Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Engenharia acústica: saiba mais sobre o curso

A Engenharia Acústica é uma profissão relativamente nova e com poucas opções de faculdades no Brasil. É a área responsável por estudar o som e à vibração, incluindo o controle de ruído e a acústica arquitetônica. Bons exemplos estão nos novos apartamentos. Sabe quando você entra em um prédio e consegue escutar tudo o que o vizinho ao lado faz em casa? Então, está aí a falta de um profissional de Engenharia Acústica. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a área e o curso de Engenharia Acústica. Para você ter uma ideia, a Engenharia Acústica também é a responsável na elaboração de vários equipamentos e pode estar presente até na área naval. É um curso da área das engenharias e, por essa razão, tem base nas ciências exatas. São muitas possibilidades no mercado de trabalho. Para isso, você precisa investir em uma graduação e ainda é necessário ter um perfil bastante analítico. Quer entender melhor como tudo isso funciona?

Conheça a Engenharia Acústica

Para entrar nessa área de atuação é preciso se capacitar. Para isso, a sua principal missão será encontrar e passar no vestibular. No curso, ao todo são 3.720 horas de aula, ou 10 semestres, para o estudante obter o diploma de bacharelado. A Universidade Federal de Santa Maria (estado do Rio Grande do Sul), forma profissionais desde 2014. No entanto, é importante dizer que existem poucas possibilidades no Brasil. Isso pode ser positivo, já que a concorrência profissional ainda é menor. No entanto, também é preciso levar em consideração que a Engenharia Acústica é nova e você terá que ajudar a construir o nome desse profissional. Nesse processo, você será o responsável por fazer a análise dos mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Sua missão será sempre a de controlar os ruídos indesejáveis. Para isso, terá sempre que construir novas possibilidades de barreiras sonoras. É preciso analisar os projetos e propor soluções. Outra possibilidade para a Engenharia Acústica é a de desenvolver pequenos projetos ligados a softwares e equipamentos eletrônicos. Assim, sua missão passa a ser a de desenvolver medidores de nível sonoro ou até mesmo projetos de construção civil. Um exemplo é solucionar casos como o do apartamento que falamos no início desse texto.

Disciplinas do curso

Entendido um pouco melhor como funciona a rotina da Engenharia Acústica, vamos para a sala de aula. Você precisará enfrentar pelo menos cinco anos de graduação. Afinal, sua formação está sim relacionada com a engenharia. Dessa forma, os cálculos não estarão fora da sua rotina. Prepare-se! Durante a formação na Engenharia Acústica você terá que estudar Matemática e Física. Além disso, terá que relacionar conhecimentos com as engenharias Mecânica, Civil e Elétrica. Afinal, você precisará dominar todos esses conceitos para fazer um bom trabalho. Saiba que estudando Engenharia Acústica a sua atuação passa a ser bem mais ampla. Nesse período, você vai ter sempre 30% da carga horária mínima para estudar sobre Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química, Economia e Humanidades. Essas são bases para sua formação. A partir daí, terá que dominar outros temas, como tópicos envolvendo controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. São disciplinas mais específicas, mas fundamentais para sua formação profissional. Você verá, ao longo da atuação no mercado de trabalho que elas são fundamentais para abrir novas portas de emprego.

Acústica é uma ciência

Para finalizar, entenda que você precisará estudar sobre a acústica (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de som, seja este audível ou inaudível). Além disso, terá que dominar outros conceitos como as vibrações (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de vibrações em estruturas e como essas estruturas irradiam ondas sonoras). Também precisará saber sobre a Eletroacústica e Áudio (ciência que compreende o estudo da conversão do som em eletricidade e vice e versa, bem como o registro e tratamento de sinais sonoros).

Mercado de trabalho da Engenharia Acústica

Com base em todos esses conhecimentos, é possível escolher entre as várias carreiras de atuação no mercado de trabalho da Engenharia Acústica. Como a formação, no caso do bacharelado, é bem mais completa, também existem mais opções. Vale ressaltar que a profissional precisa de mais experiência, dependendo da escolha de trabalho. Mas não se preocupe com isso. Basta ver o descritivo de uma das vagas de emprego para saber se você preenche os requisitos. Além disso, outra dica são os cursos de especialização e pós. Existem muitas áreas dentro da Engenharia Acústica. Sendo assim, depois de concluir a sua graduação, vale pesquisar sobre outros cursos. Assim, a sua empregabilidade aumenta ainda mais. Também é preciso lembrar que ao fazer cursos de especialização a sua rede de contatos se expande. Então, invista em você.

Possibilidades de atuação

Para começar, saiba que existe vagas em Engenharia Acústica para quem deseja trabalhar com construção de equipamentos musicais. É uma área pouco comum. Além do gosto pelos cálculos e tudo o que envolve a engenharia, é preciso se dedicar a música. Então, gostar dessa área é o primeiro requisito. A sua função será a de garantir que os novos equipamentos estejam como toda a acústica construída de forma correta e harmônica. Assim, os músicos poderão ter a certeza que os materiais são de qualidade. Nesse caso, as vagas costumam ser como prestador de serviços. Por isso mesmo, você precisa de boas experiências e uma rede de contatos maior. Outra possibilidade, ainda dentro da área musical e da Engenharia Acústica, é atuar como designer de estúdios de gravação, de TV, rádio ou de ensaio. A cultura continua sendo parte da sua vida. Só que você terá que usar as técnicas da sua profissão para construir espaços que atendam aos pedidos e requisitos do pessoal de Humanas. Já pensou no problema que seria construir um estúdio para ensaio de uma banda e causar transtornos com ruídos por toda a vizinhança do prédio? Então, por isso mesmo o seu trabalho é tão importante nessa área. O serviço da Engenharia Acústica é valorizado aqui porque todos precisam disso para sobreviver e trabalhar. O salário costuma ser vantajoso também, já que poucos desenvolvem essa atividade.

Mais áreas quem podem virar oportunidades

Se você está pensando em inovar, avalie vagas na indústria naval e também na marinha. Existem vagas à disposição, tudo por causa do seu domínio no campo dos fenômenos de refração, difração e mecânica dos fluidos, para ser aplicado em equipamentos sonares. O trabalho é muito específico e, claro, exige que você tenha mais conhecimentos do que o de Engenharia Acústica. Aqui, entra muito bem a tal especialização que já comentamos. Se você tiver a possibilidade de estudar mais sobre os processos e técnicas do mundo naval, com certeza conseguirá mais oportunidades. Além disso, um tempo de experiência profissional na Engenharia Acústica é fundamental para se dar bem nessa carreira também. Mas as possibilidades ainda não chegaram ao fim. Ainda dá para trabalhar na identificação de fontes de ruídos, na programação de ações que servirão para reduzir ou eliminar a poluição sonora em ambientes urbanos e industriais. Partindo para o exemplo, pense em uma oficina de carro em área urbana. Para funcionar de forma prática e eficiente, é preciso que ela esteja totalmente blindada de forma sonora. Caso contrário, os vizinhos vão reclamar e o negócio terá que ser fechado. Então, mais uma vez, a sua função na Engenharia Acústica e fundamental para a manutenção e crescimento de alguns negócios. Aproveite a sua experiência para conseguir um emprego.

Salário

Antes de encarar a faculdade é preciso saber se o esforço na Engenharia Acústica vale a pena. A dica é que de acordo com pesquisas com profissionais de carteira assinada, em uma jornada de 6 horas o profissional da Engenharia Acústica recebe pelo menos seis salários mínimos. É uma boa proposta, levando em consideração a realidade de outros mercados e diferentes profissões. Já para uma jornada de 7 horas, o salário aumenta para pelo menos 7,25 salários mínimos. Também já é uma remuneração melhor e ainda mais compatível com a do mercado de trabalho. No entanto, se você partir para uma jornada de 8 horas poderá receber até 8,5 salários mínimos pelo seu contrato de trabalho.

Gostou de Engenharia Acústica?

As novas construções, sejam de edifícios ou casas, são áreas perfeitas para a atuação do engenheiro acústico. Afinal, ele pode ser um dos responsáveis pela privacidade na sua casa ou apartamento. Pelo menos, em relação aos ruídos. É uma área em expansão! Confira mais artigos com dicas sobre mercado de trabalho e cursos de capacitação no Blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.