Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Design de sapatos: o que é preciso para seguir essa profissão?

A área do design é uma das mais abrangentes, podendo alcançar diversos segmentos. Você sabia que um dos campos de atuação desta área é design de sapatos? Aliás, não só de sapatos, mas de calçados em geral. E se você gosta de moda, saiba que essa pode ser uma área em potencial para trabalhar e atuar naquilo que tem afinidade. Para seguir essa profissão, é preciso ter afinidade com a área e procurar o curso certo.

Descubra mais sobre a área de design de sapatos nesse post e fique por dentro desse campo que tem ligação com a moda, mas também está muito ligado à arte. Alguns sapatos são tão famosos que chegam a ser considerados peças artísticas.

Além de descobrir sobre essa profissão, confira também o que é necessário para se tornar um designer de sapatos. Um dos pontos principais, por exemplo, é procurar cursos de qualidade nessa área em instituições conceituadas.

Portanto, se você gosta da área do design e tem uma mente criativa, quem sabe essa profissão não pode ser a mais indicada para você? Confira abaixo para descobrir!

Leia também: Série profissões do futuro: áreas do design em alta

Como é a área do design de sapatos

O universo do design é realmente muito rico, pois envolve tudo aquilo que é ligado a criação e pode se expandir aos mais diversos segmentos. Afinal de contas, o sapato desperta encanto em muitas pessoas. Existem colecionadores e um mundo à parte para quem tem fascínio por esse objeto. Sendo assim, essa área desperta muito interesse aos estudantes de design e aos fãs de moda.

Essa área se ocupa em projetar, elaborar e desenvolver projetos criativos, que permitem a criação dos mais variados tipos de sapatos. A área do design de sapatos consiste em desenvolver modelos que atendam o interesse de mercado, de maneira que capte um público variado.

Para obter sucesso comercial, a área do design se encarrega também de pesquisas de referencial de cores e materiais para poder criar modelos que satisfaçam o público alvo de cada marca específica.

Portanto, essa área atua em conjunto com uma série de outras ligadas ao design, como design de modas, de produtos, têxtil, entre outras. Com base nessa relação, as possibilidades de atuação para quem é graduado em uma faculdade de Design pode ser muito variada e voltada completamente para a indústria têxtil.

Como se tornar um designer de sapatos

Não existe uma graduação de nível superior específica para essa profissão, infelizmente. Mas existem cursos de graduação, técnicos e de especialização, que podem oferecer a você um conhecimento muito relevante para seguir nessa carreira profissional.

Se você tem interesse em fazer um curso técnico para atuar na área de design de sapatos, essa formação permitirá que você conheça mais sobre sobre essa profissão. Portanto, você não terá uma aprofundamento teórico muito grande, mas poderá dar conta das atividades sem maiores problemas.

Pois o foco do curso é poder desenvolver suas habilidades para coordenar procedimentos de criação de sapatos e bolsas, respeitando normas, técnicas e procedimentos de qualidade, de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Para ingressar em um curso técnico, basta ter no mínimo 16 anos e estar cursando o ensino médio. Ao fazer isso, você entrará mais rápido no mercado de trabalho, pois um formação técnica, pode garantir o conhecimento necessário para começar e desenvolver uma carreira profissional.

Mas se você quer mesmo se aprofundar neste campo, pode fazer uma faculdade de Design ou Design de Moda e depois buscar uma especialização em Design de Sapato.

Alguns passos importantes para trabalhar com design de sapatos

Como qualquer objetivo profissional, para alcançar o sucesso, é preciso que se estabeleça metas. Ao fazer isso, você poderá traçar uma caminho que pode facilitar os seus objetivos e ainda fornecer saídas alternativas e estratégicas, caso algo não saia como o planejado.

Veja a seguir alguns planos que podem auxiliar você para se tornar um designer de sapatos:

1- Crie um plano

Criar um plano é fundamental para que você consiga estabelecer metas e cumpri-las. Ao fazer isso, você estará projetando seus futuros objetivos profissionais. Ou seja, se será viável trabalhar em uma profissão ou outra. Para criar um bom plano, é preciso que você tenha um bom autoconhecimento e seja confiante o suficiente para executar cada etapa que você planejou.

2- Defina as possíveis áreas de atuação

Esse também é um ponto fundamental para o obter sucesso na profissão. Para definir quais são as áreas em potencial que você deseja atuar, é importante você filtrar aquilo que tem mais afinidade. Afinal de contas, é muito difícil trabalhar em algo que não se tenha muito prazer. Pois em pouco tempo, o trabalho será massacrante e você não terá interesse em avançar na carreira.

3- Faça um curso superior em Design

Embora um curso técnico garanta a você a possibilidade de atuar na área do design de sapatos, um diploma de curso superior pode permitir que você vá além. Caso você não se agrade em trabalhar como designer de sapatos, você poderá ir para outro segmento dentro do design. Isso ocorre porque o diploma de ensino superior é uma formação que evita que você fique restrito a uma ou outra atuação.

Um grande benefício de ter um diploma é o de ingressar em um curso de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Ou seja, você ainda tem mais possibilidades de atuação em potencial, inclusive de se tornar um professor universitário.

4- Seja criativo

Para ter a sua própria marca, é fundamental saber utilizar a imaginação. Para isso, invista sempre nos estudos e participe ao máximo dos eventos na graduação. Certamente isso ajudará a desenvolver sua criatividade e você saberá como explorar de maneira positiva as potencialidades que a graduação de Design permitirá a você.

Uma das maneiras de incentivar a criatividade é ver como funciona o trabalho de outros artistas. Além disso, uma boa estratégia pode ser você procurar inspiração em outras manifestações de arte, como fotografia, cinema, por exemplo.

5- Aprenda como funciona a indústria

Esse quesito é fundamental. Afinal de contas, você precisará atingir um público alvo. Para isso, é fundamental para você entender como funciona o mercado e as tendências que movimentam o mundo da moda. Portanto, esse quesito pode fazer de você um profissional diferenciado, que saberá elaborar os melhores projetos e o sucesso será uma consequência de conhecer bem a indústria.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a profissão para quem é da área de design de sapatos. Saiba que essa pode ser uma carreira bastante promissora se você gosta de arte, moda e indústria. Para isso, basta você buscar a formação mais adequada e se dedicar e se especializar para ser um bom profissional.

Portanto, não deixe de conferir as vagas que estão em aberto nas instituições de ensino e também procure concorrer a uma bolsa de estudos. Isso permitirá que você tenha uma graduação mais tranquila, podendo se dedicar exclusivamente para os estudos.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.