Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Guia Prouni 2022: cronograma, inscrições e novas regras

Quem está terminando o ensino médio já começa a pensar em qual faculdade vai fazer. Além disso, fica aquela expectativa se vai conseguir ingressar numa boa instituição. Nesse momento, todo mundo fica de olho na programação do Prouni e como será a seleção neste ano. A boa notícia é que já temos o cronograma do Prouni 2022.

Se você não sabe, o Prouni é um projeto do governo federal que ajuda pessoas de classes mais baixas a entrar em universidades, com bolsas integrais ou parciais. O projeto acontece nos dois semestres do ano e sempre há um cronograma diferente, com datas de inscrições, comprovações e resultados.

Para o Prouni 2022, vamos te mostrar todos os detalhes do cronograma, assim como algumas mudanças no programa para o próximo ano. Além do mais, vamos abordar como ele funciona e outros detalhes importantes.

Boa leitura!

Leia também: Prouni como funciona e o que fazer para participar

Conheça o Prouni

Chamado de Programa Universidade para Todos (Prouni), o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Educação na intenção de oferecer bolsas de ensino superior para pessoas de baixa renda. Com isso, o Prouni dá a oportunidade de acesso a descontos parciais ou integrais para quem vai entrar em faculdades privadas, mas não possui dinheiro o suficiente para pagar as mensalidades.  

Como é direcionado para um público mais carente e específico, existem critérios que devem ser atendidos para conseguir se inscrever no projeto e passar numa universidade. Entre eles estão:

  • O aluno deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%;
  • Ter feito a última edição do Enem, a do ano anterior ao processo;
  • Alcançar o mínimo de 450 pontos na prova e não zerar a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos, no caso de bolsas de 50%;
  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escola particular;
  • Não pode já ter um diploma de ensino superior;
  • Exceção a professores da rede pública de ensino, que podem se inscrever e não precisam comprovar renda.

Cronograma Prouni 2022

Quem vai concorrer no próximo processo seletivo precisa ficar atento às datas de cada etapa. Primeiramente, o aluno se inscreve e deve esperar a divulgação do resultado de cada chamada. O funcionamento é bem simples. Se você for aprovado em uma chamada, possui um período para comprovar as informações passadas durante a inscrição.

Para 2022, os interessados já vão conseguir se programar para fazer a inscrição e comprovações. Veja abaixo as datas de cada etapa e não esqueça de anotar. A perda de algum momento pode prejudicar todo o cronograma.

  • Início das inscrições: 06 de fevereiro de 2022;
  • Fim das inscrições: 09 de fevereiro de 2022 (até às 23h59);
  • Divulgação de resultado da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022;
  • Comprovação de informações da primeira chamada: 15 a 23 de fevereiro de 2022;
  • Divulgação de resultado da segunda chamada: 02 de março de 2022;
  • Comprovação de informações da segunda chamada: 02 a 09 de março de 2022;
  • Adesão à lista de espera: 16 a 19 de março de 2022.

Novas regras

Anteriormente nós passamos os critérios base para conseguir ingressar no processo seletivo. Porém, existem algumas regras que podem ser incorporadas, mas não estão oficiais até o momento. Em 07 de dezembro de 2021, uma medida provisória foi aprovada pelo Presidente da República, liberando o acesso ao Prouni também a alunos do ensino básico particular.

Assim, quem fez o ensino médio em instituição privada, sem bolsa, também poderá se inscrever. Porém, algumas coisas não mudaram. Ainda é preciso comprovar renda de até três salários mínimos para conseguir 100% de desconto.  Além disso, as novas regras começam a valer apenas a partir de julho de 2022.

Com isso, o próximo Prouni não contempla ainda esse regramento. Além do mais, a medida provisória ainda deve ser oficializada pela Câmara dos Deputados e no Senado, e isso pode levar até 120 dias, entre apreciações e alterações. Por isso, não se desespere. Siga as orientações anteriores e o cronograma para se dar bem.

Inscrições Prouni 2022

Você já tem noção do cronograma do Prouni 2022. Agora é só seguir e se inscrever. Aliás, você já sabe como fazer a inscrição? Separamos um guia bem intuitivo abaixo:

  1. Vá para o site do Prouni 2022;
  2. Clique na opção “Fazer inscrição”;
  3. Depois disso, você deve colocar os seus dados do Enem 2021;
  4. Após isso, coloque os dados pessoais e familiares, incluindo sua renda;
  5. Escolha dois cursos para concorrer e a modalidade;
  6. Pronto! Está inscrito no Prouni.

Leia mais: Como passar no Sisu com a nota do Enem

Se programe e realize o sonho da graduação!

Pronto, você já sabe como vai funcionar o Prouni 2022. Agora é só se programar e fazer a inscrição. Se esse texto te ajudou, continue lendo as produções do blog do Vai de Bolsa. Se mantenha informado sobre tudo relacionado à educação. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.