É muito comum encontrar jovens que sonham em trabalhar na famosa Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU é uma organização formada por vários países pautada na cooperação internacional, com uma série de trabalhos remunerados e voluntários, alguns similares a projetos de extensão universitários. Por essa razão, consuma ser uma experiência inesquecível para as pessoas.
Porém, muitos desses jovens não possuem ideia de como viabilizar esse sonho. Se este é o seu caso, fique tranquilo! Diversas vagas de emprego são disponibilizadas diariamente pela internet para trabalho na ONU.
Entenda mais sobre como trabalhar na ONU, atualize seu currículo e aumente suas chances de realizar esse objetivo. Acompanhe.
Como trabalhar na ONU
Se você pensa em trabalhar na ONU, saiba que a primeira exigência aos candidatos, é o domínio de algum dos idiomas oficiais da organização. Dentre eles estão: inglês, francês, espanhol, chinês, árabe e russo. Além disso, na grande maioria dos casos, é necessário possuir um diploma universitário.
Leia também: Estudar espanhol sozinho – dicas para aprender o idioma e 8 melhores apps para estudar inglês
Para encontrar todas as vagas disponíveis, você pode acessar a página de carreiras (careers.un.org) e buscar sua área de atuação. O site é dividido em áreas específicas e contém todas as informações necessárias sobre a vaga, inclusive as exigências, salário, benefícios e também o local de trabalho.
A página de carreiras é completamente acessível para pessoas com deficiência. Ou seja, se este é o seu caso, poderá navegar tranquilamente pela página. Por lá também é possível encontrar vagas disponíveis para trabalhar nas Forças de Paz das Nações Unidas.
Se o seu desejo é trabalhar em uma das agências, programas ou fundos do Sistema das Nações Unidas, como por exemplo UNICEF, UNESCO, PNUD, FAO, entre outras, você deve saber que cada uma delas possui seu próprio sistema de seleção. Para acessar todos os links, vá até a página da International Civil Service Commission e busque a página específica de cada agência, programa ou fundo.
Caso você esteja se perguntando como encontrar oportunidades para trabalhar na ONU, de maneira mais fácil, saiba que as oportunidades de emprego da ONU também são divulgadas no Twitter do UN Jobs. Este não é um site oficial da ONU, mas, é quem organiza boa parte das de suas vagas.
Como trabalhar na ONU, sediada no Brasil
É possível encontrar as oportunidade para trabalhar no ONU acessando também o Sistema ONU no Brasil. No site, você encontrará todos os atalhos para as vagas de todas as agências, programas ou fundos que também operam no Brasil. A maior parte da operação fica sediada na capital federal, Brasília.
Sempre que uma vaga é aberta para trabalhar nas Nações Unidas, ou em suas agências, programas ou fundos, ela é divulgada no site oficial da ONU Brasil.
Para se candidatar a uma determinada vaga, o candidato deve preencher um formulário de inscrição online, como diz o site. Depois, as informações serão enviadas automaticamente para o departamento de recrutamento da ONU. Será feita então a avaliação do candidato e o restante do processo seletivo.
Fique atento! Em nenhuma etapa do processo seletivo existe cobrança de valores. Ou seja, não é necessário realizar nenhum pagamento para participar do processo.
Qual critério utilizado para trabalhar na ONU
Consta na Carta das Nações Unidas que “a consideração principal que prevalecerá na escolha do pessoal e na determinação das condições de serviço será a da necessidade de assegurar o mais alto grau de eficiência, competência e integridade”. Além disso, a Carta acrescenta a “importância da escolha ser feita dentro do mais amplo critério geográfico possível”.
Ou seja, existe uma preocupação muito grande com a diversidade dos trabalhadores das Nações Unidas. O objetivo do processo é que encontre pessoas qualificadas, advindas do maior número de países possíveis.
Além disso, são realizados concursos em que são contratados profissionais com pouca experiência, ainda no início da carreira.
Sobre a formação dos funcionários da ONU, é comum encontrar pessoas de diversas áreas. Como exemplo, economistas, jornalistas, tradutores, secretários, estatísticos, produtores de TV, médicos, carpinteiros, peritos em computadores, advogados, comunicólogos, entre outros.
Categorias
Se você quer saber tudo sobre como trabalhar na ONU, precisa conhecer melhor as categorias de funcionários da organização.
Os trabalhadores das Nações Unidas são divididos em diversas categorias e dentro de cada categoria existem vários níveis. Os níveis retratam as responsabilidades e exigências de cada função e só é possível mudar de categoria por mérito e qualificação.
Além disso, existem restrições à circulação entre diferentes categorias.
Conheça abaixo as categorias de funcionários da ONU:
- Categorias Profissionais (P) e Superiores (D): As categorias de Profissionais (Professional) e Superiores (Director) são comumente recrutados internacionalmente e servem em diversos locais diferentes, ao longo de sua carreira na ONU;
- Serviços Gerais e de Categorias Relacionadas (G, T / C, S, PIA, LT): Estes profissionais costumam ser contratados na própria localidade onde devem servir. É comum que este tipo de profissional não precise se deslocar para outras localidades e postos;
- Profissionais Nacionais (N): Além desse tipo de profissional ser recrutado localmente, ele executa funções de nível profissional. Sendo assim, as qualificações são as mesmas da categoria profissional – o que exige um diploma universitário;
- Serviço de Campo (FS): Este tipo de funcionário costuma ser contratado internacionalmente. Deve possuir alta mobilidade, pois trabalhará em missões em campo, podendo passar por diversos locais durante sua carreira;
- Cargos sêniores (SG, DSG, USG e ASG): Assim como acontece em diversas outras instituições internacionais, para chegar nestas posições, que são mais altas, o profissional deve receber uma nomeação através dos órgãos legislativos da Organização ou do Chefe Administrativo. O Secretário-Geral, que é o maior cargo da ONU, encontra-se nesta categoria, e é nomeado pela Assembleia Geral, depois de ser recomendado pelo Conselho de Segurança.
Como fazer trabalho voluntário na ONU
Hoje, a ONU possui mais de 7.500 voluntários de mais de 160 países. Destes voluntários, aproximadamente 75% são de nações em desenvolvimento, com o Brasil. São pessoas de 25 a 70 anos, com bagagem acadêmica e profissional, que possuem o objetivo de levar conhecimento para as comunidades, tanto no seu próprio país, quanto no exterior.
Saiba mais: Quem é Greta Thunberg e o como seu discurso pode cair no Enem
São mais de 100 campos profissionais, com área de atuação para os voluntários. Eles ajudam a manter a paz, organizam eleições, fazem ações para o alívio em situações emergenciais, promovem os direitos humanos, melhoram condições de saúde, além de ensinar técnicas de agropecuária, promoverem a igualdade de gênero, a protegerem o meio ambiente.
Se você quer se inscrever para o programa de voluntários da ONU, basta acessar o site da UNV (unv.org) e acessar a a página do Programa de Voluntários das Nações Unidas. Então, você encontrará todos os possíveis cargos, além das exigências para cada posição.
Não encontrou nenhuma posição par você? Fique tranquilo, você também pode se cadastrar no banco de voluntários da ONU.
Gostou do nosso conteúdo sobre como trabalhar na ONU? Então não perca mais artigos como este no Blog Vai de Bolsa.