Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Designer de joias e ourives são a mesma profissão?

O design é um dos campos profissionais que tem expandido cada vez mais as possibilidades de trabalho. Nessa área, é possível atuar como designer gráfico, de Games, de Animação, de Interiores, de Moda, de Produtos, e também de Joias. Pode não parecer, mas o processo de fabricação de joias conta muito com os conhecimentos de designers. Por isso mesmo, o designer de joias é muito requisitado no mercado, e tem muitas diferenças para o ourives, outro profissional conhecido da área, que tem uma função mais técnica.

Se você tem afinidade por produção de joias, precisa saber que esse processo envolve vários personagens, entre eles o designer de joias e o ourives. Em resumo, o designer de joias é aquele com capacidade teórica e técnica para criar as joias. Em outras palavras, desenhar no papel ou em programas as joias desejadas. Por outro lado, o ourives é aquele que materializa essa joia, que tira o projeto do papel.

Neste post, nós vamos aprofundar mais esse assunto e contar mais detalhes sobre a profissão de designer de joias. Além disso, mostrar ponto a ponto o que a difere da função de ourives e qual a formação necessária para atuar nesse mercado.

Confira!

Leia também: E-book grátis mostra quais as carreiras em alta na área do design

A profissão de designer de joias

A profissão de designer de joias tem muita ligação com o universo da moda. É um trabalho que traz um certo glamour ao profissional, pois suas peças podem estar sendo vestidas por artistas e vistas no mundo todo. Além disso, geralmente, as joias são feitas de pedras preciosas, materiais raros e caros. Isso traz todo um encantamento em torno desse trabalho.

Mas para chegar a esse nível, além de buscar uma boa formação em design, o profissional deve ser bastante criativo. Em outras palavras, ter habilidade para deixar sua marca pessoal nas peças. Pois uma joia também é uma forma de expressar conhecimento ou cultura, ou ainda uma mensagem. Para isso, é preciso ter domínio de todo o processo de produção de joias. É aí que entra o designer de joias.

Recentemente, era comum as empresas e indústrias do setor buscarem esses profissionais na Europa. No entanto, os designer de joias brasileiros já começaram a aparecer. Mais do que isso: a ganharem fama e prêmios. Hoje, é dada muita importância para desenhos originais às joias, que confundem-se com algo artístico.

Em suma, o designer de joias é um profissional que utiliza as joias para traduzir um conceito ou significado. Por exemplo, alguns traços podem realçar características pessoais ou diferentes perfis. Há joias mais tradicionais e outras mais despojadas. Por isso, para ser designer de joias é preciso muito mais do que saber desenhar. É necessário captar as tendências e desejos do público e do mercado.

O dia a dia do designer de joias

Nesse sentido, o designer de joias precisa conhecer a fundo diferentes técnicas de produção desse item. Esse profissional tem que atender aos pedidos da indústria e também estar apto para trabalhar em joalherias. Além disso, o designer de joias é uma das pessoas mais importantes no hora de lançar novas coleções de joias. É um profissional projetista, que pensa, planeja e desenha uma coleção inteira de acordo com uma tendência ou demanda específica.

É bastante comum também o designer de joias abrir seu próprio ateliê para trabalhar de forma autônoma. De um jeito ou de outro, esse profissional tem capacidade para atuar desde a gestação do projeto até a sua venda ao público nas lojas. Ele domina as cores, os padrões estéticos e as corretas combinações com as pedras. Além disso, sabe trabalhar em conjunto com outros profissionais da área. Vamos detalhar mais a frente sobre isso.

Em resumo, a atividade de design de joias vai muito além da representação gráfica das peças na joalheria. Esse profissional projeta, ordena, planeja e coordena a produção das joias, sempre com atenção à estética, ao conforto e à durabilidade do produto.

Leia também: Design de produto: saiba como é esse curso

Produção de joias envolve vários profissionais

O foco desse post é detalhar a profissão de designer de joias e também apontar as diferenças com a função de ourives. No entanto, há muito mais funções atreladas a esse mercado. Vamos falar um pouco mais sobre elas para você entender a área de atuação de cada uma e também decidir qual caminho você quer seguir.

  • Designer de joias – Como já explicamos acima, é aquele que cria a peça. Esse processo de criação ocorre por meio do desenho, pode se em papel, manualmente, ou até utilizando programas de computadores. Fala-se na área que ele “assina” uma peça. Quem faz um curso na área também consegue entender e atuar em todas as fases de produção de joias.
  • Ourives – É aquele especialista nas técnicas de joalheira. É o profissional que executa as peças desenhadas pelo designer. Ou seja, geralmente as peças não são de sua autoria. O ourives não tem o papel de criar peças, e sim colocar em prática os desejos do cliente e também os projetos de coleções. É dedicado à execução. Entendeu agora a diferença entre designer de joias e ourives?
  • Autor de joias – É uma espécie de designer de joias misturado com ourives. Ou seja, é o profissional capaz de criar e executar a própria peça. Nesse caso, o trabalho segue a linha mais artesanal.

Outras funções de joalheria:

  • Modelista em cera: trabalha especificamente com a cera aplicada à joias.
  • Fundidor: profissional que faz uso de equipamentos de fundição. Ou seja, transforma as peças de cera em itens de metal. Para isso, é preciso conhecer bem as temperaturas adequadas a serem aplicadas em cada momento.
  • Cravador – É quem tem habilidade para fixar as pedras sobre as peças de metal das joias. Literalmente, cravar as pedras nas peças. É um trabalho que exige experiência, cuidado, paciência e visão. Afinal, você estará manuseando uma pedra preciosa e um erro pode comprometer toda a peça.
  • Gravador – Utiliza ferramentas específicas para passar um desenho, formas ou palavras do papel para o metal das joias. É preciso também muita habilidade, experiência e precisão.
  • Lapidário – É o profissional que modela e lapida as pedras brutas das joias. É responsável por dar o brilho às pedras das joias.
  • Técnico em acabamento – Faz o acabamento das peças, como o brilho final e o polimento.
  • Técnico em galvanoplastia – É responsável pelos conhecidos “banhos” de outo, ródio, prata, entre outros metais, nas peças de joias.

Qual curso devo fazer?

Para atuar como design de joias, um bom começo é procurar por instituições de qualidade que ofereçam cursos na área de design. A partir de um curso mais generalista, como o de Designer Gráfico ou Designer de Produto, por exemplo, é possível partir para uma especialização em designer de joias.

Outro caminho é buscar cursos específicos de design de joias. É possível encontrar capacitações no formato cursos livres ou profissionalizantes. Além disso, você também pode procurar por cursos de extensão em design de joias, como o oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nesses cursos, é bastante comum a presença de disciplinas como história da joalheria, desenho e modelagem de joias (manualmente e em 3D digital), matérias-primas, tipos de lapidação e cravação, entre outras.

Gostou da área de design de joias?

Como você pode ver, a fabricação de joias envolve uma grande variedade de profissionais. Além disso, há grandes diferenças entre o designer de joias e o ourives, por exemplo. Mas uma coisa é certa: o mercado de trabalho está procurando por esses profissionais!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.