Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Profissões para quem gosta de escrever: conheça 14 opções de carreiras

profissões para quem gosta de escrever

Se você é criativo e ainda gosta de colocar todas essas ideias de uma maneira bem organizada e atraente em formato de texto, saiba que existem profissões para quem gosta de escrever. Por mais simples que pareça, saber escrever é uma virtude de poucos profissionais. Afinal, para conseguir combinar palavras é preciso mais do que dominar o conteúdo. Dizem que é preciso gostar de ler para escrever bem. E isso pode ser um dom ou apenas uma afinidade sua com a redação. Por isso, nada mais justo do que valorizar esse potencial em uma profissão.

Em suma, já existem muitas profissões para quem gosta de escrever. Você sabe quais são as melhores profissões para quem gosta de escrever? Dá para trabalhar como advogado, jornalista, roteirista, professor, historiador, publicitário e muitas outras carreiras bem promissoras.

O importante é você aprender as técnicas durante a formação básica e depois usar a sua desenvoltura como escritor para se destacar. Para você entender um pouco melhor sobre essas profissões, separamos uma lista com 13 profissões para quem gosta de escrever.

Leia também: Como gostar de ler: confira dicas infalíveis

Profissões para quem gosta de escrever: confira as oportunidades

Abaixo listamos as melhores profissões para quem gosta de escrever e ler. Sim, porque ler com frequência também está diretamente associado a produzir um bom texto.  Há opções para todos os gostos de carreiras. E qual faculdade fazer quando se gosta de escrever? Qual a melhor faculdade para quem gosta de ler e escrever? Abaixo, você também vai conferir essa resposta, de acordo com cada profissão.

Professor

Quantas e quantas lousas com conteúdo você já copiou para o caderno? Pois é, preparar uma matéria para lecionar em sala de aula exige bastante dedicação. Por isso, o professor está no topo da lista das profissões para quem gosta de escrever. Afinal, além de dominar a arte da escrita, é preciso conhecer bastante de literatura, história, geografia, sociologia e todos os contextos possíveis para produzir conteúdos adequados na hora de ensinar.

Além disso, como professor você terá que escrever relatórios, provas, dissertações, manuais e cartilhas de projetos. Dessa forma, dominar a escrita é essencial para se dar bem no mercado de trabalho. Muitas vezes você terá apenas a oportunidade de colocar no papel uma ideia. A partir daí ela será validada ou não. Sendo assim, quando mais desenvoltura para escrever, mas chances de conseguir bons resultados profissionais.

É possível ser professor em várias áreas do conhecimento. Basta fazer um curso de licenciatura. Os cursos de graduação do tipo licenciatura habilitam o profissional a dar aulas dos mais variados conteúdos. Por exemplo, há licenciaturas em Química, Física, Matemática, Educação Física, Pedagogia, entre outras. É possível também ganhar bem na área, como por exemplo, como professor universitário.

Leia também: Ser professor é meu sonho de infância. Vale a pena insistir?

Advogado

Se você estava pensando em profissões para quem gosta de escrever, já deve ter se dado conta que o advogado está nessa lista. Afinal, ele é o responsável por redigir defesas ou acusações. Além de colher provas e entender sobre leis, esse é o profissional que deve dominar a escrita para convencer pessoas sobre o seu parecer. Dessa forma, uma escrita persuasiva, inteligente e criativa é essencial. Caso contrário, não é possível se dar bem na profissão.

O que se espera de um advogado é que ele tenha capacidade de ganhar causas. Para isso, além de colher provas, terá que convencer um juiz, por exemplo. Então, terá também que dominar a escrita na hora de redigir suas causas.

Por fim, saiba que o advogado tem que ler e interpretar muitos autos, defesas e acusações, bem como produzir o material dos seus casos. Uma tarefa que exige muitas técnicas de redação. Então, se você gosta de leis e ainda tem o dom da escrita, aproveite para encarar uma nova carreira. E não podemos deixar de comentar que o curso para começar nesta carreira é o de Direito. Basta escolher uma área do Direto e especializar-se.

Leia também: Conheça as 5 melhores faculdades de Direito do Brasil

Jornalista

Entre as profissões para quem gosta de escrever, essa ocupação da área da comunicação social tem na essência o desafio das palavras. Não importa qual área do jornalismo você vai escolher. Sempre será preciso redigir um texto. Ele pode ser mais simples, informativo, argumentativo e bastante complexo, não importa. Mas saiba que você não vai escapar dessa tarefa. Ou seja, escrever nada mais é do que a essência da profissão do jornalista, seja para atuar em qualquer tipo de mídia ou veículo de comunicação.

No início da profissão, a escrita era praticamente um gênero literário tamanha a semelhança com os romances. Os jornalista e revistas abriam espaços enormes para a criatividade dos profissionais que preenchiam páginas inteiras em alguns toques.

Só que aos poucos, a profissão mudou e tenta se reinventar. Mesmo assim, os jornais deram espaço para as redes sociais, que ainda demandam textos curtos, mas com sacadas inéditas. Então, apesar da rigidez técnica dos textos noticiosos, algumas vertentes do jornalismo permitem que você ouse e seja ainda mais criativo. Aproveite a sua habilidade com a escrita para se dar bem no mercado de trabalho cada vez mais inovador.

Para ser um jornalista, é importante pensar em fazer uma graduação em Jornalismo.

Leia também: Profissões na área da comunicação: veja 15 opções

Editor

Essa está entre as profissões para quem gosta de escrever e reeditar. Afinal, é preciso checar aquilo que já foi colocado no papel, encontrar erros, pontos de melhoria, novas informações e dar uma pitada de leveza e criatividade.

O editor é o responsável por escolher o conteúdo a ser veiculado e editado após a sua produção. Sendo assim, é preciso ter mais experiência e o dom da escrita. Afinal, se você atuar como editor, será o último a revisar um conteúdo antes da sua publicação. Sendo assim, você tem o poder e o dever de garantir mais qualidade ao material.

Um editor pode ser um jornalista, um publicitário ou profissional formado em Letras, por exemplo. Por essa razão, esses são os cursos mais indicados por quem pretende investir nessa área. Portanto, para ser editor, opte por cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Letras.

Redator

A essência das profissões para quem gosta de escrever. É assim que um redator se define. Afinal, é preciso pensar na abordagem, no público-alvo, no que se espera conseguir desse público e, claro, adotar a linguagem certa para impactá-lo. Então, todas as etapas de uma boa escrita estão na tarefa desse profissional.

É preciso dominar a escrita, mas também ser bem criativo. Você pode redigir textos para sites, anúncios, banners, newsletters, intranets e e-books. Ou seja, para qualquer tipo de material ou canal de comunicação. Os textos podem ser informativos, criativos, divertidos, vendáveis e atrativos. Aliás, se você tiver a capacidade de unir tudo isso em algumas linhas, será o melhor profissional do mercado.

Assim como o editor, um redator pode ter formações distintas dentro da área da Comunicação Social. Pode ser um jornalista ou um publicitário, por exemplo. Portanto, você pode iniciar procurando um curso de Jornalismo, ou Publicidade e Propaganda. Ou ainda, um bom redator pode ter qualquer profissão. Basta saber escrever e se expressar bem para passar uma ideia.

Leia também: Como me tornar um redator digital: veja aqui

Profissões para quem gosta de escrever
Profissões para quem gosta de escrever

Tradutor

De forma geral, a sua missão será a de traduzir conteúdos de um idioma para o outro. Só que para isso, a tarefa vai muito além. Você tem sim que dominar a escrita para conseguir fazer esse trabalho.

Afinal, terá que ter o dom de transformar ideias em palavras que sejam atrativas e compreendidas por todos. Então, a sua missão vai além de apena dominar idiomas e reproduzir conteúdos.

Para ser um bom tradutor, é indicado fazer um curso de graduação em Letras, com habilitação no idioma que você tem mais afinidade, como espanhol, inglês, italiano, entre outros.

Escritor

Podemos dizer que a essência das profissões para quem gosta de escrever está aqui. Afinal, qual a missão de um escritor? Colocar ideias no papel. Mas também dá para produzir romances, poesias, contos, peças de teatro, roteiros para TV e cinema. Tudo isso, dominando a arte da escrita.

Além disso, em tempos digitais, dá para ser escritor sem ter nenhuma página imprensa. Você pode escrever para blogs, sites e redes. O importante é entender o seu estilo de trabalho e buscar oportunidades que estejam ligadas com ele. Além disso, neste aspecto, não é preciso ter uma formação específica para ser escritor. Em outras palavras, se você gosta de escrever, pode fazer isso dentro da sua área de atuação profissional.

Leia também: Como ser um escritor de livros? Saiba tudo sobre a carreira

Copywriter

Escrever de uma forma mais técnica. Se essa é a sua missão, pode colocar mais essa possibilidade na lista. Esse profissional domina as ferramentas de legibilidade da web. Escreve textos criativos, informativos e com todas as necessidades técnicas para buscas no Google, por exemplo.

Então, se você pensa em se dar bem no mercado de trabalho e escrever por muito tempo, aposte nesse desafio profissional. Para ser um bom Copywriter, é preciso, claro, gostar de escrever, e também apostar em cursos rápidos. Assim, você ganhará a técnica e conhecimento necessário para fazer adaptações nos textos de acordo com cada necessidade. 

Roteirista

Entre as profissões para quem gosta de escrever, essa é a que faz com que as ideias de uma equipe ganhem forma. Depois de um brainstorm, esse é o profissional que senta na cadeira e em frente ao computador para unir palavras e dar vida ao cinema, TV, novelas, teatro, cinema, rádio e sites de empresas.

Não importa o veículo, o importante é dominar a ideia e transformar tudo em palavras. Assim, o roteirista ganha papel fundamental em dias de criatividade. É o organizador de palavras e conteúdos de forma criativa. Nesse caso, o curso mais completo para se fazer para ser um bom roteirista é uma graduação em Cinema.

Leia também: Curso de cinema: como é o mercado de trabalho?

Poeta

É a pessoa com capacidade para escrever e transformar em realidade emoções, sentimentos ou sensações, por meio de poemas e poesias. Ser um poeta não necessariamente é uma carreira ou profissão. Na verdade, ser poeta está ligado a uma afinidade e sensibilidade para escrever sobre diversos assuntos, em poesia. Um poeta pode ser um escritor, ou um jornalista, por exemplo.

Cinema e audiovisual

Esta na lista das profissões para quem gosta de escrever, mas também é preciso ser criativo e ter uma vertente bastante visual. Afinal, você precisa escrever materiais para audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos.

Sua missão será a pessoa habilitada para transformar ideias em realidade, mas também precisa ter a sensibilidade para identificar se o conteúdo é possível de ser transformado em audiovisual. Afinal, a sua missão é dar vida ao texto. Que tal fazer um curso de produção audiovisual?

Publicitário

Escrever para encantar, atrair, persuadir e validar. O profissional dessa área precisa dominar tão bem a escrita que seja capaz de vender um produto ou serviço em poucas palavras. Criatividade é fundamental para se dar bem nessa área. Em suma, um publicitário sabe escrever bem ao ponto de encantar e atrair a atenção das pessoas para um produto ou serviço.

Por essa razão, escrever bem, atrelado à técnica publicitária, é o que faz um profissional de sucesso nessa área. Se você gosta de escrever e tem afinidade por essa área, o primeiro passo é fazer uma graduação em Publicidade e Propaganda.

Historiador

Relatar textos informativos e detalhados. Sua missão será a de preservar a história e colocar no papel tudo aquilo que estudou ou descobriu. Assim, é possível passar mensagens para as próximas gerações. A profissão de historiador é uma das mais nobres entre as melhores para quem gosta de escrever. Um historiador cristaliza em livros e outras publicações a história de um povo ou acontecimento, resultado de muita pesquisa e estudo.

Para ser historiador, o mais indicado é fazer uma graduação em história.

Ciências sociais

Para fechar nossa lista de indicações de melhores profissões para quem gosta de escrever, aconselhamos Ciências sociais.

Essa área estuda como se organizam as sociedades e investiga sobre eventos ou fenômenos que envolvem as estruturas políticas, culturais e econômicas. Além de movimentos sociais que explicam as condições atuais do mundo global ou local. Depois disso, coloca-se todo esse conhecimento em textos. Inclusive, é uma boa área para atuar também como professor.

Ficou interessado? Uma boa alternativa para começar é fazendo uma graduação em Ciências Sociais.

Leia também: Ciências Sociais: saiba como é o curso e o mercado

Escolheu a profissão que tem tudo a ver com escrever?

Gostou das nossas sugestões de profissões para quem gosta de escrever? Como você pode ver, são muitas as opções de carreiras que tem como base ou principal atividade a escrita. Dessa forma, se você gosta de escrever e está decidido a utilizar essa aptidão profissionalmente, basta verificar qual a melhor área a seguir dentro das suas preferências.

Uma ótima dica é iniciar com um curso de graduação. A plataforma do Vai de Bolsa pode ajudar nessa hora. Faça uma busca por um curso de graduação na sua cidade e confira os resultados e ofertas nas principais instituições de ensino. E o melhor: você pode encontrar cursos de graduação com bolsas de estudo de até 70%. Aproveite!

Acompanhe mais dicas e conteúdos sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e oportunidades no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.