Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Quando sai o resultado do Enem 2021? Veja como acessar e usar a nota

Quando sai o resultado do Enem 2021

Se você estava querendo saber ansiosamente quando sai o resultado do Enem 2021, pode ficar mais calmo a partir de agora. Depois de passar pelas provas do exame, agora é a hora de conferir o resultado. Afinal, milhares de estudantes passaram o ano todo se preparando para essa data tão esperada. Na prática, muitas pessoas dependem dessa prova para garantir seu passaporte para o ensino superior. A boa notícia é que o resultado já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no início de fevereiro, e já pode ser conferido na internet.

No entanto, agora que já podemos acessar o resultado, aparecem outras dúvidas: como funcionam as notas? Como posso usar a nota do Enem 2021 para entrar em uma faculdade? Posso conseguir uma bolsa de estudo com essa nota? Importante também estar atento às datas do Enem 2022, certo?

Calma, que vamos te ajudar com as respostas destas perguntas e muitas outras dúvidas que você possa ter. Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o Enem 2021.

Leia também: Enem inscrição 2022: conheça a data e o cronograma

Quando sai o resultado final do Enem 2021? Já tá na rede!

A pandemia desestruturou completamente o cronograma de atividades dos estudantes. Os semestres foram alterados, vestibulares adiados e a prova do Enem também sofreu reajustes de data. No ano passado, a prova, que geralmente ocorria em meados de novembro, foi acontecer somente dois meses após a data planejada, em janeiro deste ano. Os resultados da prova saíram em março de 2021, ou seja, dois meses depois da sua realização.

Com isso, os resultados finais da prova foram divulgados dia 9 de fevereiro, e estão disponíveis no site do Inep. Na página do participante, é possível conferir o resultado detalhado de cada parte da prova, utilizando o login da plataforma.

Como acessar o resultado do Enem 2021

Depois de entrar no seu perfil de aluno, como orientamos acima, será possível verificar as notas das questões objetivas, separadas pelas grandes áreas: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática. Também estará disponível a nota da única questão discursiva da prova, a redação.

Entretanto, a redação não estará disponível para visualização, estará no portal somente a nota. O espelho da redação sai meses mais tarde.

Saiba mais: Como é feita a correção da prova do Enem?

Como funcionam as notas do Enem 2021

Como já foi divulgado o resultado do Enem 2021 é importante que você saiba como funciona a distribuição das notas. Acontece da seguinte forma: as questões do Enem não possuem um peso só. Cada questão possui o peso de acordo com sua dificuldade e existe uma correlação entre as questões. Por exemplo, se você acertar uma questão difícil de um determinado conteúdo e errar uma questão fácil deste mesmo assunto, a nota da questão correta não será a máxima possível. Esse é um mecanismo que evita que alunos medianos tirem uma nota muito alta em decorrência de chute.

As questões são formuladas de forma que se você precisa saber o conteúdo da questão fácil para acertar a difícil, não faz sentido você errar a fácil e acertar a difícil. Mas como os avaliadores sabem a dificuldade da questão? Funciona da seguinte forma, as questões são pré-classificadas entre fácil, média e difícil através de testes e depois vão para um banco de questões. Para a montagem das provas finais são selecionas algumas das questões deste banco.

Leia também: 6 cursos rápidos e técnicos para recolocar você no mercado de trabalho

Quando sai o resultado do Enem 2021
Quando sai o resultado do Enem 2021?

Onde usar a nota do Enem 2021?

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso tanto em universidades públicas, quanto em universidades privadas. Para ingressar em uma universidade pública você deve ficar atento às datas do Sisu. Agora, se o seu objetivo é ingressar em uma universidade privada com possibilidade de bolsas de até 100%, você deve se inscrever no ProUni.

Você ainda tem a possibilidade de financiar sua faculdade e pagar somente no final da graduação, para isso você deve ter realizado o Enem e deve se inscrever no Fies.

Na prática, com o resultado do Enem em mãos, abre-se um mundo de possibilidades para você. Seja para ingressar em uma universidade sem fazer vestibular, ou conseguir um financiamento estudantil e uma bolsa integral do seu curso.

E como vai ser o Enem 2022?

Se você perdeu o Enem 2021 ou já está de olho na próxima edição, vale a pena ficar por dentro das principais informações. O Enem 2022 terá o formato presencial e também digital. No presencial, a prova vai seguir algumas bases das provas anteriores. Por exemplo: o uso de máscara e outros protocolos de segurança contra a Covid-19 ainda devem ser exigidos.

Já o Enem Digital funciona assim: você acessa um computador e faz a prova por lá mesmo, com exceção da redação. Claro, quem determina qual a máquina é o órgão responsável por fazer o teste. Ou seja, não dá de fazer pelo teu notebook.

Além do mais, esta opção ainda não está disponível para todas as regiões do Brasil. Então, preste atenção quando for se inscrever e veja se dá pra optar pelo digital, caso você queira. Porém, o MEC estima que até 2026 todo o exame será feito no novo formato.

Qual será a data?

Infelizmente, o MEC ainda não divulgou os dias oficiais da próxima prova, mas dá pra ter uma noção de quando vai ser a partir do ano passado. Em 2021, as inscrições ocorreram de 30 de junho a 14 de julho e a prova aconteceu em 21 e 28 de novembro. Por isso, é bom ficar atento a partir de maio, para não perder as inscrições.

E aí? Gostou do conteúdo? Está preparado para ingressar no ensino superior com a nota do Enem? Deixe seu comentário e conte para nós como você está se sentindo em relação à prova do Enem. Continue também acessando nosso blog para ficar por dentro das dicas e novidades que preparamos para você!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.