tornar pesquisador ou professor. Então, nesse caso, a especialização é mais indicada para quem quer aprofundar o conhecimento e ganhar mais experiência teórica sobre a profissão.

Mestrado

Mais uma opção é o mestrado acadêmico. Este curso é bem mais teórico. Seria uma experiência maior para quem quer lecionar, ensinar outras pessoas e formar novos profissionais. Além disso, oferece mais possibilidades aos pesquisadores.

Por fim, tem o mestrado profissional. Ele abrange outra área do conhecimento e abre novas possibilidades para você. El também é mais prático e ainda é voltado para o mercado de trabalho. A duração é de um a três anos.

Novas modalidades

Até aqui você já viu que é possível sim fazer um tecnólogo em menos tempo. Além disso, dá para optar pelo formato presencial ou mesmo EAD. Então, para ficar um pouco mais claro sobre essa última opção, que costuma ajudar muito a rotina dos estudantes, separamos mais algumas dicas.

Saiba, primeiro, que segundo o Censo da Educação Superior 2018, de 2007 a 2017 o número de matrículas em cursos de graduação à distância cresceu 375,2%. Então, sim, essa é uma boa opção para você. Só que esses dados têm alguns motivos, entre eles, queremos destacar os seguintes:

  • Horários Flexíveis;
  • Custo mais acessível;
  • Grande oferta de cursos;
  • Ensino de qualidade, entre outros.

Significa que ao optar por uma faculdade com menos tempo e ainda EAD, por exemplo, você economizar dinheiro e o seu horário disponível. Dá sim para estudar de qualquer local e ainda ter acesso a um diploma do ensino superior.

Pesquise mais sobre o assunto!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.