Objetivo para currículo: saiba como definir e escrever

A busca por uma oportunidade de trabalho é algo que nos deixa apreensivos e, por isso, elaborar um currículo que chame a atenção dos recrutadores é algo imprescindível. Deixar claro sua formação e experiência são pontos importantes, mas lembre-se que o objetivo para o seu currículo também deve ser feito com muita clareza para atrair o RH.

Nesse conteúdo do Vai de Bolsa, vamos te mostrar como fazer um objetivo da maneira certa. Você deve, por exemplo, apresentar o que você busca em um emprego, para qual vaga está se candidatando e como valorizar suas experiências, mesmo que você esteja começando agora.

Vamos lá aprender como fazer?

Leia também: Currículo de Jovem Aprendiz: aprenda como montar o seu

O que é um curriculum vitae?

A expressão Curriculum Vitae vem do latim e pode ser traduzida como a trajetória da vida profissional, pois vitae significa vida e curriculum tem o sentido de trajetória, curso ou carreira. Também chamado apenas de CV ou currículo, ele traz uma síntese de tudo que você já fez até agora.

Em resumo, trata-se de um documento que contém informações a respeito da formação acadêmica, experiências profissionais, qualificações e habilidades de uma pessoa.

Tanto um currículo para seu primeiro emprego quanto qualquer outro, deverá contemplar alguns requisitos considerados obrigatórios:

  • Informações pessoais;
  • Objetivo profissional;
  • Formação acadêmica;
  • Idiomas;
  • Cursos extras;
  • Informações adicionais.

Nós vamos te ajudar, explicando item por item de como elaborar um currículo. Assim ficará fácil!

Qual a importância de um objetivo para o currículo?

O primeiro item que o recrutador vai olhar no seu currículo é o objetivo Portanto, caso ele não esteja de acordo com a vaga que você está querendo, por exemplo, seu currículo vai direto para a lixeira. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Os recrutadores levam em média 10 segundos para analisar se irão continuar lendo ou não. Para se ter ideia, a cada 100 currículos, somente 15 são lidos até o fim. Então, de que adianta fazer inúmeros cursos e se especializar, se ninguém vai ao menos saber do que você é capaz?

Qual seu objetivo profissional?

Essa pergunta deve estar clara na sua mente para, assim, poder buscar as vagas de acordo com suas aspirações relacionadas à sua carreira. Ou seja: o que você quer ser e fazer profissionalmente?

Quando você consegue definir isso, fica mais fácil escrever o objetivo para o seu currículo. Definir metas te ajuda a direcionar seus esforços para alcançá-la. E, desta forma, enviar seu currículo para lugares que tenham uma chance maior de conseguir seu emprego.

Leia mais: Como responder a pretensão salarial: dicas para se sair bem na entrevista

Como elaborar o objetivo para o currículo?

Como dissemos, se o recrutador vai gastar apenas 10 segundos para ler, presumimos que ele espera um objetivo direto e resumido, ok?

Por isso, o ideal é que seu objetivo contenha somente uma frase. Você pode colocar a vaga para a qual está se candidatando, o cargo que sonha ocupar um dia ou uma sentença simples.

Vale a pena pesquisar previamente como a empresa prefere, pois se você conseguir utilizar alguma frase boa e chamativa, já estará um passo a frente de conseguir a oportunidade.

Veja também: Oportunidade de trabalho: 5 dicas para diferenciar o seu currículo

Dicas de como fazer seu objetivo para o currículo

  • Fale a verdade

Se você não tem experiência profissional, deixe isso claro, pois é melhor do que ser pego de surpresa em uma entrevista. O mesmo vale para qualquer outra situação. Seja sincero e nunca minta no seu currículo.

  • Seja direto

Não use palavras difíceis, frases longas e com muitos detalhes. Quando você afirma exatamente o que busca, os recrutadores tem mais facilidade em continuar a leitura.

  • Peça a opinião de outras pessoas

Assim que terminar de escrever, peça para seus amigos e familiares lerem. Se tiver algum conhecido que trabalhe no RH de alguma empresa, ele também será de grande valia para te ajudar. O ideal, caso tenha condições financeiras, é contratar um profissional especializado na elaboração no seu CV.

  • Cada oportunidade é única

Não caia na tentação se escrever um só objetivo e sair como louco enviando para todas as empresas. Mesmo que as vagas sejam parecidas, cada empresa tem missão e valores diferentes. Por isso, veja se eles condizem com os seus valores e ressalte o que é importante para você e como pode se encaixar melhor naquela vaga.

Pesquise sempre sobre as empresas para onde está enviando e, antes de enviar, analise seu currículo, revise todos os campos e certifique-se que ele está adequado para aquela oportunidade.

Exemplos de objetivo para seu currículo

  • Envio-lhe este CV para me candidatar à vaga disponível em sua empresa (colocar o nome da empresa), na área de (colocar a área geral), como (o nome da vaga).

Exemplo: Envio-lhe este CV para me candidatar a vaga disponível em sua empresa de Segurança do Governo, na área de Segurança Preventiva do Trabalhado, como Técnica em Segurança do Trabalho. (OBS: nomes e vagas fictícios)

  • Estou em busca da minha primeira oportunidade de trabalho após a conclusão dos estudos. Desejo contribuir com o sucesso da empresa e também desenvolver minhas habilidades.

Seja criativo e sincero!

Saiba mais: 117 cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

Esperamos que com essas dicas você consiga fazer um currículo perfeito e logo seja chamado para uma entrevista.

Confira outras dicas sobre emprego, mercado de trabalho e cursos de capacitação no blog Vai de Bolsa!

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!