Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Objetivo para currículo: saiba como definir e escrever

A busca por uma oportunidade de trabalho é algo que nos deixa apreensivos e, por isso, elaborar um currículo que chame a atenção dos recrutadores é algo imprescindível. Deixar claro sua formação e experiência são pontos importantes, mas lembre-se que o objetivo para o seu currículo também deve ser feito com muita clareza para atrair o RH.

Nesse conteúdo do Vai de Bolsa, vamos te mostrar como fazer um objetivo da maneira certa. Você deve, por exemplo, apresentar o que você busca em um emprego, para qual vaga está se candidatando e como valorizar suas experiências, mesmo que você esteja começando agora.

Vamos lá aprender como fazer?

Leia também: Currículo de Jovem Aprendiz: aprenda como montar o seu

O que é um curriculum vitae?

A expressão Curriculum Vitae vem do latim e pode ser traduzida como a trajetória da vida profissional, pois vitae significa vida e curriculum tem o sentido de trajetória, curso ou carreira. Também chamado apenas de CV ou currículo, ele traz uma síntese de tudo que você já fez até agora.

Em resumo, trata-se de um documento que contém informações a respeito da formação acadêmica, experiências profissionais, qualificações e habilidades de uma pessoa.

Tanto um currículo para seu primeiro emprego quanto qualquer outro, deverá contemplar alguns requisitos considerados obrigatórios:

  • Informações pessoais;
  • Objetivo profissional;
  • Formação acadêmica;
  • Idiomas;
  • Cursos extras;
  • Informações adicionais.

Nós vamos te ajudar, explicando item por item de como elaborar um currículo. Assim ficará fácil!

Qual a importância de um objetivo para o currículo?

O primeiro item que o recrutador vai olhar no seu currículo é o objetivo Portanto, caso ele não esteja de acordo com a vaga que você está querendo, por exemplo, seu currículo vai direto para a lixeira. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Os recrutadores levam em média 10 segundos para analisar se irão continuar lendo ou não. Para se ter ideia, a cada 100 currículos, somente 15 são lidos até o fim. Então, de que adianta fazer inúmeros cursos e se especializar, se ninguém vai ao menos saber do que você é capaz?

Qual seu objetivo profissional?

Essa pergunta deve estar clara na sua mente para, assim, poder buscar as vagas de acordo com suas aspirações relacionadas à sua carreira. Ou seja: o que você quer ser e fazer profissionalmente?

Quando você consegue definir isso, fica mais fácil escrever o objetivo para o seu currículo. Definir metas te ajuda a direcionar seus esforços para alcançá-la. E, desta forma, enviar seu currículo para lugares que tenham uma chance maior de conseguir seu emprego.

Leia mais: Como responder a pretensão salarial: dicas para se sair bem na entrevista

Como elaborar o objetivo para o currículo?

Como dissemos, se o recrutador vai gastar apenas 10 segundos para ler, presumimos que ele espera um objetivo direto e resumido, ok?

Por isso, o ideal é que seu objetivo contenha somente uma frase. Você pode colocar a vaga para a qual está se candidatando, o cargo que sonha ocupar um dia ou uma sentença simples.

Vale a pena pesquisar previamente como a empresa prefere, pois se você conseguir utilizar alguma frase boa e chamativa, já estará um passo a frente de conseguir a oportunidade.

Veja também: Oportunidade de trabalho: 5 dicas para diferenciar o seu currículo

Dicas de como fazer seu objetivo para o currículo

  • Fale a verdade

Se você não tem experiência profissional, deixe isso claro, pois é melhor do que ser pego de surpresa em uma entrevista. O mesmo vale para qualquer outra situação. Seja sincero e nunca minta no seu currículo.

  • Seja direto

Não use palavras difíceis, frases longas e com muitos detalhes. Quando você afirma exatamente o que busca, os recrutadores tem mais facilidade em continuar a leitura.

  • Peça a opinião de outras pessoas

Assim que terminar de escrever, peça para seus amigos e familiares lerem. Se tiver algum conhecido que trabalhe no RH de alguma empresa, ele também será de grande valia para te ajudar. O ideal, caso tenha condições financeiras, é contratar um profissional especializado na elaboração no seu CV.

  • Cada oportunidade é única

Não caia na tentação se escrever um só objetivo e sair como louco enviando para todas as empresas. Mesmo que as vagas sejam parecidas, cada empresa tem missão e valores diferentes. Por isso, veja se eles condizem com os seus valores e ressalte o que é importante para você e como pode se encaixar melhor naquela vaga.

Pesquise sempre sobre as empresas para onde está enviando e, antes de enviar, analise seu currículo, revise todos os campos e certifique-se que ele está adequado para aquela oportunidade.

Exemplos de objetivo para seu currículo

  • Envio-lhe este CV para me candidatar à vaga disponível em sua empresa (colocar o nome da empresa), na área de (colocar a área geral), como (o nome da vaga).

Exemplo: Envio-lhe este CV para me candidatar a vaga disponível em sua empresa de Segurança do Governo, na área de Segurança Preventiva do Trabalhado, como Técnica em Segurança do Trabalho. (OBS: nomes e vagas fictícios)

  • Estou em busca da minha primeira oportunidade de trabalho após a conclusão dos estudos. Desejo contribuir com o sucesso da empresa e também desenvolver minhas habilidades.

Seja criativo e sincero!

Saiba mais: 117 cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

Esperamos que com essas dicas você consiga fazer um currículo perfeito e logo seja chamado para uma entrevista.

Confira outras dicas sobre emprego, mercado de trabalho e cursos de capacitação no blog Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.