Saiba aqui como conseguir uma bolsa de Direito

bolsa direito

A carreira de Direito é uma das mais cobiçadas do Brasil para quem está na busca de uma profissão. Tamanha a procura pela área, esta graduação ocupa os primeiros lugares em matrículas no país. Porém, nem todos podem pagar pela faculdade. Se este é o seu sonho, calma que tem solução. Você pode conseguir uma bolsa de Direito!

Portanto, você pode sim se formar em Direito sem comprometer o orçamento familiar. Primeiro, precisa conhecer as opções de bolsas disponíveis e ver quais se encaixam melhor nas suas necessidades. Existem bolsas do governo federal, como o Prouni, bolsas institucionais ou convênios com empresas.

Essas bolsas podem ser parciais – com descontos nas mensalidades – ou até mesmo integrais, quando você não paga absolutamente nada. Para saber como conseguir uma bolsa de Direito, continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Assim, você consegue ir atrás do seu diploma para ingressar numa das carreiras mais promissoras e bem pagas do mercado. Confira a seguir!

Leia também: Esportes universitários ajudam na conquista de bolsas de estudo

Sobre o curso de Direito

Primeiramente, vamos abordar de forma resumida como funciona o curso de Direito, que vai te levar a ser um profissional da área. A graduação dura pelo menos cinco anos e nesse período serão abordados conteúdos básicos das ciências humanas, como sociologia e economia, história do direito, língua portuguesa e criminologia.

Além disso, o curso de aprofunda nos conhecimentos do Direito em si, como Direito civil, constitucional, agrário, indígena, penal, trabalhista, entre outros. Saiba que é uma graduação para quem gosta bastante de ler e escrever! Por fim, a dificuldade e o volume de textos acaba sendo um dos maiores desafios. Mas lá na frente, sem dúvida, você vai usufruir do benefício dos seus esforços.

O curso de Direito geralmente é dividido em três áreas de conhecimento, conforme diretrizes do Ministério da Educação. São elas: direito público, direito privado e formação humanística.

Saiba mais: Como é o curso de Direito: veja as disciplinas, áreas de atuação e carreira

Veja como conquistar a sua bolsa de Direito

Agora vamos destacar as principais bolsas de estudos para a área do direito. As pessoas costumam achar que é difícil conseguir bolsas para ensino superior, mas muito pelo contrário, é perfeitamente viável. Claro que para isso é necessário atender a alguns requisitos básicos, e eles variam conforme a bolsa pretendida.

Confira a seguir qual bolsa de Direito pode te ajudar a realizar o sonho de seguir carreira na área!

Programa Universidade para Todos

Vamos começar falando do Prouni, bolsa do governo federal voltada para estudantes de baixa renda e que prestaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua última edição. As bolsas concedidas podem ser parciais ou integrais, em universidades particulares do Brasil.

As inscrições para o programa acontecem duas vezes por ano e devem ser realizadas no site do programa, sem custo. Mas antes confira os critérios exigidos para participar:

  • Ter estudado em uma escola pública durante todo o ensino médio ou como bolsista integral em escola particular.
  • Possuir uma renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e até 3 salários mínimos para bolsas parciais de 50%;
  • Não ter nenhum diploma de nível superior;
  • Ter obtido uma nota superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Para ingresso em universidades públicas informe-se como funciona o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Bolsas das próprias universidades privadas

Se você não se encaixa dentro dos critérios do Prouni para conseguir uma bolsa de Direito, calma que existem outros caminhos. Você pode encontrar auxílio, por exemplo, dentro da própria universidade que você escolher através das bolsas institucionais. Elas são na verdade programas criados para beneficiar vários perfis de alunos e, geralmente, se destacam pelas bolsas por rendimento.

Ou seja, estude bastante para tirar ótimas notas e colocações no Enem e vestibular. Desta forma, você pode conseguir ganhar uma bolsa parcial e, as vezes, até integral se assumir as primeiras colocações entre os estudantes. A dica é se informar diretamente com a instituição de ensino sobre os benefícios de bolsas que oferece.

Podemos listar aqui alguns exemplos de bolsas e descontos nas mensalidades, como bolsa por transferência externa, bolsa Enem, bolsa por desempenho no vestibular, bolsa de incentivo para calouros com dificuldades financeiras. Enfim, as opções variam bastante para cada faculdade. Portanto, fique de olho para não perder as oportunidades de estudar direito.

bolsa direito

Convênio com empresas

Vamos ver aqui outras duas formas de você conquistar uma bolsa de Direito. Se você já trabalha em uma empresa, por exemplo, sabia que existem convênios empresariais que podem te garantir uma bolsa? Afinal, muitas empresas querem justamente investir na carreira da sua equipe.

Para isso, você deve se informar se a sua empresa tem convênio com alguma faculdade. Entender quais são os critérios exigidos, documentações e partir para a matrícula!

Bolsas de instituições sem fins lucrativos

Agora se você ainda não trabalha, existe mais uma alternativa que pode dar certo. Procure entidades sem fins lucrativos que oferecem bolsas para universidades particulares, como a Fundação Estudar. A escolha dos beneficiados acontece por meio de um processo seletivo, que contempla testes de perfil e lógica, entrevistas e conversas com ex-bolsistas.

As bolsas dessa organização, por exemplo, podem variar de 5% até 95% do valor da mensalidade. E mais legal ainda é que podem incluir outras despesas, como moradia, livros, transporte e alimentação.

Saiba maisComo conseguir bolsa de estudo sem ter feito Enem?

Encontre a sua bolsa de Direito no Vai de Bolsa

Visto todas essas possibilidades, você ainda pode conseguir ótimos descontos e bolsas navegando pelo nossa home do Vai de Bolsa. Afinal, aqui temos parceria com inúmeras instituições pelo país. Basta você escolher o curso e a cidade, clicar em buscar, que vão aparecer as opções dentro do Direito. Legal, né?

Têm cursos presencias, semipresenciais, a distância. É só selecionar o curso com o desconto que mais lhe interessou e prosseguir para o cadastro da pré-matrícula. O pagamento é extremamente seguro e pode ser realizado por pix, boleto ou cartões de crédito. Em caso de dúvidas, clique no ícone do whatsapp que um profissional capacitado vai te orientar.

Saiba mais: Como ganhar bolsa de estudos em 5 passos. Veja aqui!

Aprendeu como garantir a sua bolsa de Direito?

Agora é definir a faculdade, escolher entre as opções de bolsas e partir para a matrícula! Se gostou desse conteúdo compartilhe com um amigo que também sonha em fazer direito. Não deixe de acompanhar por aqui no blog as nossas atualizações sobre o universo da educação.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!