Guia Prouni 2022: cronograma, inscrições e novas regras

Quem está terminando o ensino médio já começa a pensar em qual faculdade vai fazer. Além disso, fica aquela expectativa se vai conseguir ingressar numa boa instituição. Nesse momento, todo mundo fica de olho na programação do Prouni e como será a seleção neste ano. A boa notícia é que já temos o cronograma do Prouni 2022.

Se você não sabe, o Prouni é um projeto do governo federal que ajuda pessoas de classes mais baixas a entrar em universidades, com bolsas integrais ou parciais. O projeto acontece nos dois semestres do ano e sempre há um cronograma diferente, com datas de inscrições, comprovações e resultados.

Para o Prouni 2022, vamos te mostrar todos os detalhes do cronograma, assim como algumas mudanças no programa para o próximo ano. Além do mais, vamos abordar como ele funciona e outros detalhes importantes.

Boa leitura!

Leia também: Prouni como funciona e o que fazer para participar

Conheça o Prouni

Chamado de Programa Universidade para Todos (Prouni), o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Educação na intenção de oferecer bolsas de ensino superior para pessoas de baixa renda. Com isso, o Prouni dá a oportunidade de acesso a descontos parciais ou integrais para quem vai entrar em faculdades privadas, mas não possui dinheiro o suficiente para pagar as mensalidades.  

Como é direcionado para um público mais carente e específico, existem critérios que devem ser atendidos para conseguir se inscrever no projeto e passar numa universidade. Entre eles estão:

  • O aluno deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%;
  • Ter feito a última edição do Enem, a do ano anterior ao processo;
  • Alcançar o mínimo de 450 pontos na prova e não zerar a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos, no caso de bolsas de 50%;
  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escola particular;
  • Não pode já ter um diploma de ensino superior;
  • Exceção a professores da rede pública de ensino, que podem se inscrever e não precisam comprovar renda.

Cronograma Prouni 2022

Quem vai concorrer no próximo processo seletivo precisa ficar atento às datas de cada etapa. Primeiramente, o aluno se inscreve e deve esperar a divulgação do resultado de cada chamada. O funcionamento é bem simples. Se você for aprovado em uma chamada, possui um período para comprovar as informações passadas durante a inscrição.

Para 2022, os interessados já vão conseguir se programar para fazer a inscrição e comprovações. Veja abaixo as datas de cada etapa e não esqueça de anotar. A perda de algum momento pode prejudicar todo o cronograma.

  • Início das inscrições: 06 de fevereiro de 2022;
  • Fim das inscrições: 09 de fevereiro de 2022 (até às 23h59);
  • Divulgação de resultado da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022;
  • Comprovação de informações da primeira chamada: 15 a 23 de fevereiro de 2022;
  • Divulgação de resultado da segunda chamada: 02 de março de 2022;
  • Comprovação de informações da segunda chamada: 02 a 09 de março de 2022;
  • Adesão à lista de espera: 16 a 19 de março de 2022.

Novas regras

Anteriormente nós passamos os critérios base para conseguir ingressar no processo seletivo. Porém, existem algumas regras que podem ser incorporadas, mas não estão oficiais até o momento. Em 07 de dezembro de 2021, uma medida provisória foi aprovada pelo Presidente da República, liberando o acesso ao Prouni também a alunos do ensino básico particular.

Assim, quem fez o ensino médio em instituição privada, sem bolsa, também poderá se inscrever. Porém, algumas coisas não mudaram. Ainda é preciso comprovar renda de até três salários mínimos para conseguir 100% de desconto.  Além disso, as novas regras começam a valer apenas a partir de julho de 2022.

Com isso, o próximo Prouni não contempla ainda esse regramento. Além do mais, a medida provisória ainda deve ser oficializada pela Câmara dos Deputados e no Senado, e isso pode levar até 120 dias, entre apreciações e alterações. Por isso, não se desespere. Siga as orientações anteriores e o cronograma para se dar bem.

Inscrições Prouni 2022

Você já tem noção do cronograma do Prouni 2022. Agora é só seguir e se inscrever. Aliás, você já sabe como fazer a inscrição? Separamos um guia bem intuitivo abaixo:

  1. Vá para o site do Prouni 2022;
  2. Clique na opção “Fazer inscrição”;
  3. Depois disso, você deve colocar os seus dados do Enem 2021;
  4. Após isso, coloque os dados pessoais e familiares, incluindo sua renda;
  5. Escolha dois cursos para concorrer e a modalidade;
  6. Pronto! Está inscrito no Prouni.

Leia mais: Como passar no Sisu com a nota do Enem

Se programe e realize o sonho da graduação!

Pronto, você já sabe como vai funcionar o Prouni 2022. Agora é só se programar e fazer a inscrição. Se esse texto te ajudou, continue lendo as produções do blog do Vai de Bolsa. Se mantenha informado sobre tudo relacionado à educação. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.