Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como é o curso de Secretariado Executivo?

Uma profissão que exige confiança, conhecimento técnico e muita análise do negócio. O Secretariado Executivo forma profissionais para os diversos desafios do dia a dia de organizações públicas e privadas. Afinal, essa é uma pessoa fundamental dentro de um setor para resolver problemas ligados a diretorias e à presidência de uma empresa ou departamento, por exemplo. Se você tem aptidão para a função, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o curso de Secretariado Executivo. Para atuar nessa função, é preciso ter um perfil analítico, calmo, organizado e apaziguador. Você estará na linha de frente das ações e será o responsável por amenizar conflitos e organizar processos. Conhecimentos em administração e gestão de negócios, por exemplo, também são recomendáveis. Neste post, você vai conhecer um pouco mais dessa área, as disciplinas do curso e as oportunidades no mercado de trabalho.

Perfil do Secretariado Executivo

É preciso pensar de forma estratégica. A profissão de Secretariado Executivo exige confiança e muita responsabilidade. No entanto, os salários costumam compensar essa missão. Para dar conta da rotina, você vai aprender de forma interdisciplinar como área de gestão e negócios e aulas no laboratório de línguas e no de práticas de gestão. É claro que suas responsabilidades aumentam de acordo com o seu nível de experiência. No entanto, a vivência no mercado de trabalho será a principal aliada. Assim, você conseguirá entender mais do negócio, da empresa e, principalmente, do perfil das lideranças. Então vale saber que para se dar bem na profissão de Secretariado Executivo é preciso ter sensibilidade para observar e aprender com as mudanças e os comportamentos. Você precisa ser uma pessoa totalmente adaptável. Precisa conseguir rapidamente observar o contexto de uma reunião, por exemplo, e definir estratégias para impulsionar novos resultados ou simplesmente apaziguar os ânimos. Além disso, você precisa dominar um pouco de cada uma das áreas dentro da empresa. Afinal, sua função é generalista. Sendo assim, aprender rápido e gostar de fazer relacionamentos são estratégias fundamentais.

Entenda o curso de Secretariado Executivo

Existem duas opções quando você decide encarar o Secretariado Executivo. E possível fazer um curso de bacharelado, com duração maior, cerca de quatro anos, ou fazer um tecnólogo, com duração de aproximadamente dois anos e meio. Nos dois casos você terá acesso a um diploma de ensino superior. Sendo assim, a partir dessa formação poderá fazer uma especialização, por exemplo, na área de atuação da sua empresa. Dá até para tentar uma bolsa na faculdade para avançar na sua capacitação. A escolha entre o bacharelado e o tecnólogo está mais relacionado ao tempo e ao recurso financeiro disponível. Vale também saber, antes de fazer a sua escolha, que o bacharelado tem formação mais ampla e une teoria e prática. No entanto, o tecnólogo é bastante focado no mercado de trabalho e vai ensinar a você técnicas necessárias para o dia a dia de funcionamento da sua futura corporação.

Disciplinas do curso

No entanto, independente da formação que escolher para o seu curso de Secretariado Executivo, você terá que dominar assuntos como responsabilidade social, finanças, gestão de pessoas e contabilidade. Como já dissemos aqui, a sua formação e, principalmente, a sua atuação é ampla. Então, o curso também reúne diversas matérias. Separamos aqui as principais disciplinas que você vai ver no curso de Secretariado Executivo:
  • Fundamentos de Gestão
  • Gestão Secretarial: Administração de Escritórios; Relações Interpessoais; Eventos; Informação e Arquivística
  • Comunicação Organizacional
  • Língua Portuguesa: Redação Empresarial
  • Gestão Pública Contemporânea
  • Psicologia e Comportamento Organizacional
  • Administração Estratégica
  • Gestão de Mídias Sociais; de Pessoas e Talentos; Políticas Públicas
  • Cerimonial Público
  • Sistemas de Informação Gerenciais
  • Processo Decisório

Rotina do Secretariado Executivo

Já deu para entender um pouco até como é a rotina de uma profissional do Secretariado Executivo. No entanto, vamos reforçar aqui algumas das duas missões. Você precisa ter muita habilidade de comunicação, gestão e organização. É você que vai preparar todos os eventos, reuniões e negociações. Então, precisa estar disposto e capacitado para transitar entre os diferentes perfis de profissionais. Você precisará ter muita organização, já que será o responsável pela agenda do chefe. Datas, comemorações, eventos e reuniões estratégicas. Tudo passa por você. Além disso, você é que terá organizar os deslocamentos e toda a logística de viagens, hospedagens e hotéis. Por isso, fique muito atento aos detalhes. Além disso, é você que vai controlar os arquivos e a circulação das informações em seu departamento ou na empresa. É aí que entra o papel fundamental da confiança. Você terá nas mãos todos os dados usados para tomadas de decisão. Também precisara gerenciar pagamentos e equipes de apoio. Por isso mesmo, a sua formação inclui rotinas de contabilidade, por exemplo. Afinal, você precisará saber dar baixa em planilhas de gastos e lucros. É claro, que estamos falando aqui de um patamar muito menor. Afinal, toda empresa tem um departamento de contabilidade próprio.

Utilização e conhecimento de sistemas

Outra tarefa que estará com frequência na sua rotina é a utilização de softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Portanto, se você ainda não dominar essas ferramentas, pode começar a procurar tutorias pela internet ou curso rápidos. A sua missão principal será utilizar esses materiais para organizar tudo. Por fim, ainda é preciso ter uma atenção especial à língua portuguesa. Afinal, é você que precisará conversar com os executivos e escrever relatórios. Além disso, vale apostar em idiomas como inglês e espanhol. Caso contrário, o mercado de trabalho ficará muito limitado para você.

Mercado de trabalho

Levando como base todos os conceitos aprendidos até aqui sobre o Secretariado Executivo, deu para ter uma ideia da sua rotina. Além disso, com certeza você já Fe uma avaliação se serve ou não para a função. Caso esteja animado em continuar na área, saiba que o mercado de trabalho tem boas oportunidades. No entanto, a concorrência é grande. Então, a sua primeira tarefa é conseguir uma capacitação específica para o Secretariado Executivo. Depois disso, poderá buscar oportunidades em empresas públicas e privadas. Até pequenas companhias precisam de profissionais dessa área. No entanto, tenha em mente que os primeiros salários costumam ser mais baixos. Encare como uma experiência profissional e faça a sua rede de contatos.

Contatos profissionais

Entenda que a sua função é de confiança. Sendo assim, a melhor forma de se manter no mercado de trabalho por muito tempo, é conquistando novos contatos e fazendo networking. Aposte no seu bom trabalho e no relacionamento constante com os executivos para assumir novas posições e conquistar diferentes oportunidades. O marketing pessoal, na profissão do Secretariado Executivo, é fundamental. Saiba que também é possível atuar como prestador de serviços ou freelancer. Você pode começar a trabalhar por pequenos jobs para organizar demandas maiores e depois abrir o seu próprio negócio de assessoria. Essa possibilidade também costuma render boas oportunidades e ótimos salários.

Salário do Secretário Executivo

Os valores mudam bastante. É preciso considerar o tamanho da sua empresa e, principalmente, a confiança com o seu empregador. No entanto, saiba que um Secretariado Executivo pode começar com um salário de pelo menos R$2.500. Isso para a média do mercado brasileiro é significativo. Mas, estamos falando aqui de uma média para o início de carreira. A partir de então, reunindo novos contatos e ampliando o seu conhecimento, o valor do seu salário pode aumentar. Em média, é possível receber cerca de R$6.000. Se você dominar outros idiomas para conduzir reuniões, transcrever documentos e organizar a logística dos empresários de uma grande companhia, esse salário é ainda melhor. Além disso, como já falamos aqui, é possível trabalhar como prestador de serviços. Então, se você tiver a possibilidade de atender diferentes clientes, também poderá lucrar mais. Tudo depende da sua competência e da capacidade de criar novos relacionamentos ao longo dos anos. Mas claro, é preciso estar totalmente regularizado. Aqui temos algumas dicas que podem ajudar você a abrir uma empresa de prestação de serviços.

Acompanhe o blog Vai de Bolsa

Gostou das dicas do Vai de Bolsa? Temos muitos outros conteúdos esperando por você no nosso site. Tudo o que você precisa saber sobre o mundo profissional e suas capacitações. Aproveite o nosso material gratuito para se capacitar. Existem muitas dicas de materiais encontradas de graça, na internet, e que podem ajudar você a dar uma acelerada na carreira. Invista em você! Lembre-se: você merece o melhor.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.