Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que faz um Técnico de Enfermagem: veja onde atua e como é o curso

O que faz um técnico de enfermagem

Para quem procura garantir emprego com boas condições financeiras e chances de crescimento, o curso de técnico de Enfermagem é uma boa escolha. Mas o que faz exatamente um técnico de Enfermagem? Qual o salário? Como é o curso? Qual a diferença entre um técnico e um enfermeiro? O que o técnico de enfermagem não pode fazer? Estamos aqui para responder a essas perguntas!

O técnico de Enfermagem é o profissional que cuida das funções mais básicas em uma instituição de saúde. Suas funções tem mais a ver com o ambiente de trabalho, suas condições de segurança e higiene. O curso técnico em Enfermagem garante um diploma de nível médio. É um curso rápido, para quem quer iniciar uma carreira ou simplesmente melhorar a remuneração. Dessa forma, você pode depois complementar com outras formações.

Se você precisa concluir o ensino médio e quer começar uma carreira na área da saúde, mas precisa trabalhar, essa opção é muito conveniente. Portanto, se você quer saber como e onde atua um técnico de Enfermagem e as atividades que desempenha, fique atento neste post.

Leia mais: Conheça 6 cursos técnicos na área da saúde

Técnico x Auxiliar x Enfermeiro: qual a diferença?

Uma dificuldade comum para quem considera fazer um curso na área da saúde é diferenciar estes três profissionais. Afinal, todo mundo conhece o trabalho de enfermeiros e médicos. Mas, o que fazem estes “outros” dois? Para que possamos explicar, vamos pensar na rotina de um hospital. O médico atende e faz diagnóstico, enquanto o enfermeiro cuida da atenção aos pacientes. Nos casos mais simples, o auxiliar entra com tarefas como preparar os pacientes para consultas, orientado por enfermeiros.

O técnico entra em cena nos casos de média e alta complexidade. Isso porque eles exigem maior atenção ao ambiente de trabalho. Daí a necessidade de um profissional especializado. Pacientes em coma, gestantes, pessoas com queimaduras, por exemplo, demandam muitos cuidados que escapam às funções de um médico ou enfermeiro. Sem o técnico de enfermagem, estes atendimentos não podem ser feitos com excelência.

Por fim, convém diferenciar o técnico e o auxiliar de enfermagem. O primeiro tem foco no ambiente de trabalho. Além disso, é necessário em casos de média/alta complexidade. É formado em um curso técnico, de nível médio. O segundo trabalha mais diretamente com as pessoas e está presente nos casos mais simples. O curso não conta nem como nível superior, nem nível médio. Esse é um detalhe importante, pois muitos concursos pedem algum diploma nesses níveis de ensino.

Como e onde atua o técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem é o profissional habilitado para dar assistência a pacientes em ocorrências de média e alta complexidade, sempre sob a supervisão de um enfermeiro ou equipe médica. Um exemplo da atividade do técnico é no suporte a pacientes no pré e pós-operatório, em centros cirúrgicos. Entre as atividades, o profissional fica responsável pela higiene e segurança de uma sala cirúrgica, por exemplo.

Por essa razão, a área de atuação do técnico é muito grande, e se estende a maternidades, clínicas e consultórios médicos, ONGs, casas de repouso, unidades básicas de saúde e demais instituições da área. É importante frisar que um técnico de Enfermagem estará sempre sob supervisão de um Enfermeiro. Ou seja, se você procura um cargo de gestão na área, um liderança de equipe, fazer um curso de graduação em Enfermagem é o melhor caminho.

Veja abaixo um resumo de atividades desempenhadas pelos técnicos de Enfermagem:

  • Administração de remédios: os técnicos tem habilitação para aplicar medicamentos injetáveis, e também fazer o controle de remédios orais aos pacientes;
  • Assistência ao plantão médico: o profissional faz o suporte aos médicos em pronto-socorro, fazendo a triagem de pacientes, aferindo a pressão e administrando medicações;
  • Exames: o técnico de enfermagem faz a coleta de materiais para exames médicos, em clínicas e laboratórios, como sangue, por exemplo;
  • Pré e pós-operatório: como já falamos, o técnico faz a organização e higiene de um centro cirúrgica, e ajuda no pós-operatório junto ao paciente;
  • Equipamentos hospitalares: as ferramentas e utensílios utilizados por médicos em uma cirurgia são preparados antes do procedimento pelos técnicos em enfermagem;
  • Vacinação: aplicação de imunizantes em crianças e adultos;
  • Primeiros socorros: atendimentos de pacientes que exigem cuidados urgentes.

Curso de Técnico de Enfermagem

Como todo curso técnico, esse dura cerca de dois anos e garante um diploma de ensino médio. Além disso, você precisa realizar um estágio para se formar. Gostar de ciências é algo que vai te ajudar muito no curso. Você vai estudar um bocado sobre o corpo humano, além de micróbios e outros conteúdos de biologia. Da mesma forma, você vai ter que estudar um pouco dos princípios éticos e das leis que regem a profissão.

Aqui estão algumas matérias comuns do curso Técnico de Enfermagem:

  • Anatomia;
  • Bioética;
  • Farmacologia;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Relações humanas;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde da criança e adolescente.

Enfim, o estágio obrigatório tem cerca de 600 horas e é feito em uma instituição de saúde.

Leia mais: Tecnólogo em sistemas biomédicos: união de áreas em favor da saúde

Curso técnico: vale a pena?

Você deve estar se perguntando: o que é melhor? Fazer um curso técnico ou investir numa graduação? Como para muitas coisas na vida a resposta para isso é: depende. A graduação é um esforço de médio prazo. São quatro ou cinco anos dedicados a estudar uma profissão ou área do conhecimento. Isso geralmente significa um salário maior – é o caso da enfermagem. Algumas pessoas têm recursos para fazer esse investimento. Outras, não.

Se você quer ou precisa entrar rápido no mercado de trabalho, o curso técnico talvez seja a melhor opção. Isso porque são cursos mais curtos e, em geral, preparam bem para o mercado. Outro fator é que nem sempre a graduação garante emprego. Desse modo, além do tempo temos o risco associado ao investimento no ensino superior. Não significa que seja uma opção ruim, mas é um fator a ser levado em consideração.

É legal ressaltar que não são duas alternativas excludentes. Você pode fazer o curso técnico e, depois, com mais recursos, investir numa graduação.

O que faz um técnico de enfermagem
O que faz um técnico de enfermagem

Curso Técnico de Enfermagem a distância

Quem procura um curso técnico, em geral, busca duas coisas: economia e praticidade. Assim, a modalidade EaD é muito procurada. É uma opção barata, economiza o deslocamento e tem todos os benefícios que estudar em casa traz.

Porém é preciso saber escolher. Afinal, nem todas as instituição são iguais. Elas variam em termos de professores, recursos didáticos e outros fatores. É preciso também escolher uma instituição registrada no Ministério da Educação (MEC), pois sem ele seu diploma vale menos.

Mercado de trabalho

Considerando o que faz um técnico de enfermagem, você deve imaginar que não é difícil arranjar emprego. Caso positivo, tem toda razão! Essa é, aliás, uma das maiores vantagens do curso. De fato, são poucas as carreiras em que você sai do ensino médio e têm tanto empregos. Tanto o setor privado quanto o público contratam muitos técnicos de enfermagem.

Assim, você pode ser contratado em maternidades, UTIs, hospitais, centros cirúrgicos e qualquer instituição de saúde de média/alta complexidade. Dificilmente você vai ficar de fora. Além disso, temos o fator pandemia. Obviamente, a área da saúde está em alta e profissionais de todas as áreas são necessários. Porém, o técnico de enfermagem lida com condições sanitárias do ambiente de trabalho – uma preocupação constante nestes tempos.

Salário

A remuneração de um técnico de enfermagem é, em média, cerca de R$ 1.800, próximo ao salário médio brasileiro. O teto, no entanto, pode chegar a R$ 3.400, conforme a experiência e qualificação do profissional. Isso é considerado um salário bom para profissionais com diplomas de ensino médio, frequentemente no primeiro emprego. Considerando a alta empregabilidade, também não é difícil conseguir experiência na área.

Outro fator a ser levado em consideração é que você pode usar isso como um trampolim para, por exemplo, uma carreira como enfermeiro ou auxiliar de enfermagem. Nesse caso, a experiência como técnico de enfermagem pode ajudar muito na empregabilidade.

Leia mais: Curso técnico em Farmácia: vale a pena fazer?

Perfil de um técnico de enfermagem

Quando se fala em profissionais da saúde, devemos ter em mente a dimensão humana da atividade. Isto é: você vai estar em contato com pessoas em situações muito delicadas, que exigem sensibilidade e empatia. No caso específico do técnico de enfermagem, a limpeza e organização são fundamentais. Afinal, esses aspectos do ambiente de trabalho são críticos para sua atuação.

Enfim, justamente por causa da dimensão humana, é preciso de um pouco de preparo emocional. É importante, nesse sentido, ter a mente aberta para aprender com o trabalho.

Conclusão: curso técnico ou graduação?

O curso de Técnico de Enfermagem é uma boa pedida para quem quer começar um carreira na área da saúde. É uma profissão de grande empregabilidade e, mesmo no começo, oferece um salário decente para o nível de qualificação. Nada impede, no entanto, que você busque complementar sua formação com o tempo, como dissemos lá em cima. Na verdade, esse começo pode servir como base para outras possibilidades. Uma delas, por exemplo, é a “dobradinha” emprego e faculdade EaD.

Uma boa pedida para esse complemento na formação é iniciar uma graduação em Enfermagem. É um curso com duração de quatro anos e mais denso em relação às disciplinas, com uma preparação ampla na área. Além disso, os níveis de remuneração são maiores em relação aos do técnico de enfermagem.

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão e o curso de Técnico em Enfermagem, já pode começar a procurar opções de curso. Aqui no blog temos posts que mostram opções e vão te ajudar nessa decisão. Uma jogada inteligente é tentar conseguir uma bolsa de estudos, caso você seja um estudante de baixa renda. Se você não sabe por onde começar a procurar, nós também temos informações úteis.

Por fim, você pode querer olhar outras opções de cursos técnicos e acompanhar os posts do blog para mais informações que podem te ajudar a construir sua carreira.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.