O design é um dos campos profissionais que tem expandido cada vez mais as possibilidades de trabalho. Nessa área, é possível atuar como designer gráfico, de Games, de Animação, de Interiores, de Moda, de Produtos, e também de Joias. Pode não parecer, mas o processo de fabricação de joias conta muito com os conhecimentos de designers. Por isso mesmo, o designer de joias é muito requisitado no mercado, e tem muitas diferenças para o ourives, outro profissional conhecido da área, que tem uma função mais técnica.
Se você tem afinidade por produção de joias, precisa saber que esse processo envolve vários personagens, entre eles o designer de joias e o ourives. Em resumo, o designer de joias é aquele com capacidade teórica e técnica para criar as joias. Em outras palavras, desenhar no papel ou em programas as joias desejadas. Por outro lado, o ourives é aquele que materializa essa joia, que tira o projeto do papel.
Neste post, nós vamos aprofundar mais esse assunto e contar mais detalhes sobre a profissão de designer de joias. Além disso, mostrar ponto a ponto o que a difere da função de ourives e qual a formação necessária para atuar nesse mercado.
Confira!
Leia também: E-book grátis mostra quais as carreiras em alta na área do design
A profissão de designer de joias
A profissão de designer de joias tem muita ligação com o universo da moda. É um trabalho que traz um certo glamour ao profissional, pois suas peças podem estar sendo vestidas por artistas e vistas no mundo todo. Além disso, geralmente, as joias são feitas de pedras preciosas, materiais raros e caros. Isso traz todo um encantamento em torno desse trabalho.
Mas para chegar a esse nível, além de buscar uma boa formação em design, o profissional deve ser bastante criativo. Em outras palavras, ter habilidade para deixar sua marca pessoal nas peças. Pois uma joia também é uma forma de expressar conhecimento ou cultura, ou ainda uma mensagem. Para isso, é preciso ter domínio de todo o processo de produção de joias. É aí que entra o designer de joias.
Recentemente, era comum as empresas e indústrias do setor buscarem esses profissionais na Europa. No entanto, os designer de joias brasileiros já começaram a aparecer. Mais do que isso: a ganharem fama e prêmios. Hoje, é dada muita importância para desenhos originais às joias, que confundem-se com algo artístico.
Em suma, o designer de joias é um profissional que utiliza as joias para traduzir um conceito ou significado. Por exemplo, alguns traços podem realçar características pessoais ou diferentes perfis. Há joias mais tradicionais e outras mais despojadas. Por isso, para ser designer de joias é preciso muito mais do que saber desenhar. É necessário captar as tendências e desejos do público e do mercado.
O dia a dia do designer de joias
Nesse sentido, o designer de joias precisa conhecer a fundo diferentes técnicas de produção desse item. Esse profissional tem que atender aos pedidos da indústria e também estar apto para trabalhar em joalherias. Além disso, o designer de joias é uma das pessoas mais importantes no hora de lançar novas coleções de joias. É um profissional projetista, que pensa, planeja e desenha uma coleção inteira de acordo com uma tendência ou demanda específica.
É bastante comum também o designer de joias abrir seu próprio ateliê para trabalhar de forma autônoma. De um jeito ou de outro, esse profissional tem capacidade para atuar desde a gestação do projeto até a sua venda ao público nas lojas. Ele domina as cores, os padrões estéticos e as corretas combinações com as pedras. Além disso, sabe trabalhar em conjunto com outros profissionais da área. Vamos detalhar mais a frente sobre isso.
Em resumo, a atividade de design de joias vai muito além da representação gráfica das peças na joalheria. Esse profissional projeta, ordena, planeja e coordena a produção das joias, sempre com atenção à estética, ao conforto e à durabilidade do produto.
Leia também: Design de produto: saiba como é esse curso
Produção de joias envolve vários profissionais
O foco desse post é detalhar a profissão de designer de joias e também apontar as diferenças com a função de ourives. No entanto, há muito mais funções atreladas a esse mercado. Vamos falar um pouco mais sobre elas para você entender a área de atuação de cada uma e também decidir qual caminho você quer seguir.
- Designer de joias – Como já explicamos acima, é aquele que cria a peça. Esse processo de criação ocorre por meio do desenho, pode se em papel, manualmente, ou até utilizando programas de computadores. Fala-se na área que ele “assina” uma peça. Quem faz um curso na área também consegue entender e atuar em todas as fases de produção de joias.
- Ourives – É aquele especialista nas técnicas de joalheira. É o profissional que executa as peças desenhadas pelo designer. Ou seja, geralmente as peças não são de sua autoria. O ourives não tem o papel de criar peças, e sim colocar em prática os desejos do cliente e também os projetos de coleções. É dedicado à execução. Entendeu agora a diferença entre designer de joias e ourives?
- Autor de joias – É uma espécie de designer de joias misturado com ourives. Ou seja, é o profissional capaz de criar e executar a própria peça. Nesse caso, o trabalho segue a linha mais artesanal.
Outras funções de joalheria:
- Modelista em cera: trabalha especificamente com a cera aplicada à joias.
- Fundidor: profissional que faz uso de equipamentos de fundição. Ou seja, transforma as peças de cera em itens de metal. Para isso, é preciso conhecer bem as temperaturas adequadas a serem aplicadas em cada momento.
- Cravador – É quem tem habilidade para fixar as pedras sobre as peças de metal das joias. Literalmente, cravar as pedras nas peças. É um trabalho que exige experiência, cuidado, paciência e visão. Afinal, você estará manuseando uma pedra preciosa e um erro pode comprometer toda a peça.
- Gravador – Utiliza ferramentas específicas para passar um desenho, formas ou palavras do papel para o metal das joias. É preciso também muita habilidade, experiência e precisão.
- Lapidário – É o profissional que modela e lapida as pedras brutas das joias. É responsável por dar o brilho às pedras das joias.
- Técnico em acabamento – Faz o acabamento das peças, como o brilho final e o polimento.
- Técnico em galvanoplastia – É responsável pelos conhecidos “banhos” de outo, ródio, prata, entre outros metais, nas peças de joias.
Qual curso devo fazer?
Para atuar como design de joias, um bom começo é procurar por instituições de qualidade que ofereçam cursos na área de design. A partir de um curso mais generalista, como o de Designer Gráfico ou Designer de Produto, por exemplo, é possível partir para uma especialização em designer de joias.
Outro caminho é buscar cursos específicos de design de joias. É possível encontrar capacitações no formato cursos livres ou profissionalizantes. Além disso, você também pode procurar por cursos de extensão em design de joias, como o oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Nesses cursos, é bastante comum a presença de disciplinas como história da joalheria, desenho e modelagem de joias (manualmente e em 3D digital), matérias-primas, tipos de lapidação e cravação, entre outras.
Gostou da área de design de joias?
Como você pode ver, a fabricação de joias envolve uma grande variedade de profissionais. Além disso, há grandes diferenças entre o designer de joias e o ourives, por exemplo. Mas uma coisa é certa: o mercado de trabalho está procurando por esses profissionais!
Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.