Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

10 dicas importantes para quem vai fazer residência médica

Entrar na faculdade de medicina já é um sonho de muita gente. Concluir a etapa da graduação costuma ser a maior das festas. Mas a jornada não para por aí. A residência médica é cada vez mais importante para uma carreira de sucesso. Garantir uma especialização costuma abrir mais portas no mercado de trabalho e oferecer ainda mais credibilidade.

Só que para conseguir uma vaga na equipe de residência médica, o caminho também é longo. Algumas vezes, dependendo da escolha da área de atuação, a concorrência pode ser maior que a do vestibular.

É preciso fazer um planejamento de estudos, conferir todos os editais disponíveis, realizar diversos simulados e, às vezes, apostar na ajuda de um cursinho. Essas e outras dicas você vai ver nesse texto.

1- Escolha um cursinho preparatório

Depois de escolher a sua área de atuação, comece a pesquisa de cursos preparatórios. São muitas opções. No entanto, você deve levar em consideração se a sua escolha é a referência no tema que você pretende estudar. Essa já é a primeira dica. Pode ser o seu primeiro filtro. Afinal, não adianta escolher uma instituição apenas pelo número de aprovados em qualquer residência médica. Essa aprovação tem que estar relacionada com a sua área de interesse.

Sanar residência médica

Entre as opções, existe o cursinho do Sanar Residência Médica. A vantagem é que ele tem um dos melhores custos-benefício do mercado, ou seja, preço acessível.

Além disso, tem uma didática específica e com metodologias bem definidas. Então, antes mesmo de fazer sua matrícula, veja se você se encaixa no padrão das aulas. Afinal, você não quer surpresas no meio do seu processo de aprendizagem.

O cursinho promete reunir professores formados nas melhores instituições do país e especialistas em suas respectivas áreas.

Para apoiar esses profissionais durante o ensino da prova para a residência médica, a instituição oferece o aplicativo e também uma sequência de podcasts para você ouvir o conteúdo. Isso é muito importante e facilitador para quem tem pouco tempo à disposição.

Além disso, o cursinho oferece os flashcards. Uma maneira eficiente e muito prática de estudar com questões de provas de residência em um só aplicativo. Totalmente grátis. São milhares de perguntas. E a matemática disso você já sabe: quanto mais questões por dia, maior a chance de você ser aprovado.

Outra vantagem é que com esse aplicativo você pode visualizar o percentual de usuários que assinalou cada uma das alternativas. Pode então, reorientar seus estudos.

Medcel

Outra opção é o cursinho Medcel. Ele oferece cursos preparatórios para a residência médica, especializações e atualizações na modalidade de Educação a Distância. A diferença é que eles possuem uma plataforma que promete conhecer os alunos individualmente. Assim, você estuda focado nas necessidades.

Conhecida como Personar, a plataforma cria um plano pessoal de estudos. Leva em consideração a sua personalidade e os conhecimentos prévios que você tem.

São mais de sete mil horas de conteúdo. 15 mil questões disponíveis para simulados. Assim, você pode estudar em qualquer lugar e horário, além de ver as aulas quantas vezes quiser.

Como a plataforma é livre, você também poderá estudar no seu próprio ritmo. Com o dispositivo conectado à internet, você elimina a necessidade de deslocamento até o cursinho. Além disso, os preços costumam ser acessíveis, se comparados com outras instituições.

2- Leia provas anteriores

As provas são estruturadas a níveis de dificuldade onde uma média de 40% são de questões fáceis e 30% para médias ou difíceis, totalizando 70%. As provas de residência médica são pragmáticas e costumam repetir diversas questões em cada edição. Sendo assim, busque por provas antigas e responda as questões, faça correções e revise tudo.

Universidades como a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp e muitas outras por todo o Brasil, costumam sediar os exames e também ofertar vagas. Então, os gabaritos junto às provas são encontrados nos sites oficiais. Vale baixar e conferir tudo de perto.

Além disso, procure outras provas disponíveis pela internet. Os cursinhos preparatórios que você leu anteriormente, costumam disponibilizar simulado gratuito. Sendo assim, muitas vezes, você nem precisa pagar pelas provas para ter acesso. Basta dar uma boa pesquisada nos portais de instituições especialistas em residência médica.

3- Priorize os conteúdos que você tem mais dificuldades

Reserve mais tempo no calendário para as disciplinas ou conteúdos que sente mais dificuldades. Então, faça uma lista dos conteúdos que precisa estudar por mais tempo e procure mais materiais de apoio que podem acelerar o seu aprendizado.

4 – Leia com paciência todos os editais

Parece uma quantidade de folhas sem fim. Aliás, algumas vezes, é mesmo. No entanto, ler atentamente os editais da prova de residência médica pode evitar problemas futuros. As provas têm suas próprias regras, que podem variar de uma instituição a outra, por exemplo. Então, não caia em pegadinhas apenas por falta de leitura do edital.

5 – Organize o calendário de provas

Certamente você terá mais de uma prova para fazer para a residência médica. Então, organize o calendário para ter certeza que elas não acontecerão no mesmo fim de semana, por exemplo.

Não se trata apenas de marcar no calendário para não perder o dia da prova. Organizar e conhecer a data das provas auxilia você a estudar de maneira estratégica.

Com uma boa organização das datas, você pode se planejar para estudar todos os conteúdos necessários para cada uma das provas antes de realização.

6 – Leia primeiro as alternativas

Ler a alternativa antes do enunciado ajuda a identificar melhor o que ele pede e ajuda a identificar algumas pegadinhas. É isso mesmo, começar a questão pelo fim pode ser uma boa alternativa. Assim, você evitar errar em perguntas como por exemplo “marque a alternativa incorreta”.

Quando você lê primeiro as alternativas, já consegue fazer uma relação entre as repostas. Isso vai ampliar o seu raciocínio ao ler o enunciado. Teste essa dica para ver como você se sai.

7- Economize recurso financeiro

Você já pensou que o seu dinheiro disponível pode não ser o suficiente para prestar todas as provas de residência médica? Afinal, em muitos casos, além de pagara a taxa de inscrição, você terá que viajar.

Isso inclui muitos gastos e você precisa estar preparado. O seu recurso financeiro não pode ser uma preocupação na data da prova. Isso precisa estar resolvido antes, para evitar pressão e distanciamento do foco dos estudos.

Uma boa alternativa é aumentar, desde já, sua renda. Que tal dar aulas particulares? Se por acaso você tem pleno domínio sobre alguma disciplina, esse conhecimento pode ser passado adiante através de aulas particulares. Certamente, isso ajudará você a ganhar dinheiro na faculdade.

Outra modalidade que pode ajudar você a ganhar dinheiro na faculdade é fazer pequenos consertos caso você saiba. Trocar um chuveiro pode ser algo impossível para muitas pessoas. Fique atento a suas capacidades e ofereça seus serviços. Certamente, alguém precisará e o chamará para realizar algum reparo.

Trabalhar aos finais de semana também pode ser uma forma de garantir uma renda extra. Muitos bares, restaurantes e lojas contratam pessoas para cobrir quem está de folga. Para isso, é preciso você ir atrás e entregar seu currículo para os donos desses estabelecimentos.

8 – Faça um planejamento completo de estudos

Ao longo das semanas ou dos meses, você precisa mudar a rotina. Um psicólogo da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), por exemplo, apontou que trocar o local de estudos é bom. Isso aumenta os níveis de retenção de informações e concentração.

Então, tenha no seu plano de estudos um dia para estar fora de casa. Mude de cenário. Isso vai deixar o seu cérebro em alerta. Assim, os seus pensamentos podem se organizar de uma forma diferente e melhor.

O ExamTime é uma ferramenta gratuita de Cronograma de Estudos. Nela, você poderá inserir todas as suas atividades e o tempo que se dedica a cada uma. No final, conseguirá identificar quanto tempo na semana e no mês está se dedicando a cada matéria.

9 – Aposte no uso da tecnologia

O Aplicativo Pomodoro Challenge funciona como grande um desafio. Portanto, através do rastreamento de seus hábitos você pode perder ou ganhar pontos. É quase um jogo. Preenchendo cada um dos campos do aplicativo, você poderá rastrear suas habilidades e desempenho. Você saberá identificar quais são seus pontos fortes e quais são as falhas.

Com o aplicativo, você poderá fazer um feedback sobre o próprio rendimento ao longo do tempo. Para aqueles que gostam de desenvolver métodos de gerenciamento de produtividade, é uma ferramenta excepcional.

Nesta ferramenta, você terá espaço para inserir o tempo de cada aula, livros, leitura, exercícios e estudos em geral. Assim, você terá um plano de estudos completo e de fácil entendimento. Aliás, cuidado nesse ponto. Coloque informações simples, pontuais e detalhadas. Afinal, você não quer perder tempo tentando decifrar o que colocou no plano de estudos.

10 – Pare de se sabotar

A procrastinação pode impedir você de conquistar uma vaga na residência médica. Adote a regra dos dois minutos, ou seja, se uma tarefa demora menos de 2 minutos para ser feita, ela deve ser realizada imediatamente. Pequenas coisas devem ser resolvidas rapidamente, evitando assim, a procrastinação. Afinal, você vai precisar lidar com as pequenas coisas que fica prorrogando.

Para manter o foco, antes de mais nada é preciso priorizar. De uma lista de atividades, com certeza sempre existem as mais urgentes. Reavalie as suas metas para manter o foco. Fazer intervalos regulares funciona como recompensa e estimula a dedicação. As recompensas nos dão sensação de prazer e bem-estar, pois liberam dopamina.

Defina um período para focar na realização de uma única tarefa e elimine todas as distrações, em seguida tire um tempo para descanso como recompensa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.