Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Instituto Militar de Engenharia: saiba como são os cursos e o ensino

Se você gosta de ciências exatas e quer estudar em uma instituição de ensino mais tradicional, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma boa opção. O instituto oferece uma formação profissional bastante sólida e uma ótima opção de carreira. O IME faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que é diretamente ligado ao exército brasileiro. Em outras palavras, é responsável pelo ensino superior de engenharia e pela pesquisa básica na área das ciências no Exército nacional.

A tradição desse instituto vem do reconhecimento em todo o território nacional e da excelência no ensino prestado aos alunos. Essa referência faz com que essa faculdade de engenharia seja uma das mais importantes do país.

Veja a seguir mais informações sobre o Instituto Militar de Engenharia e fique por dentro dessa importante instituição de ensino do Brasil. Além disso, vamos falar sobre as formas de ingresso caso você tenha interesse. Mas já adiantamos: é um dos vestibulares mais difíceis do país.

Leia mais: O que é preciso para seguir uma carreira militar

O Instituto Militar de Engenharia

O instituto foi fundado no dia 17 de dezembro de 1792. Até então são 226 ano de ensino e essa é considerada a primeira escola de engenharia da América Latina. Devido a grande tradição e excelência, o Instituto Militar de Engenharia é reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Conta com um corpo docente de professores mestres e doutores com formação em renomadas universidades internacionais.

Além disso, o IME mantém curso de mestrado e doutorado para civis e militares. Para ingressar em uma dessas modalidade de pós-graduação, basta realizar o processo seletivo relativo ao concurso de admissão do Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

O Instituto Militar de Engenharia é herdeiro direto da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792, no Rio de Janeiro.  Além de ser uma das mais antigas, faculdade de Engenharia do IME também é considerada uma das maiores do mundo.

Além disso, o vestibular para o Instituto Militar de Engenharia é considerado um dos mais difíceis do país. Tanto pela relação candidato por vaga, quanto pelo nível de dificuldades das provas e a seleção exige uma rigorosa preparação dos candidatos.

Para você ter uma ideia, do IME nasceu o ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Também outra instituição de ensino com o mesmo rigor de exigência tanto do processo seletivo. E com amplo reconhecimento na formação de profissionais dessa área no Brasil.

Quais as engenharias oferecidas

Para quem é jovem e deseja cursar um curso de engenharia reconhecido, no IME, é possível encontrar diversas especialidades. Confira a seguir:

Os cursos têm duração de 5 anos e obedecem a modalidade de bacharelado. Sendo assim, o graduando terá plenas condições de atuar no mercado de trabalho.

E também terá um diploma de uma instituição bastante reconhecida. Isso quer dizer que o engenheiro graduado no IME terá as portas abertas para futuras propostas de emprego.

Como funciona o processo de admissão

Para poder participar do processo seletivo, é preciso obedecer a alguns requisitos básicos. Entre eles, ser brasileiro, ter cursado o ensino médio e ter uma idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos para alunos da reserva (aqueles que não desejam seguir carreira militar). Ou ainda a idade mínima de 16 anos ou máxima de 21 anos para alunos da ativa (aqueles que desejam seguir carreira militar).

Obedecendo a esses pré-requisitos, é importante lembrar que o processo seletivo do IME também é aberto para mulheres. Elas concorrem a um mesmo número de vagas, sem distinções, conforme funciona com outros concursos militares.

Para participar do processo seletivo, basta fazer a inscrição no próprio site do Instituto Militar de Engenharia e preencher os campos com os seus dados. O vestibular para o IME consiste em duas fases e é feito nacionalmente.

A primeira fase é a que o candidato deve responder uma prova que contém 40 questões, sendo elas 15 de matemática, 15 de Física e 10 de Química. A segunda consiste em 5 provas discursivas, de matérias específicas, como: Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

Exceto para a prova de Português e Inglês, que são realizadas no mesmo dia, as demais são feitas uma a cada dia. Portanto, o vestibular do IME é feito em duas etapas, que soma um total de 5 dia para a realização completa do processo seletivo.

Locais das provas

Confira a seguir as cidades e estados onde são realizadas as provas:

  • Belém – PA;
  • Belo Horizonte  –  MG;
  • Brasília – DF;
  • Campinas –  SP;
  • Campo Grande –  MS;
  • Curitiba –  PR;
  • Fortaleza – CE;
  • Goiânia – GO;
  • Juiz de Fora –  MG;
  • Manaus – AM;
  • Porto Alegre – RS;
  • Recife – PE;
  • Rio de Janeiro – RJ;
  • Salvador –  BA;
  • São José dos Campos – SP;
  • São Paulo – SP;
  • Teresina – PI;
  • Vila Velha –  ES.

Após o aluno receber a convocação de aprovação, deverá se apresentar ao Instituto, no Rio de Janeiro. Lá, passará por um período de adaptação em regime de internato por aproximadamente duas semanas. Essa etapa consiste em uma série de avaliações físicas e médicas que também podem excluir o aluno do curso de graduação.

Isso torna o ingresso no curso ainda mais difícil. Portanto, não basta estar apto intelectualmente para estudar no Instituto Militar de Engenharia. É fundamental estar coma saúde física em dia, caso contrário, será impossibilitado de obter o diploma do IME.

Após confirmada a aptidão física, o candidato torna-se então aluno do instituto e receberá também a instruções e atividades militares apenas no primeiro ano. Isso caso tenha optado pela carreira de reservista.

Em seguida, passa a ser aspirante a Oficial da Reserva e é desobrigado das atividades militares, dando continuidade apenas aos estudos acadêmicos.

Benefícios para alunos da ativa

Durante a inscrição, o candidato pode optar se deseja seguir carreira militar ou não. Caso deseje seguir nessa carreira, no caso, ser aluno da ativa, é possível gozar de alguns benefícios:

  • Alimentação;
  • assistência médica e odontológica;
  • alojamento (para os que necessitarem);
  • Ajuda de custo mensal.

Portanto, essa pode ser uma ótima opção de estudar e ter toda a ajuda possível para concluir a graduação com o apoio que a instituição oferece.

Pós-graduação

Se você é graduado em engenharia e deseja se especializar ou se aprofundar em uma modalidade stricto sensu, o IME oferece titulação de mestrado ou doutorado. Tanto para civis, quanto militares e para ambos os sexos.

Os cursos são gratuitos e, para os candidatos civis, existe a possibilidade de bolsas de órgãos governamentais como CNPq, Faperj, e outros. Para isso, é preciso consultar a coordenação do curso e verificar como obter as respectivas bolsas.

Se você deseja se especializar em Engenharia de Transportes ou Engenharia Nuclear, saiba que no IME é possível seguir para esse caminho acadêmico.

Conclusão

Para você que é jovem e tem o sonho de estudar em uma escola com nível de excelência e tradição de ensino, o IME é uma opção. Para isso é preciso se dedicar e ter uma rotina eficiente de estudos. Principalmente, pelo nível de dificuldade do vestibular.

Após conseguir a aprovação no curso, você será levado a outro patamar de educação e terá uma formação muito sólida e respeitada dentro do campo da engenharia. Isso pode garantir a você uma carreira excepcional como engenheiro. Fazendo de você um profissional muito diferenciado no mercado de trabalho.

Portanto, não deixe de se dedicar nos estudos e de acreditar no seu potencial. Aliado a tudo isso, cuide também da saúde, pois o teste físico pode ser a “casca de banana” e jogar por água abaixo o seu sonho de ter uma formação de excelência.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.