Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Pausei a carreira para cuidar dos filhos. Por onde recomeçar?

Com um mercado de trabalho cada vez mais disputado, muitas vezes fica difícil de cuidar dos filhos e da carreira ao mesmo tempo. Muitas pessoas nessa situação optam por fazer uma pausa na profissão e retomar mais adiante. Embora essa não seja uma decisão fácil de tomar, muitas vezes ela é inevitável. No entanto, saiba que não há nada de errado nessa decisão. Neste post, vamos dar dicas para você que deseja recomeçar. Comece por atualizar seu currículo!

O fato é que muitos profissionais não conseguem se desligar da carreira profissional e acabam perdendo um período mágico que é acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Por isso, o importante é tomar essa decisão de forma tranquila. Para tudo na vida há um jeito de contornar as coisas e retomar a carreira profissional não é um bicho assustador.

Além disso, uma pausa para cuidar os filhos pode ser fundamental para você dar uma respirada e enxergar a vida profissional com outros olhos. Pode perceber, por exemplo, que é um bom momento para iniciar uma pós-graduação. Ou ainda, uma segunda graduação em uma instituição de qualidade.

Veja a seguir por onde começar para retomar a carreira profissional e confira o lado positivo de ter dado uma pausa.

Leia também: Profissões do futuro: tecnologia e inovação

Como retomar a carreira após cuidar dos filhos

O tempo que você se afastou da carreira não importa. O importante é ter vontade de retomar a trajetória profissional e seguir em frente em uma nova carreira. Para isso, muitas vezes pode ser importante uma recolocação profissional ou até mesmo voltar a estudar em uma nova área.

Afinal de contas, muita coisa pode ter mudado após esse período. Algumas áreas novas surgiram e outras se atualizaram de tal modo que é preciso fazer uma reciclagem. Um grande exemplo disso é a área de comunicação. Hoje em dia existe o marketing digital, que é um caminho bastante promissor para quem é formado nessa área, por exemplo.

Além disso, a tecnologia faz com que as coisas tenham ritmos diferentes. Pois, ao retomar a carreira, pode ser que o cargo que você exercia já não exista mais ou foi incorporado em outra área. Nesse sentido, uma variedade de coisas podem ter mudado e transformado o mercado de trabalho que você conhecia.

Para entender bem como esse meio está funcionando, é importante que você se atualize aos poucos e vá acertando aquilo que está defasado.

Também é fundamental que você pesquise sobre vagas em aberto, entre outras questões. Ao fazer isso, você estará se preparando novamente para o mercado de trabalho e evitará surpresas ou imprevisões. Isso também permitirá que você preencha as lacunas após tanto tempo sem atuar em um trabalho efetivo e auxiliará você a captar novas ideias ou até mesmo fornecer pistas se você deve ficar na mesma profissão ou não. Caso a resposta seja negativa, talvez seja interessante pensar em uma nova formação.

5 dicas para recomeçar a carreira

Veja a seguir alguns passos que podem ajudar você a retomar a carreira após cuidar dos filhos. Quem sabe você não consiga garimpar algumas ideias interessantes e assim seguir em frente no antigo caminho profissional ou em um novo?

1- Atualize seu currículo

Esse passo é fundamental, por isso ele deve ser o primeiro da lista. Releia com atenção como está redigido o seu currículo e descubra se ele ainda á adequado para o mercado atual.

Se você achar que as qualificações não são suficientes, invista em algum curso de especialização dentro da área que você costumava trabalhar. Isso vai agregar valor ao seu currículo e fará com que você se atualize.

2- Tenha confiança

Confiar nas próprias qualidades é fundamental. Portanto, não desanime nem tenha medo de tentar concorrer uma nova vaga de emprego. Afinal de contas, deixar a carreira de lado por um momento não é fácil e cuidar dos filhos também não. Nessa decisão muita coisa entrou em jogo e você fez o sacrifício necessário para tomar a melhor decisão.

Agora é hora confiar no próprio taco e entender que você tem experiência a mais e isso pode ser uma grande vantagem na hora de ocupar uma vaga.

3- Não tenha medo de mudanças

Quer uma mudança maior do que filhos na vida de uma pessoa? Por causa disso, você não deve temer nenhuma outra mudança. Portanto, é fundamental saber aceitar que o mercado de trabalho pode ter mudado um pouco com o tempo e talvez seja interessante pensar em trabalhar com ferramentas diferentes do que anteriormente.

Não deixe de avaliar a possibilidade de investir em um novo curso, sendo ele de especialização, graduação ou pós-graduação. Isso pode fornecer a você novas pistas sobre qual é a melhor opção de carreira.

4- Prepare-se para o retorno

Você finalmente entendeu que é hora de retomar a carreira profissional. Grande escolha! Agora você precisa se preparar para o retorno triunfal. Para se preparar mais é importante você conversar com os familiares, amigos e antigos colegas de trabalho.

Eles podem ter grandes conselhos para você e ainda podem dar dicas valiosas ou até mesmo lhe recomendar para uma vaga de emprego. Além disso, pesquise sobre as tendências do mercado e como está a sua profissão no momento atual.

Se ela está aquecida ou não, se é necessário fazer uma reciclagem ou especialização. Essa pode ser uma grande estratégia e pode evitar que você tenha alguma surpresa.

5- Entenda sobre as expectativas

Retomar a carreira nem sempre é fácil, como você deve ter percebido ao longo do tempo muita coisa muda. Portanto, tenha autoconhecimento suficiente para lidar com as expectativas. Isso ajuda a controlar a ansiedade e se algo der errado evitará a frustração. Pois a expectativa é um sentimento um tanto ambíguo que o ser humano alimenta. Pode ser uma coisa boa ou até mesmo uma frustração.

Sendo assim, é importante você controlar isso e saber lidar com as emoções. Outro fator positivo desse tópico é também de poder mudar, caso algo desagrade você e isso pode permitir que você siga em frente para uma nova jornada na carreira profissional.

O lado positivo de pausar a carreira para cuidar dos filhos

Retomar a carreira não é fácil, da mesma forma que abandoná-la. Porém, não existe desafio maior do que um filho na vida de uma pessoa, não é mesmo? Embora exija sacrifícios, a recompensa em vê-los crescer e se desenvolver é grande e, ao fazer isso de perto, seu vínculo afetivo será muito maior.

Além disso, um tempo longe do trabalho ou da carreira profissional pode ser uma maneira de dar uma oxigenada nas ideias. Ou seja, isso pode permitir que você pense em caminhos novos e enxergue a profissão com outros olhos, fazendo você ter certeza de suas convicções ou elaborar uma estratégia alternativa.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a difícil tarefa de cuidar dos filhos e o sacrifício que exige, saiba que tudo tem o seu momento. Dar uma pausa na carreira pode ser algo essencial para fundamentar o laço afetivo e acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

O que vale é a coragem e a iniciativa para tomar a dura decisão de largar a carreira momentaneamente e a vontade de retomá-la posteriormente.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.