Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Ser professor é o meu sonho de infância. Vale insistir?

Perseguir um sonho de infância em uma carreira profissional sempre dá um certo frio na barriga, não é mesmo? No caso se a pessoa deseja seguir a carreira de professor, isso pode ser ainda mais intenso e trazer inúmeras inseguranças. Isso porque carreira de professor parece não ser muito atrativa por uma série de coisas. O salário é uma das insatisfações. Mas ser professor é uma profissão nobre, que pode estar acima da questão financeira. Vamos mostrar nesse post se vale a pena insistir no seu sonho.

Em suma, se você tem um sonho de infância de ser professor, saiba que essa é uma profissão que vale a pena insistir. Mesmo com todos os percalços existentes. Se você parar para pensar, qualquer caminho profissional existe vantagens e desvantagens!

E as vantagens de ser professor é algo muito além de remuneração, que é essa de perseguir um sonho e lutar por um sistema de ensino digno e que educação possa transformar as pessoas e fazer diferença na vida delas.

Além disso, ter remuneração melhor na área é possível através de cursos de pós-graduação ou formação continuada. Ainda mais se for em instituições de ensino de qualidade!

Veja a seguir porque vale a pena perseguir o sonho de infância de ser professor.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Meu sonho de infância é ser professor

Se dedicar ao ensino pode ser muito mais motivador se isso for movido por um sonho de infância. Pois a questão que move um professor é muito mais do brigar por uma boa remuneração. Muitos professores abrem mão desse quesito para se dedicarem a uma vocação.

Portanto, dar aula é muito mais do que ingressar no mercado de trabalho, é exercer uma habilidade muito singular e de extrema importância para o desenvolvimento humano.

A tarefa de ser professor está muito além do que uma mera ambição de um bom emprego. Pois ela é fundamentada pela nobre causa de iluminar o caminho de quem pode ser tocado pela educação e encontrar nisso a única saída possível para uma vida melhor.

Embora pareça clichê essa afirmação, ela é muito verdadeira. Pois se você pegar os índices de desenvolvimento humano com um bom sistema educacional, verá que todos usufruem de mais igualdade social e oportunidades igualitárias de carreira profissional.

Leia mais: Os melhores filmes sobre professores para você se inspirar

5 motivos para seguir a carreira de professor

Ser professor é ignorar as dificuldades e entender que o a dura tarefa da profissão é fazer muito com pouco. Portanto, isso exige talento e vocação, coisa que não é muito comum a todos. No entanto, trabalhar em sala de aula implica na persistência de perseguir um sonho e saber resistir a defasagem e ao descrédito que o sistema educacional sofre.

Mas, mesmo com tantas dificuldades enfrentadas no dia a dia da profissão, ela ainda vale a pena. E isso pode ser comprovado por diversos exemplos. Veja a seguir alguns:

1- Estabilidade

Trabalhar como professor pode ser também uma carreira estável. Pois muitas vagas podem ser ocupadas através de concurso público e isso acaba sendo bastante interessante se você deseja não se arriscar no mercado de trabalho convencional. Para isso, basta ficar de olho nos editais de concursos do município ou estado.

2- Possibilidade de estar estudando constantemente

O que seria de um grande mestre, se não um permanente estudante? Pois então, dar aulas exige que estude sempre e além disso, essa prática faz com que você aprenda cada vez mais. Não existe maneira melhor para aprender do que ensinar. Essa é uma maneira muito eficiente de fixar o conteúdo e aprimorar cada vez mais o pensamento.

3- Fazer diferença na vida das pessoas

Quando um professor tem talento e consegue cativar seus alunos, ele se torna uma referência positiva em suas vidas. Afinal de contas, ele é capaz de transformar mentes inquietas em mentes brilhantes. Quando o professor consegue conquistar a confiança de seus alunos, ele consegue tirar leite de pedra e acaba sendo lembrado por toda vida.

4- Não existe rotina nessa profissão

Embora o professor deva seguir a risca o plano de aula proposto, cada dia na sala de aula e na escola são únicos. Se você é alguém que detesta trabalho rotineiro e gosta de encarar desafios, a profissão de professor pode ser muito interessante para trabalhar.

5- A possibilidade de se reinventar

Se você é criativo, saiba que isso é uma boa estratégia para dar aula. Como cada ser humano é único, para cada um existe uma chave certa para que essa pessoa entenda a matéria. Portanto, um professor precisa reinventar seus métodos de ensino a cada turma para que as aulas seja eficientes.

Onde estudar para conquistar o sonho de infância?

Há inúmeras instituições que oferecem essa opção, com forma de ingresso simples, e você pode utilizar a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para concorrer a uma vaga. Além disso, dependendo da sua pontuação, é possível garantir uma bolsa de estudos de até 100%. Para conferir, basta acessar o portal da instituição e pesquisar quais cursos estão disponíveis.

Por outro lado, também é possível fazer um curso superior a distância. A forma de ingresso é semelhante e também é possível concorrer a uma bolsa de estudos de até 100% dependendo da nota obtida no Enem.

Como funciona a carreira de professor

A carreira de professor é basicamente como outra qualquer. A diferença é a área de atuação, que é restrita basicamente ao ensino. A diferença é a formação, enquanto um advogado ou engenheiro cursam uma graduação na modalidade de bacharelado, que deseja ir para sala de aula deve cursar a modalidade licenciatura.

Essa formação permitirá que você aprenda disciplinas direcionadas para a educação, como Didática, Psicologia do Ensino, Metodologia, entre outras.

Para subir evoluir, também é preciso preciso se dedicar a um curso de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Essa é uma estratégia bastante interessante para garantir uma renda maior e também chegar ao nível de professor universitário, com um salário mais alto do que o dos professores do ensino básico.

Portanto, para se destacar, funciona da mesma forma que outra profissão do mercado de trabalho convencional. Ou seja, não é possível avançar na carreira sem se dedicar aos estudos.

Conclusão

E aí? Ser professor é o seu sonho de infância? Está em dúvida em seguir nessa carreira? Para solucionar dúvidas a respeito dessa decisão, é preciso você entender que fazer o que se ama é fundamental para o sucesso na carreira. Independentemente da área.

Dar aulas funciona da mesma maneira, é preciso amar ensinar e estar disposto a aprender constantemente. Se você tiver essa paixão, certamente, as dificuldades serão superadas e você seguirá adiante na carreira.

Se o seu objetivo for buscar uma boa remuneração, saiba que em qualquer profissão é preciso buscar qualificação profissional. Portanto, a área da educação funciona da mesma forma, se você correr atrás de uma pós-graduação, a recompensa virá.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.