Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como é o curso de Astronomia? Saiba tudo aqui

Quase toda criança já sonhou em ir para a Lua, viajar no espaço, ver as estrelas de perto e se aventurar num foguete espacial. Saiba que é possível concretizar esse sonho e o primeiro passo é saber como é o curso de Astronomia. Muito além da física, o curso de Astronomia engloba uma série de conhecimentos, inclusive, da matemática. E não quer dizer apenas virar astronauta. Há uma série de outras áreas de atuação. A Astronomia, em seu significado das palavras, refere-se à “lei das estrelas, dos astros”. Nasceu com o próprio ser humano que observa as estrelas desde a antiguidade, e suas indagações sobre os pontos brilhantes no céu. Ela foi praticada por povos de todos os lugares e tempos, desde os observatórios da Mesopotâmia (zigurate), as pirâmides astecas (América), as construções indígenas no Brasil, até os observatórios da Montanha Púrpura, na China. Dessa forma, este artigo é um convite para você saber como é o curso de Astronomia, para conhecer o universo dessa capacitação, e também saber da área de atuação do astrônomo.

Como é o curso de Astronomia?

O curso de Astronomia é oferecido como bacharelado com duração média de 4 anos. A Astronomia encontra em na física e na matemática muitas de suas bases científicas. Por isso, o aluno deve gostar bastante dessas disciplinas para fazer este curso. Para você conhecer um pouco mais como é o curso de Astronomia, listamos a seguir as principais disciplinas da grade curricular do curso oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). É importante lembrar que a nomenclatura das disciplinas pode variar de uma instituição de ensino para outra.

Grade curricular do curso de Astronomia

  • Física
  • Astronomia: uma visão geral
  • Cálculo diferencial e integral
  • Vetores e geometria
  • Álgebra linear
  • Introdução à física da Terra e do Universo
  • Mecânica
  • Astrofísica estelar
  • Fundamentos de Astronomia
  • Métodos numéricos em astronomia
  • Eletromagnetismo
  • Mecânica estatística
  • Física quântica
  • Astrofísica galáctica e extragaláctica
  • Análise de dados em astronomia
  • Astronomia de Posição

E mais algumas disciplinas!

  • Probabilidade
  • Mecânica dos corpos rígidos e dos fluídos
  • Introdução à Geofísica
  • Natureza, Cultura Científica e Educação
  • Eletrônica Digital para Mecatrônica
  • Tratamento Estatístico de dados em Física Experimental
  • Atividade Solar e Suas Implicações na Terra
  • Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Introdução à Relatividade
  • Métodos Observacionais em Astrofísica
  • Princípios de Oceanografia Por Satélite
  • Introdução à Ótica Moderna
  • Introdução ao Caos
  • Instrumentos Meteorológicos e Métodos de Observação
  • Tecnologias e Aplicações Espaciais
  • Introdução à Física de Plasmas e Fusão Nuclear
  • Transporte de Energia em Astrofísica
  • Heliosismologia
  • Radioastronomia
O curso de Astronomia exige que a instituição de ensino tenha laboratórios especializados para a prática dos conteúdos estudados, telescópios especiais para a observação do universo e programas de computador ultramodernos para o processamentos dos dados coletados. O aluno também deverá realizar atividades complementares no decorrer da faculdade de Astronomia, requisito obrigatório para a sua formação. Ao final do curso, você deverá fazer também um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), que pode ser em forma de projeto, monografia científica ou outro formato aceito pela faculdade. Este também é um requisito obrigatório para a conclusão do curso. Aliás, aproveite a faculdade de Astronomia para entrar em grupos de pesquisa. Além de agregarem conhecimento especializado em sua formação, elas podem te ajudar a decidir qual o caminho específico que quer atuar dentro do universo da Astronomia.

Posso fazer algum outro curso e ser astrônomo?

A resposta é sim! Pela legislação brasileira, é permitido fazer a graduação de Física e se especializar em Astronomia, o que lhe garantirá o título de astrônomo. O curso de Matemática também oferta esta possibilidade. Isto é possível, pois, a base da Astronomia, como vimos, é também a Física e a Matemática. Muitas disciplinas inclusive, nas universidades que ofertam os dois cursos, compartilham o público dos dois cursos em suas aulas. Isso é bem legal, pois, caso você more numa região em que não há o curso de Astronomia, e também não tem a possibilidade de se mudar neste momento, você pode começar pelo curso de Física, o qual é ofertado em todas as regiões do país, e depois especializar-se na área da Astronomia.

Quanto tempo leva para ser astrônomo?

O profissional graduado em Astronomia é chamado de astrônomo. Se você pensa que basta fazer a graduação de Astronomia para seguir carreira nesta área, é melhor se preparar para a vida acadêmica de, no mínimo, 10 anos. Nesta área, é quase uma exigência de todo mercado de trabalho a realização de uma especialização, onde serão mais uns 2 anos de curso. Na sequência, temos o mestrado, que dura mais uns 2 anos até a defesa da dissertação. Em seguida, temos o doutorado, que são mais 4 ou 5 anos de estudo, até que a defesa da tese e a conclusão do curso. Entretanto, outro ponto importante nesta carreira de astrônomo é o domínio da língua inglesa. O Brasil ainda é um campo novo e restrito para este profissional. As maiores publicações e campos de observação são realizados em países de fala inglesa. Por isso, tenha o inglês como sua segunda língua se quer ser um astrônomo.

O que faz um profissional formado em Astronomia?

O astrônomo é o profissional que observa e estuda os corpos celestes, analisa o universo, o espaço e as galáxias. O astrônomo investiga e compara os fenômenos, os movimentos e as posições das estrelas, dos planetas e de todos os corpos celestes que estão e compõe o universo. Atua diretamente com programas computacionais avançados, interligados com satélites, para leitura e análise de dados.

Onde o astrônomo pode atuar?

A área mais conhecida de atuação do astrônomo, no Brasil, ainda é a de pesquisa e docência. O próprio curso de Astronomia prevê disciplinas de como Didática e Ensino, para que o profissional ingresse na vida acadêmica após sua formação. Mas, existem outras áreas onde este profissional pode atuar. Certamente uma área bacana de trabalho é nas empresas de telecomunicações, como controlador de satélites e analista de imagens. Empresas de tecnologia mais avançadas também empregam o astrônomo para monitoramento de satélites e desenvolvimento em computação. Planetários, museus e outros órgãos de ensino e ciências também abrem espaço para o profissional da Astronomia, para pesquisa, desenvolvimento e mostra de conhecimento científico. A divulgação científica também é uma área da Astronomia, onde este profissional se dedica aos estudos e às estratégias didáticas para a divulgação da pesquisa científica, das novas descobertas e correlações de dados, em eventos diversos, também em escolas, institutos de pesquisa e ensino. Sem dúvida muitos profissionais astrônomos brasileiros também estão espalhados pelo mundo afora, em observatórios de astronomia de diversos países.

Agências e órgãos especializados

No Brasil, temos também a Agência Espacial Brasileira (AEB), dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações, instituição responsável pela formulação, coordenação e execução da Política Espacial Brasileira. Outros órgãos estão ligados à AEB, onde, como astrônomo, você pode atuar também, em projetos e programas nacionais específicos. Todavia, a NASA ainda é um dos lugares mais cobiçados por brasileiros e por astrônomos do mundo inteiro. A Nacional Aeronautics ans Space Administration (NASA) é a agência governamental dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de programas e tecnologias de exploração espacial.

Onde fazer o curso de Astronomia?

No Brasil, atualmente, existem apenas três universidades que ofertam o curso de Astronomia. As três universidades são públicas. Veja quais são:
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Sergipe (UFS);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) – este curso foi inaugurado em 2019.

Qual o salário de um astrônomo?

De acordo com a Pesquisa de Salarial e de Benefícios (online) da Catho, a média salarial para o cargo de Astrônomo, no Brasil, é de R$ 8.043,69, com dados atualizados em novembro de 2019. Empresas como a Embratel ofertam um salário inicial, dependendo do nível (júnior, pleno ou sênior), entre 5.000 mil e 7.000 mil reais iniciais. Foram analisados mais de 4.220 cargos em todo o país.

Entendeu como é o curso de Astronomia?

E aí, gostou de saber como é o curso de Astronomia? Esta é a área que quer seguir na graduação e na vida profissional? Compartilhe conosco nos comentários!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.