Saber qual a diferença entre diploma e certificado pode ser fundamental para você entender qual o seu objetivo profissional. Embora os dois tenham validade para o mercado profissional, existem várias diferenças naquilo que se refere à capacitação profissional. Nem todas entidades de ensino estão credenciadas a emitir um diploma. Se você quer ingressar rápido no mercado de trabalho, por exemplo, talvez um certificado seja o melhor caminho..
Diplomas e certificados também são assuntos comuns quando falamos de cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo, cursos técnicos ou cursos livres.
Veja a seguir qual a diferença entre certificado e diploma e saiba mais qual é o mais importante para a sua carreira.
As principais diferenças entre certificado e diploma
É importante ressaltar que cada um desses títulos têm uma importância significativa para a carreira. Mas as principais diferenças são aquelas que cada um deles capacita o profissional e a própria forma de obtenção.
Enquanto o diploma é um documento que permite ir além tanto na carreira formal de trabalho ou vida acadêmica, o certificado permite que você se especialize em determinada área e agregue valor ao currículo. Enquanto o diploma é um título strictu sensu, o certificado é um título lato sensu.
O que muda entre essas duas modalidades é justamente o grau de exigência para a obtenção. Pois o diploma deve ser regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto o certificado está isento de órgãos reguladores, pois o grau de complexidade é pequeno e o tempo de duração do curso é relativo e curto.
O que é um diploma?
Diploma é basicamente um título emitido por uma universidade ou faculdade. Desse modo ele é um documento formalizado que comprova a sua formação superior em um instituição de ensino desse nível. Além disso, somente instituições credenciadas pelo MEC podem emitir esse documento.
O diploma é um documento fundamental para confirmar a sua conclusão em uma graduação. Após obtê-lo, as empresas exigem um cópia dele para confirmar a sua capacitação em determinada formação. Vale lembrar também, que ele pode ser emitido nas seguintes modalidades de formação: bacharelado ou licenciatura e no nível tecnólogo.
Além dessas modalidades, ele é imprescindível para você dar continuidade aos estudos acadêmicos, pois é com ele que você consegue cursar uma pós-graduação, mestrado e doutorado.
Portanto, o diploma é o documento que atesta a conclusão do ensino superior e garante a você direitos que são destinados à carreira profissional, como o piso salarial, por exemplo.
O que é um certificado?
Basicamente, o certificado é o documento que atesta a sua participação em algum evento ou curso de curta duração. Desse modo, ele é um documento mais simples de ser obtido, ao contrário do diploma, que exige uma formação mais ampla e uma jornada acadêmica maior.
Mas o certificado é um complemento importante para a carreira. Ele pode servir também como uma forma de ingressar mais rápido no mercado de trabalho, enquanto o diploma não é obtido. Você pode fazer cursos online, por exemplo e ganhar uma certificação que pode agregar valor ao seu currículo.
A obtenção de um certificado pode ser feita através das universidades ou escolas e plataformas de ensino. Desse modo, não exige a obrigatoriedade de um órgão regulamentador como o MEC, pois a sua complexidade de formação é menor e a modalidade de título que ele obedece é a de lato sensu. Isso quer dizer que o certificado é dotado de um grau de especialização ou aperfeiçoamento.
Portanto, o certificado é uma titulação que pode ajudar você a ingressar no mercado de trabalho ou se especializar em algum curso que pode agregar valor a sua formação e ao seu currículo.
Quem pode emitir um diploma
Essa questão é muito importante. Saiba que somente uma universidade regulamentada pelo MEC está capacitada a emitir o título de diploma. Essa é uma das formas de controlar a qualidade de ensino prestada por essas instituições no Brasil.
As exigências que as universidades devem cumprir são inúmeras, como infraestrutura, formação e titulação dos docentes, material disponibilizado pelas bibliotecas, entre outros. Portanto, existem uma série de critérios que devem ser obedecidos pelas universidades. O primeiro passo que as instituições devem fazer para poder funcionar legalmente é ser credenciada pelo MEC.
Após ser credenciada, é dado o segundo passo, que é autorização desse órgão para oferecer os cursos. Para isso, o MEC avalia as seguintes questões:
- Organização didático-pedagógica
- O corpo docente
- O corpo técnico-administrativo
- Instalações físicas
Após o aval do MEC, a instituição poderá emitir um diploma válido para todo o território nacional. Portanto, é um processo bastante burocrático e necessário para a melhoria da qualidade do ensino superior.
Para saber se o curso de uma instituição é regulamentado ou não pelo Mec é bem simples. Para isso, basta acessar o portal e-Mec e inserir os dados do curso e da universidade nos campos designados. Além de saber se a instituição é autorizada, regulamentada e credenciada pelo MEC, nesse portal também é possível conhecer a nota que foi atribuída por esse órgão.
Quem pode emitir um certificado
A emissão do certificado lato sensu é feita na própria instituição de ensino, sendo ela reconhecida ou não pelo MEC. Desse modo, a obtenção de um certificado pode ser feita de diversas maneiras, através de instituições de ensino públicas ou privadas, plataformas online de ensino, entre outras.
Vale lembrar que para o certificado existem diversos tipos, como: MBA, projetos de extensão, pós-graduação e especialização. Sendo assim, cada uma dessas modalidades de ensino vão emitir um certificado de conclusão que constará a carga horária, a área de estudo e especialização, mais as disciplinas que foram estudadas durante o curso.
Qual a importância de ter um diploma reconhecido pelo MEC
Essa questão é fundamental para a aceitação do seu diploma no mercado de trabalho no Brasil. Pois um diploma de nível superior só é válido no território nacional se ele é emitido por uma instituição reconhecida pelo MEC.
Desse modo, ele tem maior visibilidade na hora da contratação e ainda garante a você a filiação nos conselhos, que é uma condição obrigatória para o exercício da profissão. Sem esse reconhecimento, médicos, enfermeiros, engenheiros, professores, entre outros não poderiam exercer sua profissão, por exemplo.
Diploma ou certificado, qual escolher?
Agora que você sabe mais sobre qual é a diferença entre certificado e diploma é importante ressaltar que a escolha por um ou outro vai depender do momento em que você está. Obviamente, o diploma permite ir além e garante a você diversos benefícios, um deles é a própria continuidade dos estudos acadêmicos, o que certamente fará de você um profissional muito diferenciado.
Em contrapartida, se você está buscando recolocação profissional, ingressar no mercado de trabalho ou incrementar o currículo buscando uma especialização, certamente a obtenção de um certificado será uma boa para você. Pois ele exige menos tempo de conclusão e ainda pode fornecer outra visão profissional para a carreira.
Sendo assim, ele também será uma etapa importante para a sua jornada, tanto profissional, quanto acadêmica, portanto, um caminho importante e seguro para adquirir mais conhecimento em uma determinada área, fazendo de você um profissional mais capacitado.
Chegou a hora de decidir
Ao saber mais sobre qual a diferença entre certificado e diploma, cabe a você decidir qual se encaixa mais no seu perfil e momento de vida. Vale lembrar que cada um indica um caminho a seguir na carreira e ainda pode trazer mais satisfação no trabalho. O que importa é buscar a excelência naquilo que faz e é somente essa busca pela capacitação é que faz alguém ser diferenciado no ofício que exerce.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidade, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.