Quase toda criança já sonhou em ir para a Lua, viajar no espaço, ver as estrelas de perto e se aventurar num foguete espacial. Saiba que é possível concretizar esse sonho e o primeiro passo é saber como é o curso de Astronomia. Muito além da física, o curso de Astronomia engloba uma série de conhecimentos, inclusive, da matemática. E não quer dizer apenas virar astronauta. Há uma série de outras áreas de atuação.
A Astronomia, em seu significado das palavras, refere-se à “lei das estrelas, dos astros”. Nasceu com o próprio ser humano que observa as estrelas desde a antiguidade, e suas indagações sobre os pontos brilhantes no céu.
Ela foi praticada por povos de todos os lugares e tempos, desde os observatórios da Mesopotâmia (zigurate), as pirâmides astecas (América), as construções indígenas no Brasil, até os observatórios da Montanha Púrpura, na China.
Dessa forma, este artigo é um convite para você saber como é o curso de Astronomia, para conhecer o universo dessa capacitação, e também saber da área de atuação do astrônomo.
Como é o curso de Astronomia?
O curso de Astronomia é oferecido como bacharelado com duração média de 4 anos. A Astronomia encontra em na física e na matemática muitas de suas bases científicas. Por isso, o aluno deve gostar bastante dessas disciplinas para fazer este curso. Para você conhecer um pouco mais como é o curso de Astronomia, listamos a seguir as principais disciplinas da grade curricular do curso oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). É importante lembrar que a nomenclatura das disciplinas pode variar de uma instituição de ensino para outra.Grade curricular do curso de Astronomia
- Física
- Astronomia: uma visão geral
- Cálculo diferencial e integral
- Vetores e geometria
- Álgebra linear
- Introdução à física da Terra e do Universo
- Mecânica
- Astrofísica estelar
- Fundamentos de Astronomia
- Métodos numéricos em astronomia
- Eletromagnetismo
- Mecânica estatística
- Física quântica
- Astrofísica galáctica e extragaláctica
- Análise de dados em astronomia
- Astronomia de Posição
E mais algumas disciplinas!
- Probabilidade
- Mecânica dos corpos rígidos e dos fluídos
- Introdução à Geofísica
- Natureza, Cultura Científica e Educação
- Eletrônica Digital para Mecatrônica
- Tratamento Estatístico de dados em Física Experimental
- Atividade Solar e Suas Implicações na Terra
- Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos
- Introdução à Relatividade
- Métodos Observacionais em Astrofísica
- Princípios de Oceanografia Por Satélite
- Introdução à Ótica Moderna
- Introdução ao Caos
- Instrumentos Meteorológicos e Métodos de Observação
- Tecnologias e Aplicações Espaciais
- Introdução à Física de Plasmas e Fusão Nuclear
- Transporte de Energia em Astrofísica
- Heliosismologia
- Radioastronomia
Posso fazer algum outro curso e ser astrônomo?
A resposta é sim! Pela legislação brasileira, é permitido fazer a graduação de Física e se especializar em Astronomia, o que lhe garantirá o título de astrônomo. O curso de Matemática também oferta esta possibilidade. Isto é possível, pois, a base da Astronomia, como vimos, é também a Física e a Matemática. Muitas disciplinas inclusive, nas universidades que ofertam os dois cursos, compartilham o público dos dois cursos em suas aulas. Isso é bem legal, pois, caso você more numa região em que não há o curso de Astronomia, e também não tem a possibilidade de se mudar neste momento, você pode começar pelo curso de Física, o qual é ofertado em todas as regiões do país, e depois especializar-se na área da Astronomia.Quanto tempo leva para ser astrônomo?
O profissional graduado em Astronomia é chamado de astrônomo. Se você pensa que basta fazer a graduação de Astronomia para seguir carreira nesta área, é melhor se preparar para a vida acadêmica de, no mínimo, 10 anos. Nesta área, é quase uma exigência de todo mercado de trabalho a realização de uma especialização, onde serão mais uns 2 anos de curso. Na sequência, temos o mestrado, que dura mais uns 2 anos até a defesa da dissertação. Em seguida, temos o doutorado, que são mais 4 ou 5 anos de estudo, até que a defesa da tese e a conclusão do curso. Entretanto, outro ponto importante nesta carreira de astrônomo é o domínio da língua inglesa. O Brasil ainda é um campo novo e restrito para este profissional. As maiores publicações e campos de observação são realizados em países de fala inglesa. Por isso, tenha o inglês como sua segunda língua se quer ser um astrônomo.O que faz um profissional formado em Astronomia?
O astrônomo é o profissional que observa e estuda os corpos celestes, analisa o universo, o espaço e as galáxias. O astrônomo investiga e compara os fenômenos, os movimentos e as posições das estrelas, dos planetas e de todos os corpos celestes que estão e compõe o universo. Atua diretamente com programas computacionais avançados, interligados com satélites, para leitura e análise de dados.Onde o astrônomo pode atuar?
A área mais conhecida de atuação do astrônomo, no Brasil, ainda é a de pesquisa e docência. O próprio curso de Astronomia prevê disciplinas de como Didática e Ensino, para que o profissional ingresse na vida acadêmica após sua formação. Mas, existem outras áreas onde este profissional pode atuar. Certamente uma área bacana de trabalho é nas empresas de telecomunicações, como controlador de satélites e analista de imagens. Empresas de tecnologia mais avançadas também empregam o astrônomo para monitoramento de satélites e desenvolvimento em computação. Planetários, museus e outros órgãos de ensino e ciências também abrem espaço para o profissional da Astronomia, para pesquisa, desenvolvimento e mostra de conhecimento científico. A divulgação científica também é uma área da Astronomia, onde este profissional se dedica aos estudos e às estratégias didáticas para a divulgação da pesquisa científica, das novas descobertas e correlações de dados, em eventos diversos, também em escolas, institutos de pesquisa e ensino. Sem dúvida muitos profissionais astrônomos brasileiros também estão espalhados pelo mundo afora, em observatórios de astronomia de diversos países.Agências e órgãos especializados
No Brasil, temos também a Agência Espacial Brasileira (AEB), dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações, instituição responsável pela formulação, coordenação e execução da Política Espacial Brasileira. Outros órgãos estão ligados à AEB, onde, como astrônomo, você pode atuar também, em projetos e programas nacionais específicos. Todavia, a NASA ainda é um dos lugares mais cobiçados por brasileiros e por astrônomos do mundo inteiro. A Nacional Aeronautics ans Space Administration (NASA) é a agência governamental dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de programas e tecnologias de exploração espacial.Onde fazer o curso de Astronomia?
No Brasil, atualmente, existem apenas três universidades que ofertam o curso de Astronomia. As três universidades são públicas. Veja quais são:- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal do Sergipe (UFS);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) – este curso foi inaugurado em 2019.