A preocupação com a preservação dos recursos naturais e a busca pela redução de impactos ambientais causados pelas grandes indústrias têm feito com que profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária passassem a ser procurados por grandes empresas. Com isso, a busca por essa graduação da área da engenharia tem despertado o interesse de muitos estudantes e mesmo de profissionais que desejam ou mudar de carreira ou ampliar suas possibilidades de atuação.
A Engenharia Ambiental e Sanitária é considerada por muitos especialistas como a profissão do futuro. Afinal de contas, a profissão é vista como um importante instrumento de contribuição para a preservação dos recursos naturais e, consequentemente da melhoria da qualidade de vida da população.
Neste artigo você encontrará uma série de informações sobre a formação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Saiba também a importância dessa formação para a sociedade e quais as perspectivas do mercado de trabalho para os profissionais dessa área.
Boa leitura!
Como é o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária?
A formação em Engenharia Ambiental e Sanitária pode ser feita por uma graduação superior, com duração média de 5 anos, e que dá ao profissional o título de bacharel. Outra opção é a formação como tecnólogo. Neste caso, o aluno se forma em um curso técnico, com duração menor, de até 3 anos.
De modo geral, o curso capacita e prepara os alunos para atuar de forma direta na preservação do meio ambiente e dos recursos humanos. Essa atuação tem foco, principalmente, na redução dos impactos causados pelo homem e suas atividades.
O curso tem como base as disciplinas das áreas de Ciências Exatas e Biológicas.
Em se tratando da graduação superior, é exigido que o aluno faça um estágio supervisionado obrigatório e também apresente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio obrigatório é exigido nos últimos períodos da graduação e deve ter duração mínima de 200 horas.
Grade curricular do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
No caso da graduação superior, as disciplinas mais comuns dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária são:
- Análise Ambiental;
- Avaliação de Impacto Ambiental;
- Biologia;
- Biologia de Ecossistemas;
- Cálculo;
- Desenho Técnico Básico;
- Drenagem Urbana;
- Ecologia Básica;
- Engenharia de Edificações;
- Energia e Meio Ambiente;
- Estatística Aplicada;
- Física;
- Geologia e Cartografia;
- Geometria Analítica;
- Gestão Ambiental e Sustentável;
- Gerenciamento de Recursos Hídricos;
- Geotecnia Ambiental
- Gestão Resíduos Sólidos;
- Gestão de Projetos;
- Hidrologia;
- Introdução às Ciências Ambientais;
- Introdução ao Direito Ambiental;
- Legislação Ambiental;
- Mecânica dos Materiais;
- Microbiologia;
- Planejamento e Gestão Ambiental;
- Probabilidade e Estatística;
- Química Geral e Inorgânica;
- Química Ambiental;
- Química Orgânica;
- Saúde e Higiene Ambiental
- Sistemas de Abastecimento de Água
- Sistemas de Esgoto Sanitário;
- Sistemas de Informação;
- Termodinâmica, entre outros.
O que faz um engenheiro ambiental e sanitária?
O profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária tem amplo conhecimento sobre recursos ambientais, tecnológicos e também econômicos e culturais.
Isso torna esse profissional preparado para atuar em múltiplas áreas, seja no setor industrial, como em construtoras, secretarias de meio ambiente ou empresas do setor energético.
Porém com o foco sempre relacionado ao meio ambiente.
Entre as principais responsabilidades desse profissional está o desenvolvimento de estratégias e ações de preservação ambiental e recuperação de recursos naturais. E isso inclui:
- Planejamento;
- Coordenação;
- Avaliação;
- Execução;
- Administração.
Como é o mercado de trabalho para um engenheiro ambiental e sanitário?
A carreira em Engenharia Ambiental e Sanitária é considerada uma das mais promissoras. Principalmente porque essa é uma das profissões essenciais para a execução de políticas de preservação ambiental e de recuperação de recursos naturais.
E não é de hoje que a profissão tem ganhado reconhecimento. A visibilidade da Engenharia Ambiental e Sanitária vem aumentando desde a última década. E isso é fruto principalmente de políticas privadas relacionadas a sustentabilidade.
A tendência é que o mercado de trabalho se amplie ainda mais para os engenheiros com essa especialização. Afinal de contas, os impactos da mudança climática estão cada vez mais perceptíveis e interferindo em vários aspectos da vida humana.
Mercado de atuação para a Engenharia Ambiental e Sanitária
Os esforços constantes, principalmente vindos do setor privado, têm comprovado o que dizem alguns especialistas: a Engenharia Ambiental e Sanitária é a profissão do futuro.
E algumas áreas de atuação dessa categoria profissional chamam a atenção por sua importância a valorização. São elas:
Ecodesign
Neste segmento, o profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária utilizará técnicas de desenho industrial, aliadas serviços, produtos e ambientes sustentáveis. Tudo isso com uma grande dose de tecnologia e inovação.
Geotecnia Ambiental
O setor de Geotecnia Ambiental envolve duas Engenharias: a Ambiental e Sanitária e também a Civil.
Neste segmento, o profissional irá atuar em canteiro de obras e extração de recursos de forma que impeça ou reduza a agressão a biodiversidade, ao solo e a água da região.
O engenheiro ambiental e sanitário que atua com Geotecnia Ambiental trabalha na supervisão desses projetos.
Gestão Ambiental
Uma das áreas mais conhecidas, a Gestão Ambiental possibilita ao profissional conduzir, analisar e identificar impactos ambientais, além de propor estratégias e soluções para recuperar áreas degradadas.
O cargo também exige que o engenheiro ambiental e sanitário desenvolva projetos de conscientização e educação relacionados a sustentabilidade.
Um outro caminho para esse profissional é dedicar-se a pesquisa e descoberta de novos métodos que busquem a exploração de recursos naturais da forma mais sustentável possível.
Tecnologia Ambiental
Um dos mais inovadores e promissores campos de atuação, a Tecnologia Ambiental dá ao profissional a oportunidade de atuar diretamente com ferramentas tecnológicas e inovadoras.
Tudo isso com o objetivo de proteger o meio ambiente, minimizar impactos, economizar energia e otimizar a produção.
Além das áreas citadas acima, o engenheiro ambiental e sanitário pode atuar em setores como:
- Usinas termelétricas;
- Indústrias de base;
- Grandes obras;
- Instituições públicas;
- Organizações Não Governamentais (ONGs);
- Centros de pesquisas, entre outros.
Quais especializações são indicadas para esse profissional?
Para valorizar ainda mais o potencial do profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária, e estabelecer novos desafios e oportunidades de trabalho, a especialização profissional é um excelente caminho.
Entre as especializações e pós-graduações mais indicadas para o profissional da área estão:
- Bioprocessos e Biotecnologia;
- Sustentabilidade Econômica e Ambiental;
- Direito, Impacto e Recuperação Ambiental;
- Controle de Poluição;
- Mestrado em Engenharia Ambiental;
- Saúde Pública e Meio Ambiente;
- Doutorado em Meio Ambiente;
- Planejamento e Gestão Ambiental;
- MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
- Recuperação de áreas;
- Recursos Hídricos;
- Saneamento;
- Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social; entre outros.
Qual o salário de um profissional da Engenharia Ambiental e Sanitária?
Assim como as outras Engenharias, o profissional graduado na área precisa se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de sua região. É esse órgão que irá fiscalizar e definir o piso salarial da categoria, que varia de região para região.
No entanto,segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário de um engenheiro ambiental e sanitário pode variar de R$ 4 mil a R$ 16 mil.
É claro que esse valor dependerá de fatores como cidade de atuação, experiência profissional e especialização.
Gostou dessa área?
Para saber mais sobre as profissões mais promissoras do mercado, como é a Engenharia Ambiental e Sanitária, a dica é acompanhar sempre o blog do Vai de Bolsa.
Além disso, confira nossas dicas e conheça mais sobre outras áreas da Engenharia.