Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como ser escritor de livros? Veja as dicas para escrever profissionalmente

Como ser escritor de livros

Como ser um bom escritor de livros. Na verdade, a profissão do escritor é uma das mais antigas do mundo e pode ser considerada uma prática milenar. Desde a antiguidade escritores registravam assuntos relacionados ao seu cotidiano em pergaminhos ou então em pedras, como acontecia no Egito. Hoje em dia a escrita é muito mais acessível, sendo mais fácil criar hábitos de leitura e escrita. Nesse sentido, você sempre quis saber como ser um escritor de livros? Vamos contar como neste post.

Na verdade, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual curso devem fazer na faculdade para se tornarem escritores. Ou seja, que faculdade tem que fazer para ser escritor? Ou ainda, quanto ganha um autor de livros? A resposta é simples: não é necessário ter uma formação específica para se tornar um escritor de livros. E não necessariamente ter o curso de Letras.

Até porque, não é só de literatura que escritores vivem. Você pode se tornar um escritor, e escrever sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, como direito, administração, engenharia, entre outros. 

Em suma, quer saber como se tornar um escritor de livros? Então acompanhe o artigo e confira nossas dicas.

Leia mais: Conheça 13 profissões para quem gosta de escrever

Cursos para quem quer ser escritor de livros

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual curso devem fazer na faculdade para se tornarem escritores. A resposta é simples: não é necessário ter uma formação específica para se tornar um escritor de livros. Até porque, não é só de literatura que escritores vivem. Você pode se tornar um escritor, e escrever sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, como direito, administração, engenharia, entre outros. 

Mas, se você gosta de escrever, e quer fazer um curso que tenha algo relacionado, você pode optar por Letras ou Jornalismo. Ambos os cursos possuem uma grande carga de teoria e te ajudarão na saga de como ser um bom escritor de livros. 

Conheça um pouco mais sobre os cursos abaixo:

Jornalismo

É extremamente comum encontrarmos escritores que são jornalistas. Isso porque, durante o curso de Jornalismo o estudante aprende diversas técnicas e formatos de escrita. Além disso, jornalistas são muito versáteis e aprendem a escrever sobre quaisquer temas, o que é muito interessante para quem quer se tornar um escritor de livros. 

O bacharelado de jornalismo tem a duração média de quatro anos. Durante o curso, o estudante aprende a ter uma visão crítica sobre fatos que ocorrem na sociedade, com o objetivo de informar a população. O jornalista pode utilizar diversos meios de comunicação, como impressos, televisivos ou digitais. 

Durante o curso o estudante vai encontrar matérias teóricas e também muita prática. Conhecimentos sobre fotografia, internet, diversos formatos de textos, comunicação e expressão são amplamente vistos durante o curso. 

Leia mais: Melhores faculdades de jornalismo do Brasil: saiba quais são

Letras

O curso de Letras, que pode ser encontrado na modalidade bacharelado ou licenciatura, possui uma grade curricular com disciplinas relacionadas à gramática, produção textual, literatura, entre outros. Este curso, com certeza vai auxiliar as pessoas que querem escrever melhor, e conhecer mais sobre os gêneros textuais e literários. 

Os profissionais de Letras podem trabalhar com produção e edição de texto, revisão, tradução e também com ensino. É possível encontrar também cursos com o foco em outros idiomas, como Letras em Língua Portuguesa e Literatura, Língua e literatura Inglesa e Língua e Literatura Espanhola. 

Mas não se engane. Não basta apenas ser formado em Letras para tornar-se escritor. O caminho de como ser escritor de livros depende muito mais de você do que de sua formação.

Filosofia e História

Outros cursos de graduação interessantes para quem quer ser escritor são Filosofia e História, por exemplo. Isso porque são cursos com uma carga de leitura e escrita acima da média. Com isso, o estudante ganha mais prática e afinidade com a escrita. Além disso, são cursos que dão uma base crítica importante ao escritor.

Como é a profissão de escritor

Um escritor não necessariamente precisa escrever livros. Na verdade, um bom escritor é o profissional apto a escrever textos de todos os estilos e e formatos, como artigos de política, crônicas, análises, textos de ficção, romances etc. É claro que um bom escritor terá uma afinidade maior por um tipo de texto. No entanto, isso não exclui a possibilidade de escrever qualquer coisa.

Como falamos, o curso de Jornalismo ou de Letras são boas bases para quem deseja ser escritor. Isso porque a profissião de escritor não é regulamentada no Brasil. Além disso, os salários não são muito atraentes. Ficam na casa dos R$ 2,3 mil, e podem chegar a R$ 4,5 mil ao longo da carreira, no caso de escritores que trabalham em empresas.

Mas grande parte dos escritores são autônomos e atuam sob demanda, com diversos clientes e projetos.

Como ser escritor de livros
Como ser escritor de livros

Os caminhos para ser um escritor

A escritora Clara Savelli compartilhou algumas dicas sobre como ser escritor de livros no Blog da Intrínseca. Confira abaixo um apanhado das dicas de Clara.

1 – Paciência e persistência

A primeira dica de Clara é: seja uma pessoa paciente, afinal, o sucesso não acontece de repente. Além disso, também é necessário persistir, mesmo quando você desanimar e sentir que não vale a pena. 

Isso porque, você não se tornará um ótimo escritor da noite para o dia. Também não se tornará um ótimo escritor se parar no meio do caminho. Assim como em todas as profissões, existe uma estrada a ser percorrida, até alcançar o que você almeja profissionalmente. 

2 – Ler muito é essencial

Segundo Clara, é muito importante ler – e muito – todo tipo de livro. Desde literatura, até mesmo livros técnicos. Existem muitos livros que abordam dicas literárias e que podem te ajudar, e muito, nesse percurso de com ser um escritor de livros. ]

Livros que falam mais sobre a jornada do herói e relatos de autores consolidados, revelando mais sobre o seu processo de escrita, são uma ótima pedida. 

3 – Divulgue seus textos e trabalhos

Para que seu trabalho seja notado, você precisa mostrá-lo ao mundo. Organize os seus textos, entenda qual é o melhor local para divulgá-lo e então, faça-o! Muitos escritores compartilham seus textos ou trechos em suas redes sociais. Dessa forma, você engaja o seu público e já começa a chamar mais atenção. 

4 – Cursos e eventos de literatura

Como em qualquer outra profissão, é importante se manter atualizado. Faça cursos – presenciais ou online – sobre escrita criativa, ou qualquer assunto relacionado a escrita. Nestes cursos, além de se aprimorar e conhecer mais técnicas, você também estará em contato com profissionais da área e com o mercado de trabalho. 

Além de marcar presença em cursos, participe também de eventos literários. Nestes eventos, você consegue bater um papo com escritores, e entender mais sobre o mercado. Fazer networking e trocar figurinhas é muito importante. Se não existem eventos literários na sua cidade, que tal criar um?

Faça uma parceria com alguma livraria ou com a biblioteca da sua cidade. Pode ser uma boa experiência. 

5 – Tenha amigos escritores

Conversar com outros escritores, em diferentes momentos de carreira, podem te ajudar e muito! Provavelmente, algum escritor já passou pelo momento que você está passando agora, e pode te ajudar a conhecer melhor o “caminho das pedras”. Melhor ainda se você tiver amigos escritores, ou um círculo de amigos escritores.

Deixe a vergonha de lado, e mande uma mensagem para seu escritor favorito. Escolha alguma dúvida que você possui e faça a pergunta. Se ele não responder, tenha paciência e mande a pergunta para outro escritor. É provável que alguém irá te responder. 

6 –  Escreva. Escreva muito e sempre!

Uma outra dica super valiosa de Clara é: escreva muito e escreva sempre! Criar o hábito de escrever é muito importante para quem quer ser um escritor. Escrever muito te trará prática e irá melhorar a forma como você escreve.

Então, não tenha preguiça. Tenha seu objetivo em mente, e escreva de forma constante. Somente a prática te fará um bom escritor. 

7 – Lembre do que motiva você a escrever

A última dica de Clara, e não mais importante é: nunca esqueça o que te fez começar a escrever. Quando você desanimar, ou achar que não vale mais a pena, lembre-se do motivo que o fez começar. Se o seu motivo é fama, dinheiro ou sucesso – talvez você deva repensá-lo.

Mas se o seu objetivo é fazer o que você ama, então respire fundo e entenda que as fases ruins passam. Seu momento vai chegar.

8 – Faça um diário

Outra dica bem interessante e praticada por muito escritores é fazer um diário. Ou seja, escrever sobre o seu dia a dia, as atividades e encontros, em um caderno. Em outras palavras, deixar tudo registrado, ao seu estilo. Muitos destes textos podem ser transformados em crônicas ou obras literárias de ficção, por exemplo. O diário pode ser o ponto de partida para a produção de livros.

9 – Crie e abasteça um blog

Você já penso que os textos extraídos do velho diário podem ser divulgados em um blog? Na verdade, um blog na internet é a maneira mais fácil de deixar públicos seus textos, antes mesmos de serem publicados em forma de livro ou outro formato. É no blog que você pode criar um repositório de textos e exibir seu estilo e talento. A vantagem é que o blog será de sua responsabilidade. Ou seja, você terá autonomia para publicar e editar o que quiser.

Com essas dicas, você já tem tudo para começar a escrever. Continue acompanhando o Blog Vai de Bolsa e não perca nenhum conteúdo.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.