Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que faz um controller: a formação e o mercado de trabalho

Cada vez mais, o mercado de trabalho é guiado por informações precisas e confiáveis para subsidiar o negócio. Já ouviu falar do controller? Esse é justamente um dos principais profissionais que podem fornecer, com segurança, esse tipo de informação. O controller costuma atuar na área de planejamento e controladoria das empresas. E junto a um contador, é responsável pelos planejamentos estratégicos e orçamentários das organizações. 

Esse profissional tem sido bastante requisitado pelo mercado. Afinal de contas é ele o responsável por cuidar de questões estratégicas relacionadas aos setores contábil e financeiro.

Confira neste artigo informações importantes sobre a profissão de controller. Entenda o que faz esse profissional, suas principais funções e qual a formação necessária para atuar na área.

Boa leitura!

O que faz um controller?

O controller também chamado de Gerente de Controladoria. É o profissional responsável pelo levantamento e análise de dados para a construção de planejamentos estratégicos com foco no crescimento do negócio. Cada vez mais essencial para as organizações, o controller atua estrategicamente para que a empresa onde atua tenha diferenciais competitivos em seu segmento de atuação.

A controladoria, que é o setor onde esse profissional atua, é a parte da empresa onde estão as principais informações que são base fundamental para a tomada de decisão dos gestores e para a implantação de processos, principalmente relacionados a investimentos financeiros e previsões orçamentárias.

Neste caso, o controller é o colaborador responsável por compilar e analisar os dados vindos do setor de contabilidade. E com isso, conseguir elaborar planejamentos estratégicos e desenvolver ações em curto, médio e longo prazo para a organização onde atua.

De forma resumida, o profissional de controller age estrategicamente na coleta de dados e informações com foco na lucratividade e retorno financeiro da empresa. Ou seja, é um profissional que precisa ter uma grande afinidade e interesse por números e cálculos.

Principais funções de um Controller

Entre as principais funções desempenhadas por um controller em uma organização estão:

Consultoria e aconselhamento

O controller atua diretamente com o departamento de finanças, realizando análises e muitas previsões. Isso capacita esse profissional a realizar projeções financeiras e supervisionar a execução do orçamento de uma organização.

Dessa forma, esse profissional pode assegurar a gestão orçamentária conforme as diretrizes legais e garantir a segurança financeira da empresa.

Monitoramento de tributos

Uma das funções desempenhadas pelo controller é o acompanhamento dos tributos e tudo o que envolve direta ou indiretamente o pagamento de impostos.

Neste caso, o profissional atua com o auxílio de uma assessoria jurídica para o Planejamento Tributário da organização onde atua.

Relatórios financeiros

É de responsabilidade de controller a elaboração de relatórios financeiros tanto para registro como também para ter em mãos informações de extrema importância para as estratégias da organização.

Os relatórios financeiros também servem como uma prova da real situação da organização, ou mesmo para comprovar se o planejamento está dando certo ou não.

Coordenação de planejamento e execução orçamentária

O controller é capacitado para realizar projeções e prever tendências para os novos negócio.

Tudo isso é resultado de uma de suas características mais importantes: a visão ampla e irrestrita de todo os processos financeiros e patrimoniais de uma empresa e também o acompanhamento do mercado.

Qual a formação um controller precisa ter?

De forma geral, os profissionais que atuam como controller tem a formação em Ciências Contábeis. Em alguns casos, o Controller também pode uma formação em área afim, como por exemplo Economia ou Administração, e realizar uma especialização em controladoria.

Na formação em Ciências Contábeis, esse profissional tem uma formação voltada para atuar com cálculos e planilhas. Mas tudo isso, voltado para a gestão, administração e também a legislação.

Esse profissional precisa ser extremamente analítico e saber vislumbrar estratégias e planejamentos com base nas informações contábeis disponíveis.

9 dicas para quem deseja se tornar um Controller

Se você se interessou pela profissão de controller e almeja ocupar um cargo desse em alguma organização, confira dicas sobre a área:

  • Estude muito e acumule experiência na área de finanças;
  • É de extrema importância ter conhecimento sobre a legislação contábil nacional e internacional;
  • Seja exigente e muito atento ao elaborar orçamentos;
  • Fluência na língua inglesa pode ser um grande diferencial;
  • Estude e se aprofunde sobre normas de compliance;
  • Experiência na área de Contabilidade, Administração e Finanças é essencial;
  • Seja um profundo conhecedor de Estatística e Matemática Financeira;
  • Dedique-se a aprender e entender cada vez mais sobre Business Intelligence (BI);
  • Seja um bom comunicador, afinal de contas, o controller precisará apresentar seus relatórios e planejamentos de forma bastante convincente.

Como é o mercado profissional para um controller

Ter um controller no quadro de funcionários de uma organização tem se tornado um grande diferencial competitivo. Afinal de contas, um profissional com essa especialização ocupa uma posição estratégica e pode oferecer inúmeras vantagens em questões contábeis, financeiras, além do planejamento e execução orçamentária.

A demanda por esse profissional vem crescendo ano a ano. E segundo dados da Michael Page, uma consultoria internacional, o profissional de controller tem sido um dos mais requisitados.

Por isso, investir na profissão pode ser uma excelente oportunidade para quem quer impulsionar sua carreira na área Financeira ou Contábil.

Ainda segundo a pesquisa da Michael Page, no Brasil, o crescimento da demanda por esse profissional surgiu após a obrigatoriedade de adequação das empresas brasileiras de capital aberto ao padrão internacional de relatório financeiro (IRFS).

Isso fez com que as organizações buscassem profissionalizar ainda mais seus planejamentos e estratégias financeiras, gerando maior competitividade e obedecendo a legislação.

E mesmo com tantas exigências profissionais, o salário do controller é bastante compensador. Em média, o salário de um controller gira em torno de R$ R$ 8.600 ao mês.

Controller x contador: qual é a diferença?

O controller e o contador são profissionais que atuam juntos de forma bastante parceira. E é por isso que, em alguns casos as formações podem confundir algumas pessoas. De forma resumida, o contador é o profissional responsável por organizar os registros financeiros e prestar uma consultoria para a gestão das empresas.

Já o controller é uma espécie de “Contador Gerencial”, ou seja, ele tem um foco maior na gestão de planejamento e controladoria. Isso significa que o foco desse profissional é a estratégia, que costuma ser baseada na análise e estudo dos dados apresentados por um contador.

Assim, ambos profissionais têm um papel fundamental no sucesso financeiro e nas vantagens competitivas de uma organização. Por isso, saber trabalhar em conjunto é fundamental para que contadores e controllers tenham uma carreira de sucesso.

E você? Já pensou em atuar no mercado financeiro e ter a matemática como sua grande companheira? 

Aproveite e conheça também 6 opções de curso para quem gosta dessa disciplina.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.