Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Cursos mais concorridos na Fuvest: confira quais são

Se você vai prestar vestibular e quer saber quais os cursos mais concorridos da Fuvest, esse texto pode ser muito útil. Saiba que a primeira fase do vestibular 2020 aconteceu no dia 24 de novembro e a edição contou com 129 mil inscritos. Se você é um desses candidatos que concorre a uma vaga em um dos maiores vestibulares do Brasil, é importante ir se preparando para saber como está o nível de concorrência do curso que você deseja estudar. Neste post, vamos listar quais são os cursos mais concorridos da Fuvest e descubra mais sobre esse importante vestibular.

Saiba que a Fuvest é a porta de entrada para estudar na Universidade de São Paulo (USP). O vestibular é dividido em duas etapas e oferta um total de 106 carreiras, divididas em um total de 182 cursos para ingressar em uma futura graduação na Universidade de São Paulo.

Se você prestou vestibular para a Fuvest, saiba que no dia 25 de novembro foi divulgado o gabarito oficial. Desse modo, você já pode conferir como foi o seu desempenho na primeira fase do concurso e se preparar para a fase seguinte.

Confira!

Os cursos mais concorridos da Fuvest

A edição do vestibular 2020 contou com um dos maiores números de inscritos da história. Além disso teve uma abstenção de 7,9%, o que significa uma leve diminuição em relação a edição anterior que obteve um número de 8,1% de candidatos que não foram realizar o exame.

Isso quer dizer que o nível de concorrência passa a ser um pouco mais elevado, pois conta com um aumento razoável no número de participantes. Além do grande número de inscritos, a Fuvest divulgou também quais as carreiras com o maior número de inscritos, nesse caso, candidatos por vaga.

Um dos fatores que fez com que aumentasse o número de candidatos por vaga foi a iniciativa da USP ao buscar o diálogo com o público-alvo, através do programa “Vem pra USP!”.

Além disso, a Fuvest aumentou o prazo de inscrição para 40 dias e ampliou um outro programa interessante chamado “USP e as profissões”.

Portanto, houve também um investimento da Universidade de São Paulo, que atraiu milhares de novos inscritos, fazendo com que esse seja um dos maiores vestibulares do Brasil, perdendo apenas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Veja a seguir os cursos mais concorridos da Fuvest:

1- Medicina

Esse é o curso mais concorrido em todos os vestibulares e para o da Fuvest não seria diferente. As três graduações de Medicina tiveram o maior número de inscritos.

De acordo com o site da instituição, esse curso conta com 129,46 inscritos por cada vaga no campi São Paulo, em seguida vem Medicina Bauru, com 124,21 candidatos por vaga e logo após, Medicina Ribeirão Preto, com 89,04 candidatos por vaga.

Quem deseja ingressar nesse curso, deverá suar muito a camisa para a segunda fase.

2- Psicologia

De acordo com o site da Fuvest, o curso de Psicologia aparece em quarto lugar com um total de 73,67 candidatos por vaga. Se você deseja estudar a mente e o comportamento humano, terá que se esforçar bastante na segunda fase.

3- Relações Internacionais

Logo em seguida, ocupando a quinta posição entre os cursos mais concorridos da Fuvest, aparece o curso de Relações Internacionais. De acordo com a informação encontrada no site, esse curso teve uma média de 58,6 candidatos por vaga. Se você quer garantir o seu ingresso nesse curso, terá que estudar mais do que 56 candidatos.

4- Curso Superior Audiovisual

O curso que entra entre os dez mais concorridos da Fuvest é o Curso Superior Audiovisual. De acordo com a lista da instituição, esse curso conta com a média de 46,92 candidatos por vaga. Portanto, é preciso muito estudo para ingressar nessa carreira.

5- Psicologia (Ribeirão Preto)

O curso de Psicologia do campi Ribeirão Preto também aparece entre os mais concorridos. De acordo com o site da Fuvest, a média de candidatos por vaga é de 43,24. Para ingressar nessa graduação é preciso ter um bom desempenho nas duas fases do vestibular.

6- Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária também tem alto índice de candidato por vaga. Ele conta com a média de 42,91 inscritos por cada vaga ofertada, de acordo com o site da Fuvest. Portanto, se você deseja ser veterinário, é preciso dedicar algumas horas de estudos para ter um bom desempenho no vestibular.

7- Ciências Biomédicas

Para quem deseja ser biomédico também está concorrido o vestibular. De acordo com o site da Fuvest, esse curso conta com a média de 37,21 candidatos por vaga. Portanto, o curso de Ciências Biomédicas tem um índice bem alto de concorrência, desse modo, é preciso suar a camisa para garantir uma vaga.

8- Design

Quem deseja ingressar no curso de Design, também vai precisar se esforçar. De acordo com o site da Fuvest, a média de candidatos por vaga é de 32,36 inscritos.

Os cursos menos concorridos da Fuvest

Embora a Fuvest tenha um grande número de participantes, não quer dizer que não existam cursos com um relação menor entre volume de candidatos e vagas ofertadas. Veja a seguir 4 cursos que tiveram um menor número de inscrições:

1- Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental

O curso que teve o menor índice de inscritos foi o de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 1,61 candidatos por vaga. Caso você não tenha ido muito bem na primeira fase do vestibular, você pode se recuperar na segunda, não desanime.

2- Ciência da Informação (Ribeirão Preto)

O segundo curso da lista entre aqueles com o menor índice de inscritos é o de Ciência da Informação (Ribeirão Preto). De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 1,86 candidatos por vaga.

Se você prestou vestibular para esse curso e não está satisfeito com o desempenho, tenha pensamento positivo que você pode tirar o prejuízo na segunda fase do vestibular.

3- Engenharia de Biossistemas (Pirassununga)

Um dos cursos com o menor número de inscritos foi o Engenharia de Biossistemas do campi de Pirassununga.

De acordo com o site da Fuvest, esse curso contou com uma média de 1,98 candidatos por vaga. Se você prestou vestibular para esse curso e acha que não obteve um bom desempenho, não desanime, ainda há chances de correr atrás na segunda fase do vestibular.

4- Biblioteconomia

O quarto curso que aparece na lista como um dos menos concorridos é o curso de Biblioteconomia. De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 3,71 candidatos por vaga.

A segunda fase do vestibular Fuvest

Para quem segue no processo seletivo da Fuvest 2020, a data da prova da segunda fase já está disponível. Ela está marcada para o dia 5 de janeiro de 2020 para a primeira prova dissertativa, que conta com 10 questões de Português mais a Redação e para o dia 6 de janeiro de 2020, a segunda prova que aborda 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Para a segunda fase é importante você já ir se familiarizando com as leituras obrigatórias. Veja a seguir quais são elas:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • A Relíquia – Eça de Queirós
  • Mayombe – Pepetela
  • Sagarana – João Guimarães Rosa
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo
  • Minha Vida de Menina – Helena Morley

Vale lembrar que o importante para ir bem no vestibular 2020 é ter uma rotina permanente de estudos.

Desse modo, você tornará habitual e irá administrando o conteúdo aos poucos e assim captará mais conhecimento das disciplinas que devem ser estudadas.

Conclusão

E aí? Você vai prestar vestibular para um dos cursos mais concorridos da Fuvest? Se sim, boa sorte e mantenha a calma na hora do exame da segunda fase. O nervosismo pode ser um grande inimigo e fazer você cometer alguns erros que podem custar caro.

É importante lembrar que além da dedicação aos estudos, é importante dedicar algumas horas do dia para descansar, portanto, aproveite ao máximo esses momentos para chega no exame com uma boa disposição e tranquilo para enfrentar as questões.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.