O que é graduação: tire todas as dúvidas sobre o curso

Quem está finalizando o ensino médio geralmente começa a procurar por uma carreira e onde poderia trabalhar no futuro. Essa busca tem relação com o ensino superior e as várias formas de ingressar no mesmo. Mas existem muitos termos diferentes e nem sempre sabemos o significado de cada palavra. Por exemplo, você sabe o que é graduação?

De forma geral, a graduação é o primeiro nível da formação no ensino superior, que é uma etapa acima do ensino médio. Ela tem uma influência gigante na garantia de bom emprego no futuro e de uma formação acadêmica de qualidade. Além disso, possui várias “modalidades”, as quais diferem em foco e duração e influenciam na atuação profissional.

Se você quer saber o que é graduação, como fazer e alguns detalhes sobre essa formação, continue lendo este texto que preparamos. Vamos te mostrar mais detalhes e te ajudar a clarear a cabeça quanto ao universo das graduações.

Leia mais: Conheça os tipos de pós-graduação e qual mais combina com você

O que é graduação?

A nossa educação é dividida em etapas. Veja bem, existe o ensino fundamental, depois o médio e partimos para o superior. Chegando na última etapa, a primeira forma de ingressar é por uma graduação, que seria o ato inicial dentro do ensino superior. Ao finalizar a graduação, a pessoa tem em mãos a comprovação de um estudo mais qualificado, direcionado a uma área específica.

Assim, um graduado é alguém que possui um diploma e uma qualificação em um determinado nicho profissional. Por exemplo, um psicólogo precisou passar pela graduação em Psicologia para conseguir trabalhar e receber um salário condizente com sua atuação. Por isso, se você se graduar em uma área específica, poderá atuar dentro dela, seguindo a legislação local.

É bom lembrar que para conseguir ingressar a pessoa precisa ter terminado o ensino médio. Além do mais, no Brasil quem oferece esse tipo de formação são as instituições de ensino superior (IES), as quais podem se dividir entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade. Essa distinção tem relação com o número de cursos oferecidos, assim como a avaliação da instituição frente ao Ministério da Educação (MEC).

Como ingressar?

Depois de terminar o ensino médio você já está apto para buscar um diploma de curso superior. Porém, o processo não para por aí. Geralmente, as IES exigem do aluno uma “comprovação” de suas qualidades, ou seja, se ele tem capacidade para ingressar no curso e se já possui os conhecimentos base para tal. Assim, o aluno deve fazer o vestibular, uma prova que aborda temáticas estudas durante o ensino médio.

A maior prova do Brasil é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e muitas universidades utilizam ela para aprovar novos estudantes. Porém, outras adotam testes próprios, em especial as instituições particulares. Quem atinge a nota mínima de um curso determinado consegue iniciar a graduação.

Entretanto, existem outras formas de entrar na faculdade. Varia conforme a instituição, mas muitas vezes você pode se transferir de outra IES ou entrar após já ter feito a primeira graduação. Também tem a possibilidade de ingressar por processo seletivo, onde a faculdade analisa suas notas e define se você está apto para estudar no local.

Quais são os tipos de graduação?

Atualmente, a graduação é dividida em três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Elas diferem na duração, no foco e formato e basicamente utilizam os conhecimentos de forma diferente para formar profissionais aptos para atuar em diferentes esferas no mercado de trabalho. Veja a seguir como funciona cada uma:

Bacharelado: o bacharel agrega conhecimentos mais gerais durante uma graduação. Os estudos são mais amplos e com boa carga teórica e prática. Com isso, a pessoa tem uma boa bagagem para atuar de forma ampla, seja como professor universitário ou em empresas no mercado de trabalho. Em média, o bacharelado dura de 4 a 5 anos.

Licenciatura: o licenciado ainda tem muito do conteúdo dos cursos de bacharelado, mas conta com uma boa base de conhecimentos pedagógicos. Com isso, a licenciatura prepara profissionais para atuar em sala de aula, em especial no ensino fundamental e médio. A duração fica na faixa dos 4 anos.

Tecnológico: Essa modalidade é a mais prática e rápida. O curso foca em graduar profissionais já aptos para atuarem no mercado de trabalho, geralmente em áreas de gestão e administração. Por isso, quem opta pelo tecnológico já tem algo em mente de onde atuar. A duração fica entre 2 ou 3 anos.

O que é pós-graduação?

O nome é auto explicativo. Trata-se de um curso feito após a finalização de uma graduação. Com isso, é uma etapa adiante na formação superior e eleva ainda mais a qualificação do profissional. Para conseguir ingressar numa pós, você precisa ter finalizado a faculdade e ter em mãos o diploma.

As pós são divididas em lato sensu e stricto sensu. A lato sensu tem relação com especializações e MBA e duram em média um ano. O stricto sensu tem foco na parte acadêmica, podendo ser do tipo mestrado (com duração de 2 anos) ou doutorado (4 anos).

Leia também: Laboratórios modernos enriquecem a sua graduação

Agora chegou a hora de escolher o seu curso!

Deu de perceber como um curso superior te garante bom emprego e excelentes conhecimentos para o restante da sua vida, não é? Então agora é escolher o seu curso e uma ótima universidade para conquistar o diploma de curso superior.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre educação, vestibulares e dúvidas sobre o mundo universitário, continue lendo o blog do Vai de Bolsa. Até a próxima!

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?