Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como me tornar um redator digital? Saiba tudo aqui!

O mercado de trabalho para redator está cada vez mais atraente. Isso se deve ao avanço tecnológico e o surgimento de novas funções graças às possibilidades da internet. Uma das funções mais interessantes desse novo mercado é a de redator digital. Se você gosta de escrever e tem um bom domínio das regras da modalidade escrita da língua, saiba que essa pode ser uma ocupação útil e também uma maneira de dar uma incrementada na renda.

Para ser um redator, além de escrever bem e gostar de ler, é um diferencial buscar uma graduação em uma instituição de qualidade.

Para saber tudo o que é preciso para ser um redator digital, leia o texto até o fim e confira algumas dicas úteis nesta jornada. Descubra também tudo que faz esse profissional da era digital e se essa pode ser uma atividade do seu interesse.

Leia também: Segunda graduação: guia para mudar de carreira

O que faz um redator digital?

Redator nada mais é do que alguém que tem habilidade de expressar ideias através da escrita. A diferença é que, com a era digital, isso pode ser feito remotamente, em home office ou onde a pessoa bem entender.

Mas não pense que a atividade de um redator se resume a apenas uma tarefa, que seria escrever. Saiba que além de redigir textos, muitos redatores são também revisores. Além disso, a possibilidade de trabalho no meio digital pode ser bastante variada.

Um dos caminhos mais promissores para essa atividade é a produção de conteúdo. Uma das áreas que favorece quem deseja trabalhar com isso é o marketing digital. Sendo assim, é possível trabalhar com publicações online, e-books, banners, intranet, blogpost, entre outros. Portanto, tudo que é texto que pode ser direcionado e convertido para vendas e cliques é o foco de quem exerce essa atividade.

Porém, para que o texto chegue até o leitor através de busca pelo assunto no Google, o redator digital precisa entender de estratégias e ferramentas de SEO, como palavras-chave e técnicas de otimização de busca.

Além disso, precisa ter uma linguagem adequada a cada tipo de tema e público a quem se direciona naquele texto. E um dos principais desafios dessa atividade é justamente esse: escrever em uma linguagem diferente daquela que o redator está acostumado a utilizar.

Portanto, para ser redator digital é preciso se despir de alguns bloqueios e buscar a melhor forma de se comunicar com o público-alvo através de um conteúdo de qualidade e confiável. Se tudo isso for eficaz, o texto redigido terá impacto e será rentável para a empresa que solicitou a produção de conteúdo.

Como ser um bom redator digital

Como qualquer outra atividade que se deseja realizar, é preciso praticar e estudar. Quando mais atualizado você for, melhor será o seu repertório para escrever e argumentar no texto a melhor estratégia para captar o público-alvo. Para isso, existem cursos online, que são oferecidos nas plataformas de ensino digital.

Saiba que muitos deles são encontrados gratuitamente e isso pode ser uma grande vantagem se você deseja exercer esse tipo de atividade.

Além disso, é fundamental que o redator digital tenha bom senso. O assunto que deverá redigir não pode ser ofensivo ou banal. E uma das grandes qualidades de um texto é o de transmitir uma grande ideia de modo simples, mas sem deixar de perder a qualidade.

Veja a seguir alguns passos para ser um bom redator:

1- Saber escrever

Não poderia ser outro quesito como primeiro da lista. Mas não pense que saber escrever é apenas dominar as regras gramaticais. Saber escrever é muito mais que isso, é expressar de forma clara no texto aquilo que se pensa.

É preciso escolher com precisão o repertório de palavras que deseja utilizar, escrever em períodos curtos aquilo que pretende dizer, pois a chance da ideia central se perder pode ser grande. Embora essa tarefa pareça simples, saiba que pode ser extremamente complexa.

Portanto, é fundamental saber se expressar no texto para que ele tenha o efeito desejado por quem está redigindo. Caso contrário, o risco daquilo que foi escrito se tornar confuso e prolixo é muito grande.

Escrever seria não apenas uma atividade, mas uma vocação, pois é algo praticamente artístico de se fazer.

Leia também: 10 dias para escrever uma redação nota mil

2- Gostar de ler

Se você tem por objetivo ser um redator digital, saiba que gostar de ler também é fundamental. Afinal de contas, essa é a melhor estratégia para aumentar o repertório e melhorar o estilo das escrita.

Portanto, a leitura trará a você uma outra relação com o texto, agregando mais experiência ao seu repertório. Quanto mais você ler, mais resistência terá para escrever e conseguir transmitir aquilo que você pensa para o texto.

3- Ser criativo

A criatividade para escrever é um item fundamental. Afinal de contas, o texto é algo que exige bastante da mente. Portanto, quanto mais ideias você tiver, melhor será o seu desempenho para desenvolver atividades escritas.

A criatividade envolve uma série de conceitos, que é pensar algo que não é comum ou até mesmo enxergar as coisas de modo diferente, por exemplo. Se você tem uma mente criativa, a escrita pode ser uma área de atuação bastante promissora para você.

4- Se atualizar

Se atualizar é fundamental para conseguir escrever com propriedade sobre assuntos atuais. Não é preciso saber tudo, mas é fundamental entender o que está em evidência no cotidiano e ter um bom conhecimento sobre assuntos gerais. Além de ser bom para o seu texto, isso também é benéfico para a vida pessoal.

5- Ser criterioso

É fundamental você tratar o texto com cuidado, pois o risco de cometer uma gafe ou barrigada pode ser grande. Para isso, é importante você checar as informações em mais de uma fonte e tomar muito cuidado com fake news, tema bastante em evidência e prejudicial para a informação contemporânea.

6- Ser um bom contador de histórias

Esse pode ser um grande passo para você se dedicar à escrita. Afinal de contas, se você sabe amarrar bem uma trama, é bastante provável que você se dê bem no texto. Para isso, basta estudar as regras da gramática e praticar o português que você irá longe.

As vantagens de ser um redator digital

Se você tem afinidade com a escrita e busca uma atividade de redator, saiba que você pode ter algumas vantagens ao trabalhar nesse meio. Pois, com o dinamismo do mercado de trabalho atual, quem é formado em comunicação pode investir nessa carreira sem medo, pois é uma área que está bastante em alta.

Talvez a principal vantagem em ser um redator digital seja a de trabalhar onde bem entender como freelancer. Isso ocorre, porque alguma empresa de comunicação pode contratar os seus serviços remotamente.

Ou seja, não há necessidade de trabalhar em um local fixo. Portanto, essa pode ser uma grande vantagem se você busca uma maneira de ganhar alguma renda para cobrir os estudos ou até mesmo complementar o salário, caso você exerça alguma outra profissão.

Além disso, estudar sobre o marketing digital também pode ser uma maneira de você buscar se recolocar profissionalmente. Pois a área do jornalismo muda constantemente e em caso de escassez de vaga, essa pode ser uma saída bastante estratégica.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre o que é ser um redator digital, quem sabe esse não pode ser um caminho em potencial para seguir? Para ir bem nessa atividade, basta ter afinidade com a escrita e praticar bastante.

Portanto, tornar-se um redator digital pode garantir você além de uma renda extra ou se recolocar profissionalmente, a possibilidade de se informar sobre os mais variados assuntos e temas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.