Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso de Produção Fonográfica: saiba tudo sobre a área

Quando você coloca um fone de ouvido para escutar sua música favorita, ou ainda vai ao cinema assistir a um filme, muito dessa experiência se deve ao trabalho do produtor fonográfico. É aquele profissional que opera estúdios de áudio e é responsável pela qualidade e edição das obras musicais. Nesse sentido, se você sempre sonhou em trabalhar com música, principalmente, nos bastidores, ou até ser um DJ profissional, precisa saber como é o curso de Produção Fonográfica. Diferente do produtor audiovisual, o produtor fonográfico é um profissional focado nas tecnologias de gravação e produção do som. Em outras palavras, estamos falando de toda a cadeira que envolve a indústria fonográfica, que vai desde a produção de um disco até a criação de trilhas para festas, filmes e comerciais na TV. Como você pode ver, o mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo. Nesse caso, se você se interessa pela área, o primeiro passo é saber como é o curso de produção fonográfica. Para começar, saiba que essa formação pode ser técnica ou tecnóloga. Ou seja, de curta duração. Saiba mais detalhes no decorrer desse post.

Quais são as atividades de um produtor fonográfico

Antes de conhecer o curso de produção fonográfica, vamos falar sobre as principais atividades desse profissional. Em primeiro lugar, o produtor fonográfico trabalha com a produção e gravação de músicas e outros produtos fonográficos. Estamos falando aí de uma gama grande de possibilidades, como livros falados, vinhetas para comerciais de rádio e TV, além de efeitos sonoros. Em segundo lugar, atua em todas as frentes dessa produção. Pode ser considerado uma área para quem gosta de artes, uma vez que é necessário estar antenado às tendências de cada segmento. Há muito trabalho por trás de uma música. Ou seja, o produtos fonográfico é responsável por todas as etapas da produção musical. Isso compreende desde o planejamento do disco até a edição final das músicas. O trabalho passa ainda pela edição, ordenamento e definição dos arranjos. Na produção de um disco, esse profissional atua em contato direto com os músicos em um estúdio, por exemplo. Após a finalização de uma obra fonográfica, esse profissional tem campo de atuação também como produtor executivo. Isso quer dizer que não basta apenas ter um disco ou trabalho em mãos. É preciso fazer a distribuição e comercialização da obra. Você pode ter certeza que o produtor fonográfico também está presente na produção sonora de eventos, filmes, desfiles de moda, faixas comerciais de rádio, televisão e até em sites da internet. Há pouco tempo, o produtor fonográfico trabalhava de forma fixa em produtoras, estúdios e gravadoras. No entanto, hoje é um profissional requisitado para atuar diretamente junto a artistas e diretores. Em outras palavras, a ausência de um produtor fonográfico pode comprometer seriamente o resultado final de um disco, filme, evento ou qualquer outra ação que envolve música.

Mercado de trabalho da produção fonográfica

Como falamos anteriormente, a atuação do produtor fonográfico é obrigatória para trabalhos profissionais que envolvem música. No entanto, é uma área que passar por mudanças constantes em virtude da atualização tecnológica. Na verdade, a produção fonográfica é bastante favorecida com os avanços da tecnologia. Isso porque, com a decadência das vendas de CDs, estão em alta outros formatos de áudio, como o streaming. Apostando na criação e distribuição de música e vídeo pela internet, o mercado de trabalho para o produtor fonográfico está muito atrativo. A previsão otimista é que essa indústria dobre de tamanho até 2020, segundo a Universal Music Brasil, um dos principais estúdios do país. Isso abre muitas portas para o produtor audiovisual, o que também depende de estar sempre ligado nessas novas tecnologias. Outra área com grandes oportunidades para esse profissional é a de games. Isso porque a indústria dos games já se aproxima em faturamento da indústria do cinema. E isso é um prato cheio para o produtor fonográfico. Esse profissional ainda pode ser o braço direito de músicos, cineastas, publicitários e diretores de eventos culturais. O produtor fonográfico também pode ser um DJ profissional. Isso significa não atuar apenas em shows ou ser algum DJ famoso. Pelo contrário, muitos estabelecimentos como bares, casas noturnas e restaurantes precisam de pessoas capacitadas para ambientação sonora. Nesse sentido, há oportunidades em todas as partes do Brasil, principalmente, no eixo Rio-São Paulo. Nesse contexto, ainda há possibilidade de trabalhar como autônomo ou freelancer.

O curso de Produção Fonográfica

Nas instituições de ensino, é possível encontrar cursos técnicos ou tecnólogos de produção fonográfica. Ou seja, com uma média de dois anos de duração. Tanto um como outro prepara o estudante para trabalhar com softwares e aparelhos de mixagem digitais e analógicos. Esses equipamentos são utilizados para registro sonoro, edição e pós-produção das músicas. A parte prática da grade curricular prevê aulas em estúdios de gravação e laboratórios de música. É comum encontrar entre as disciplinas técnicas de gravação, processamento de áudio e acústica em ambientes fechados e ao ar livre. Além a parte prática, o aluno também estuda as leis que envolvem a produção fonográfica, noções de marketing e divulgação das faixas, além da distribuição do material.

O que estuda o futuro Produtor Fonográfico

Outras disciplinas comumente encontradas no curso são:
  • Música e mixagem
  • Percepção musical
  • Tecnologia musical
  • Música e imagem (videoclipe)
  • Noções de instrumentação e arranjo
  • Produção de shows e eventos
  • Desenvolvimento de produtos
  • Direito Autoral
  • Divulgação musical
  • Ferramentas de gravação
  • Gravação em estúdio
  • Marketing musical
  • Processos de pós-produção de mixagem

Quanto ganha um produtor fonográfico

Segundo levantamento realizado no site salario.com.br, com base em dados do Caged, um tecnólogo em produção fonográfica ganha em média R$ 2.790,78 no mercado de trabalho no Brasil. Isso para uma jornada de trabalho padrão de 43 horas. O mesmo site aponta o teto de remuneração da categoria em pouco mais de R$ 4 mil. Isso levando em conta o registro em carteira de trabalho, o que pressupõe as normas da CLT. Claro que esses valores podem variar a cada região, e também em cada segmento de atuação do profissional. Imagine a remuneração de um produtor fonográfico que atua em grandes produções cinematográficas nacionais ou estrangeiras. Ou ainda o produtor que atua junto a artistas famosos da música.

Gostou da área de produção fonográfica?

Com a leitura desse post, você pode perceber que a produção fonográfica e audiovisual de forma profissional depende de pessoas altamente capacitadas. Além disso, viu que o curso de produção fonográfica leva muito em conta os avanços tecnológicos e os novos equipamentos na área. Ou seja, mesmo com esse diploma no currículo, você precisará ficar antenado as novidades tecnológicas da área. O legal também é que o curso abre portas para inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Até a de DJ profissional! Para ser DJ, não basta somente gostar de música, pelo contrário! Falamos também das possibilidades na área de games e até aproveitando a onda do streaming, por exemplo, em podcasts. Fique por dentro de mais informações sobre cursos, mercado de trabalho e oportunidades para sua vida profissional no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.