Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Existe graduação para coaching? Veja como se especializar nesta área

O coaching é um tipo de carreira que cresceu muito nos últimos anos. Sua atuação é focada em desenvolver profissionais mais capacitados e desmistificar algumas ideias e crenças limitantes na mente de alguém que é inseguro, por exemplo. Ou aprimorar as habilidades mais fortes de uma pessoa. No entanto, essa não é uma profissão regulamentada, como a de médico e advogado. Não há um curso de graduação para coaching, mas há capacitações específicas. Confira mais detalhes.

Em outras palavras, o coaching ajuda a descobrir novas habilidades e talentos em pessoas. Em tese, qualquer pode exercer esse tipo de atividade, desde que tenha feito um curso em uma instituição reconhecida para isso. Porém, é fundamental você buscar cursos de referência para aprender sobre essa profissão e assim ter credibilidade naquilo que você faz.

Afinal, esse trabalho envolve a vida e o futuro das pessoas, por meio de orientações. Por isso, em uma instituição confiável você terá uma boa base de conhecimento e poderá atestar que você pode fazer isso e prestar um serviço de qualidade, com ética e profissionalismo.

Conheça mais sobre essa carreira!

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Como funciona o coaching

O coaching nada mais é do que a realização de diversas tarefas que avaliam as aptidões de um indivíduo com o único objetivo de aumentar a sua performance. Portanto, o coaching atua no psicológico da pessoa, trazendo melhorias significativas para a vida profissional ou pessoal.

A metodologia do coaching consiste em diversas sessões onde são aplicadas atividades e técnicas que fazem a pessoa perceber aquilo que é uma fraqueza e também o que é uma habilidade forte. Essa metodologia tem o incrível objetivo de fazer o indivíduo superar seus limites de maneira prática, eficiente e rápida.

Além disso, o coaching pode ser aplicado em diferentes segmentos, como: empresarial, carreira, pessoal, financeiro. Tudo vai depender da meta que a pessoa que procura este profissional deseja atingir. Ao definir onde deve ser aplicada essas técnicas, com o avanço das sessões, o cliente consegue perceber algumas estratégias alternativas para resolver os problemas que limitam suas ambições e descobre maneiras de incrementar as habilidades que possui.

Diferente de uma mentoria ou sessão de terapia, o trabalho do coaching não dá direcionamentos nem mergulha em conflitos do passado. O foco é sempre o presente e o futuro e as respostas são encontradas pelo próprio cliente, por meio de perguntas estratégicas feitas por este profissional.

Para buscar essa eficiência estratégica para resolução de problemas, saiba que o coaching é fundamentado por diversos conteúdos. Portanto, isso confere a essa atividade um caráter multidisciplinar, que faz um cruzamento entre essas diversas disciplinas das ciências humanas e naturais, visando o desenvolvimento do cliente.

Leia mais: Desenvolvimento profissional: 10 dicas para conquistar o seu

Como funcionam as sessões de coaching

Tudo é muito relativo, vai depender da necessidade do cliente e dos objetivos a serem alcançados. Mas de modo geral são sessões com uma duração média de 60 minutos, podendo ter encontros semanais, quinzenais ou mensais.

A condução de cada sessão é feita pelo coach através de perguntas. Essas perguntas fazem com que o cliente, que é conhecido também como coachee, reflita sobre o contexto atual. Ao pensar sobre as questões propostas, é esperado que ele consiga perceber e prestar atenção qual o caminho assertivo para atingir as metas que deseja, sendo elas pessoais ou profissionais.

Portanto, o coach usa técnicas específicas para fazer com que esse cliente visualize e se estimule a buscar os recursos que necessita para evoluir na carreira profissional ou na vida pessoal. Esses recursos podem ser bastante relativos, variando entre fatores internos ou externos.

Para que as metas sejam possíveis, as sessões devem ser objetivas, realistas, responsáveis e com um tempo determinado para que tudo possa ser cumprido.

Como se tornar um coach

O primeiro passo que deve ser feito para trabalhar com coaching é buscar uma instituição séria que ofereça essa formação. Para isso, basta você procurar os cursos em instituições que são consagradas e consolidadas. Ao fazer isso, você terá boas referências para trabalhar nessa carreira.

Como não existe um curso de graduação para ser coach, você encontrará cursos de especialização para trabalhar nessa área. Portanto, você receberá um certificado para você exercer as atividade de coaching e aplicar as técnicas, conhecendo os princípios básicos e essenciais dessa área. Além de encontrar cursos de especializações, algumas instituições também costumam oferecer pós-graduação para essa carreira.

É importante ressaltar que a formação para essa área pode ser encontrada tanto presencial, quanto na modalidade a distância. Essa pode ser uma grande vantagem para você ter um ritmo de estudo mais flexível e se capacitar de maneira a a desenvolver diversas competências para uma carreira promissora.

Ao obter o seu certificado de formação, saiba que trabalhar como coach pode oferecer a você algumas vantagens. Veja mais a seguir:

1- Ser dono do próprio horário

Se você tem o objetivo de trabalhar em horários alternativos, essa carreira pode permitir isso a você. Isso funciona, porque quem agenda o horário das sessões é você, mas é importante que os horários sejam compatíveis com os dos clientes.

Se você for organizado e cuidar bem dos agendamentos, você terá um tempo mais otimizado.

2- Trabalhar onde quiser

Se você não gosta de um trabalho em local fixo ou pensa em se mudar, essa também pode ser uma vantagem. Você pode montar um escritório para atender os seus clientes, prestar assessoria remotamente, ir na própria casa do coachee, trabalha na sua própria residência, entre outras.

3- Ajudar os outros

O coaching tem como princípio um nobre objetivo: desenvolver as pessoas nos seus objetivos. Portanto, ao ser coach, você poderá ajudar quem deseja superar seus limites e aprender mais sobre a força das qualidades que possui.

Sendo assim, você terá uma influência bastante positiva na vida dos clientes. Podendo fazer eles mudarem radicalmente a vida para melhor. Pois muitas pessoas necessitam de um empurrãozinho para avançarem e o coaching pode impulsionar isso.

4- Versatilidade

Essa também pode ser uma vantagem interessante. Pois a área do coaching é bastante variada e isso pode trazer um dinamismo para a sua carreira, podendo trabalhar em segmentos diferentes.

5- Recolocação profissional

Se você está cansado da profissão que exerce, trabalhar como coach pode ser uma boa estratégia para se recolocar profissionalmente. Claro que você não precisa chutar o balde e largar tudo. Você poderá ir se dedicando a essa carreira aos poucos, de forma gradativa. E quando você estiver ganhando o suficiente com a formação em coaching, poderá se dedicar integralmente.

6- Uma maneira interessante de liderança

Se você ocupa algum cargo de gestor, estudar sobre o coaching pode ser uma ótima estratégia para você motivar a equipe e desenvolver os talentos que você que estão adormecidos sob sua gestão. Ao fazer isso, você terá menos desgaste, pois a maioria dos modelos de gestão é baseada em críticas, sem levar em conta os pontos fortes dos colaboradores.

Portanto, você conseguirá resolver alguns problemas pode falta de motivação e ainda conhecerá a equipe de maneira mais aprofundada.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre o coaching, quem sabe, essa não possa ser uma carreira em potencial para você? Saiba que esse é um campo bastante promissor e pode trazer diversos conhecimentos relevantes para a sua vida pessoal e carreira profissional.

E por não existir graduação em coaching, você pode obter a formação nessa atividade de forma rápida e flexível. Pois a carga horária e esse curso é de uma modalidade livre. Portanto, será exigido um tempo menor para obter o certificado e essa pode ser uma carreira promissora para você alçar outros objetivos profissionais.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.