Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Processos Gerenciais ou Administração: qual o melhor curso para você?

Processos gerenciais ou Administração

Se você tem afinidade com o ambiente empresarial, em resolver problemas envolvendo processos em setores diversos, duas boas indicações de cursos para começar a trabalhar na área são Processos Gerenciais ou Administração. Isso porque são duas formações que dão uma base prática e teórica interessante nesse contexto. Mas qual dessas duas escolher? Tecnólogo em Processos Gerenciais ou Administração? Em suma, as diferenças básicas entre os dois cursos é o tempo de duração e a abrangência de conteúdo. Vamos explicar melhor nesse post.

Para decidir em Processos Gerenciais ou Administração, você deve analisar em qual momento está na carreira e em termos acadêmicos. Em outras palavras, o curso de Administração, mesmo presencial ou EAD, é uma graduação bacharelado tradicional de no mínimo quatro anos. Enquanto isso, o curso de Processos Gerenciais pode ter o formato tecnólogo, com duração de dois anos. E até ser encontrado na modalidade de curso técnico.

Ainda está em dúvida? Bacharel em Administração ou tecnólogo em Processos Gerenciais? Confira aqui mais informações que vão ajudar você a decidir sobre o curso de Processos Gerenciais ou Administração.

Leia também: Qual o melhor curso para arrumar emprego rápido? Veja as opções

Como é o curso de Administração

O curso de graduação em Administração, assim como o de Direito, talvez é um dos mais abrangentes do país. O que isso significa? Quer dizer que um profissional da área, após formado, pode atuar em empresas, órgãos públicos e demais organizações em várias áreas. Vamos citar algumas: recursos humanos, financeiro, marketing, materiais, patrimônio, logística, tecnologia e até mesmo processos gerenciais.

Além disso, quem passa pelo curso de administração sai com os conhecimentos e ferramentas certas para empreender. Pode ser em uma empresa ou no seu próprio negócio. É um curso com uma boa base teórica, mas também com um pouco de prática.

Confira algumas disciplinas do curso de Administração:

  • Economia Empresarial;
  • Fundamentos das Ciências Sociais;
  • Fundamentos de Matemática;
  • Introdução à Contabilidade;
  • Língua Portuguesa;
  • Princípios de Gestão;
  • Direito Empresarial e do Consumidor;
  • Gestão Estratégica de Marketing;
  • Inovação e Empreendedorismo;
  • Matemática Financeira;
  • Modelagem de Processos;
  • Panorama Econômico;
  • Consultoria Organizacional;
  • Logística Empresarial;
  • Plano de Negócios;
  • Teoria dos Jogos;
  • Tópicos Contemporâneos em Gestão;
  • Tópicos em Libras: surdez e inclusão.

Um profissional multitarefa

O curso de Administração confere ao graduado habilidades para ser um profissional multitarefa. Além disso, haverá oportunidades de trabalho em muitos ramos da economia, como serviços, comércio, indústria e na administração pública. Poderá trabalhar ainda como professor, pesquisador, consultor e até como freelancer da área.

A esse perfil soma-se ainda a capacidade desse profissional de analisar o todo. Ou seja, observar o cenário macro da empresa em que atua para criar metas, objetivos, políticas internas, planejamento. Assim como fazer análise de resultados obtidos em determinado período de tempo e propor melhorias.

Outra vantagem do curso de administração é a possibilidade de fazer pós-graduação para especializar-se em determinado segmento. Nessa linha, são muitas opções de cursos de gestão disponíveis nas instituições de ensino.

Pelo seu grau de abrangência e generalização, que permite uma visão mais ampla das empresas, o curso de graduação em Administração também é indicado para quem procura uma segunda formação.

Processos gerenciais ou Administração
Processos gerenciais ou Administração

Como é o curso de Processos Gerenciais?

Ao contrário do curso de Administração, o curso de Processos Gerenciais tem um foco mais específico. O próprio nome diz: a área de processos gerenciais. Em outras palavras, aqui os alunos são preparados com conhecimentos voltados às atividades práticas de uma empresa ou organização. Além disso, como já falamos, é uma formação de curta duração, na modalidade tecnólogo. Com isso, é possível ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

No curso, você encontrará disciplinas semelhantes ao curso de Administração, porém, em um contexto mais prático, tais como administração contemporânea, análise e pesquisa de mercado, comunicação organizacional, gestão de processos, planejamento, marketing e vendas, gestão financeira.

Onde pode atuar uma pessoa formada em Processos Gerenciais? Quem passa pelo curso de Processos Gerenciais adquire conhecimento para atuar em empresas e organizações em busca de melhorias de processos internos. O profissional consegue fazer o diagnóstico de vários setores e atividades da empresa. Na prática, é procurar saber se algo funciona ou não dentro de uma empresa, e, se não funciona, procurar o motivo e propor soluções.

A partir das informações coletadas no diagnóstico, é possível fazer planos de negócios, gerenciamento de equipes e propor alterações de fluxogramas de atividades. Tudo para otimizar os resultados da empresa. O campo de atuação no mercado de trabalho pelo profissional de processos gerenciais é parecido com o de Administração. Ele poderá ser útil em qualquer empresa ou organização que apresente problemas, ou também abrir seu próprio negócio ou dar consultorias.

Mas quem se forma em Processos Gerenciais é chamado de que? Nesse caso, o profissional especialista nesta área não tem um nome específico ligado à função. Na verdade, também pode ser um administrador ou um gestor, dependendo do cargo em que ocupa.

Os tipos de processos

Na parte teórica do curso de Processos Gerenciais, uma das partes mais interessantes e que fazem conhecer a área são os tipos de processos. São eles:

  • Processos primários: abrange a relação dos clientes com a marca de uma empresa ou organização
  • Processos de suporte: estão relacionados a questões estruturais dos processos, mais internas.
  • Processos gerenciais: monitoramento e gestão da empresa

Leia também: Curso de Gestão Empresarial: como é e a diferença para Administração

Quais as semelhanças entre Administração e Processos Gerenciais

Como abordamos assim, para você escolher entre Administração ou Processos Gerenciais, saiba que há muitas semelhantes e diferenças entre os dois. A semelhança principal é a proximidade das disciplinas dos dois cursos. Apesar do curso de Administração ser mais longo em relação ao de Processos Gerenciais, o segundo consegue transmitir a mesma área de conhecimento em um tempo mais curto de curso.

Além disso, os egressos de ambos os cursos são procurados por empresas no mercado de trabalho. Sejam elas de qualquer porte e segmento. Muitas delas buscam profissionais que tenham um olhar crítico e multidisciplinar do negócio, para assim encontrar soluções aos diversos problemas.

Quais as diferenças entre Administração e Processos Gerenciais?

É importante frisarmos mais uma vez que a grande diferença entre os dois cursos é modalidade de formação. Enquanto o primeiro é uma graduação bacharelado, o segundo é um curso tecnólogo. Essa condição difere na questão do tempo de conclusão do curso. A outra grande diferença entre os dois cursos é que o de Administração tem base mais teórica, enquanto o de Processos Gerenciais conta com disciplinas mais práticas.

Outra diferença que poderá ser percebida no mercado de trabalho é que a graduação em Administração abre maior possibilidade de uma melhor remuneração. Isso porque, devido à visão mais ampla, o graduado tem condições de atuar como gestor de uma equipe ou até de uma empresa inteira. Enquanto isso, o curso de Processos Gerenciais tem um caráter mais técnico, mais específico, e com isso pode limitar um pouco o campo de atuação em relação à Administração.

Leia também: Pós-graduação em Administração: conheça as opções e como escolher

Qual o melhor curso: Processos Gerenciais ou Administração de empresas?

Administração ou Processos Gerenciais, qual cursar? Como você pode observar neste post, a escolha de qual desses dois cursos cursar deve ser feita a partir do seu objetivo. Com a formação em Processos Gerenciais, você tem a possibilidade de entrar mais rápido no mercado de trabalho. Ou seja, estará apto a dar soluções rápidas para os problemas das empresas. Porém, com o curso de Administração, você obtêm uma formação mais abrangente. Com isso, a possibilidade de crescimento e atuação como gestor é maior.

O curso de Administração é oferecido em grande parte das instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil, o que também é uma vantagem. O valor da mensalidade varia bastante. Por outro lado, como é um curso de longa duração (no mínimo quatro anos), você passará mais tempo pagando as mensalidades, caso opte por uma instituição privada.

Conseguimos te ajudar na decisão?

Você pode obter mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.