O desenvolvimento profissional é um desejo constante de quem está no mercado de trabalho. No entanto, é comum as pessoas terem dificuldade de saber quando, onde, como e o quê começar a fazer para a carreira decolar.
Em outras palavras, desenvolvimento profissional é um termo bastante abrangente, que significa a busca por capacitação, treinamento e cursos na sua área ou em outras. Desse modo, o objetivo é crescer profissionalmente e, com isso, incrementar sua carreira.
Você pode buscar o desenvolvimento profissional de várias maneiras. Como por exemplo, utilizar seu tempo livre para fazer cursos online gratuitos, ou ainda investir mais pesado em uma capacitação de coaching.
Na prática, o seu desenvolvimento profissional também envolve uma série de mudanças de comportamento que podem favorecer a sua vida.
Dicas para o seu desenvolvimento profissional
Neste post, vamos dar 10 dias para você conquistar o seu e alcançar seus objetivos.
1 – Saiba dar valor aos feedbacks
Uma maneira de contribuir com o seu desenvolvimento profissional e que não custa nada é ouvir atentamente a avaliação dos seu chefe sobre o seu trabalho.
Sem levar para o lado pessoal, as dicas diretas e indiretas dos seus superiores ou até dos seus colegas de trabalho podem abrir caminhos para fazer você crescer profissionalmente.
Por essa razão, não leve esses feedbacks para o lado pessoal. Pelo contrário, saiba aproveitá-los a seu favor.
Os feedbacks não precisam ser apenas passivos. Ou seja, esperar para receber críticas ou sugestões. Você pode perguntar, ir atrás da visão de uma outra pessoa sobre o seu trabalho.
Com o feedback anotado, pode ser um primeiro passo para correr atrás de uma capacitação. Da mesma forma, é um caminho para melhoria de algum ponto no seu comportamento que tem impedido você de crescer profissionalmente.
2 – Seja fluente em outro idioma
Se você busca o desenvolvimento profissional por meio de um curso, mas está em dúvida sobre qual fazer, temos uma sugestão certeira.
Dominar um segundo – ou até um terceiro – idioma além do português é um diferencial importante para o seu currículo.
Muitas empresas, na hora de entrevistas e avaliação de candidatos, atribuem como diferencial a fluência em inglês ou espanhol, por exemplo. Isso porque esse conhecimento abre as portas para ampliar relacionamentos comerciais com pessoas de outras nacionalidades.
Ser fluente em outro idioma certamente fará você crescer profissionalmente. Além disso, é um conhecimento que você guarda para seu desenvolvimento pessoal. Quem não gosta de viajar para o exterior e conversar abertamente com os nativos locais?
Se você optar por esse caminho, as opções de capacitação e cursos são muitas. Há muitas escolas que oferecem cursos online, por app pelo celular, presencial, enfim, as opções são inúmeras.
Quer saber quais os idiomas mas fáceis de aprender? Leia aqui!
3 – Considere fazer uma segunda faculdade
Uma segunda graduação de nível superior, em uma área diferente da sua primeira, é uma saída bem interessante para o seu desenvolvimento profissional.
Certamente, a sua carreira ganhará uma nova motivação com um segundo diploma de nível superior. Isso porque esse conhecimento adicional abrirá mais portas para o mercado de trabalho. Serão mais oportunidades de emprego aparecendo.
Escolha por cursos abrangentes, que podem por sua vez complementar sua primeira formação.
Um exemplo é o curso superior em Administração, que engloba conhecimentos em muitas áreas aplicáveis a outras carreiras.
Estamos falando de áreas como empreendedorismo, financeiro, recursos humanos, marketing, entre outras. Outro curso interessante para uma segunda formação é o de Comunicação Social.
No entanto, tenha consciência que concluir uma segunda faculdade exigirá muita dedicação. São pelo menos mais quatro anos de universidade, com aulas, trabalhos e outras atividades diárias.
4 – Coaching para sua vida
Nos últimos anos, a formação em coaching tem atraído profissionais de qualquer área interessados em buscar desenvolvimento profissional. Em outras palavras, o coaching nada mais é do que um processo de autoconhecimento, com descobertas de potencialidades, novas habilidades e vocações.
Invariavelmente, o coaching também impacta na sua vida pessoal, nos seus hábitos, comportamentos e atitudes, em busca de um objetivo.
Por essas e outras razões, cursos e treinamentos em coaching tem atraído milhares de profissionais.
Para você ter uma ideia, o coaching cresceu mais de 300% no Brasil nos últimos quatro anos, segundo a Internacional Coach Federation (ICF). Além disso, movimentou mais de R$ 50 milhões.
5 – Tenha uma experiência fora do país
Outra oportunidade de desenvolvimento profissional é ter uma experiência fora do país. A mudança de ares de um país para outro, ao fim da jornada, resultará em uma bagagem preciosa para você crescer profissionalmente e melhorar na carreira.
Mas como conseguir esse tipo de experiência? São várias maneiras. Uma delas é fazer um intercâmbio. Se você já faz faculdade, aproveite para verificar se sua universidade mantém convênios com instituições estrangeiras para você poder estudar um período por lá.
Outro caminho é procurar uma agência de intercâmbio, empresas que têm contatos com organizações em outros países, inclusive, com seleções para trabalho remunerado no estrangeiro.
Há ainda a possibilidade de aprender um novo idioma por meio de um curso de curta duração no país escolhido. Outro caminho é estar atento aos processos seletivos de profissionais em empresas multinacionais ou com unidades em outros países além do Brasil.
6 – Cursos online gratuitos e valiosos
Se você busca o desenvolvimento profissional mas tem pouco tempo para se dedicar a isso, vá á internet. Você irá perceber que existem uma infinidade de cursos gratuitos online à espera de você, sobre os mais variados temas. Mas fique sempre atento na credibilidade do site acessado. Há muitos cursos bons disponíveis e que podem te ajudar na carreira.
Para você ter uma ideia, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) mantém a Escola do Legislativo, um organismo que oferece cursos Ead gratuitos de ótima qualidade. No site, podemos encontrar capacitações em Planejamento e Orçamento, Gestão por Competências, Noções de Liderança, entre outros. Procure cursos gratuitos também em instituições como o Sebrae, que oferece nada menos que 100 cursos online e gratuitos para decolar sua carreira. Aqui você confere outros cinco cursos gratuitos que oferecem certificado online.
7 – Aprimore sua inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das características mais procuradas pelas empresas em um profissional. Dificilmente é um fator que está escrito em algum currículo se a pessoa tem ou não tem. Porém, da inteligência emocional depende o seu desenvolvimento profissional. A inteligência emocional é a habilidade de controlar suas emoções e compreender a de outras pessoas. O objetivo é estabelecer relações saudáveis e adquirir maior qualidade de vida. De fato, o resultado vai refletir na sua carreira.
Hoje há escolas focadas em cursos na área de inteligência emocional. Podemos exemplificar a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie), que oferta capacitações nesse campo do conhecimento. O legal é que esse tipo de conhecimento é aplicado a qualquer pessoa e carreira.
8 – Invista em uma especialização na sua área
Se você gosta da sua área de trabalho mas procura crescer mais na carreira, uma especialização pode ser a solução. Em média, os cursos de especialização tem duração de dois anos e podem ser feitos de forma presencial ou a distância. As especializações são cursos complementares aos da sua graduação e servem para aprofundar e atualizar os seus conhecimentos.
Há também cursos de MBA (Master Bussiness Administration), voltados à área de negócios e empresas. As especializações são oferecidas tanto por instituições públicas como privadas. Saiba como encontrar a melhor opção de curso de especialização para você.
9 – Cuide bem do seu networking
Outra prática que não custa nada e vale muito para o seu desenvolvimento profissional é o networking. Ou seja, o relacionamento que você mantém com seus colegas de trabalho e amigos em geral.
Cada um deles tem uma bagagem de conhecimento que vale a pena ser compartilhada como aprendizado. Por outro lado, você também pode contar suas experiências.
Para você ter uma ideia, o networking é um dos principais fatores que levam as pessoas a participarem de eventos e feiras. Ou seja, para encontrar seus pares e trocar experiências. E, quem sabe, crescer profissionalmente e na carreira.
10 – Nunca pare de estudar
Para fechar esse artigo, talvez a seja a dica mais importante para o seu desenvolvimento profissional. Buscar capacitações, seja em cursos curtos, online, presenciais, graduações ou especializações, enfim, você sempre deve manter-se estudando e atualizando seus conhecimentos. Isso depende apenas de você, assim como o seu desenvolvimento profissional e sua carreira.