Dentro da área de geração de energia, a economia em torno da cadeia do petróleo e do gás ainda é uma das que mais geram oportunidades de emprego em todo o mundo. No Brasil, isso não é diferente, visto a extensão do litoral brasileiro, que possibilita a extração de petróleo, também no pré-sal. Nesse sentido, saiba que para trabalhar na área não é preciso ser Engenheiro de Petróleo. Fazer um curso de tecnólogo em petróleo e gás pode ser um ótimo começo.
O curso de tecnólogo em petróleo e gás habilita o profissional a trabalhar em operação de plataformas, refinarias e petroquímicas. Há muitas oportunidades para trabalho ao ar livre. Além disso, é interessante por ser de curta duração em relação às graduações na modalidade bacharelado.
Se você se interessa por geologia, perfuração de poços e fontes alternativas de energia, esse curso pode ser perfeito. Confira mais detalhes nesse post.
O curso de tecnólogo em Petróleo e Gás
Como adiantamos acima, o curso de tecnólogo em Petróleo e Gás possibilita obter o diploma de uma maneira mais rápida. Desse modo, será mais ágil também sua entrada no mercado de trabalho. Durante dois anos e meio, o estudante da área vai ler muito sobre disciplinas voltadas à geologia e geotecnologia. Além disso, serão comuns assuntos ligados a perfuração de poços, prospecção e refinaria de petróleo, além de fontes alternativas de energia.
Esse último assunto está muito em destaque no momento. Isso porque busca-se cada vez mais fontes de energia alternativas ao petróleo, ou seja, menos poluentes. A energia eólica é um dos exemplos mais clássicos, pois utiliza apenas a força do vento. No curso, também são trabalhadas disciplinas como gestão ambiental, de segurança e logística.
O curso também dá uma boa noção de empreendedorismo e legislação da área. É um segmento muito sensível aos impactos ambientais que cada alternativa energética resulta. No curso, o aluno também estuda disciplinas de base como cálculo, química, física, administração e estatística.
Qual a grade curricular de Petróleo e Gás?
A grande curricular do curso tecnólogo em Petróleo e Gás é bem abrangente em relação a conhecimentos na área. Confira algumas das disciplinas mais comuns:
- Cadeia de Suprimentos na Indústria de Petróleo, Gás e Derivados
- Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás
- Comércio de Petróleo, Gás e Derivados
- Conservação de Energia
- Contabilidade
- Controle da Qualidade
- Controle e Processos Industriais
- Cálculo
- Desenvolvimento Sustentável
- Dinâmica das Relações Interpessoais
- Direito do Petróleo
- Direitos Humanos (optativa)
- Economia e Mercado
- Educação Ambiental (optativa)
- Empreendedorismo e Estratégia de Negócios
- Energias Renováveis e não Renováveis
- Equipamentos e Tubulações
- Estatística Aplicada
- Exploração e Produção de Petróleo e Gás
- Ferramentas Computacionais
- Fundamentos da Indústria de Petróleo e Gás
- Fundamentos de Administração
- Física Geral
- Geologia e Prospecção
- Gestão Ambiental na Indústria de Petróleo e Gás
- Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
- Industrialização do Petróleo
- Manutenção Industrial
- Mercado Internacional na Indústria de Petróleo e Gás
- Máquinas e Equipamentos Utilizados em Plataformas
- Processamento e Distribuição de Gás Natural
- Projeto Integrado Multidisciplinar
- Química Geral
- Tratamento de Efluentes
- Técnicas de Refino em Petróleo e Gás
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), o curso tecnólogo de Petróleo e Gás deve ter carga horária mínima de 2.400 horas de aula.
Onde estudar
O curso tecnólogo em Petróleo e Gás é encontrado nas mais conceituadas universidades do Brasil. No entanto, se você tem afinidade com essa área, saiba que há outras possibilidades de cursos que podem levar você a entrar nesse mercado de trabalho. A maioria são cursos técnicos, cuja duração é ainda mais curta, antecipando seu certificado.
Vamos listar aqui algumas delas:
- Operador de plataforma de trabalho: atua nas plataformas marinhas de perfuração de petróleo. É um curso específico da área de petróleo. Uma das instituições que oferece o curso é o Serviço Nacional da Indústria (Senai), em várias regiões do país.
- Petroquímica: a formação de técnico em petroquímica possibilita a atuação profissional em processos petroquímicos e análises químicas de produtos. O objetivo é atingir a qualidade. Com essa formação, é possível atuar até em estações de tratamento de água e de efluentes industriais. Escolas ligadas ao Pronatec oferecem o curso.
- Petróleo e Gás: há também um curso técnico na área de Petróleo e Gás. Esse profissional também pode atuar nas mesmas áreas do tecnólogo, porém, é mais voltado ao campo operacional. O curso é oferecido, da mesma forma. pelas unidades do Senai em todo o país.
- Sistemas a Gás: A palavra aqui é montar sistemas a gás com base em projetos e normas técnicas de segurança. O curso dá subsídios para trabalhar com sistemas e instalação de gás.
Quer saber a diferença entre curso técnico e tecnólogo? Veja no Blog Vai de Bolsa.
A carreira e perfil do profissional
Um profissional que faz o curso tecnólogo em Petróleo e Gás deve estar apto para trabalhar junto a uma equipe multidisciplinar e também a resolver problemas. Outro ponto importante que exige atenção do profissional é quanto às leis que regem o setor de Petróleo e Gás. Em outras palavras, é com base nessas legislações é que estão os requisitos de qualidade dos produtos. Além disso, ali estão as normas para gerenciar emergências, entre outros aspectos da profissão.
A carreira na área abre portas para atuação em diversos campos do Petróleo e Gás, o que inclui o gerenciamento, o monitoramento, a execução, a extração, a armazenagem do petróleo e do gás. Além disso, é preciso ter noção da comercialização desse produto.
O curso de tecnólogo em Petróleo e Gás certamente dará base a todos esses detalhes para atuação plena do profissional. É bastante comum também o trabalho com pesquisa na área e até na docência, como professor. Porém, para isso, é interessante ter experiência prática na área.
Brasil: campo de oportunidades
Como abordamos acima, o Brasil, por sua extensa faixa litorânea, é um dos principais mercados do mundo quando falamos de Petróleo. Por conta disso, há indicadores de empregabilidade próximos a 90% para esse profissional. Em outras palavras, a cada 100 formados na área, 90 já encontram colocação em empresas e no setor público.
No Brasil, podemos listar muitos polos do segmento, como o de Camaçari (BA), Paulínia (SP) e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. As cidades de Macaé e Campos (RJ) e Santos (SP) também são grandes empregadoras. Em suma, cidades com a presença da Petrobrás também movimentam o mercado de trabalho na área. Ressaltamos que para trabalhar na Petrobrás é preciso fazer concurso público.
Porém, onde há Petrobrás, existe também uma cadeira produtiva de empresas do setor, que também empregam.
Salários do mercado de Petróleo e Gás
A área de Petróleo e Gás é bastante atrativa quando falamos de salário. Segundo informações do site do Sistema Nacional de Empregos (Sine), o salário de um tecnólogo em Petróleo e Gás pode variar de R$ 2.428,96 a R$ 10.021,85.
Gostou do curso?
O que você achou do curso de tecnólogo em Petróleo e Gás? É a sua área? Tenha acesso a mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e oportunidades no blog Vai de Bolsa.