Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Quais são os profissionais que cuidam dos recursos hídricos?

Quando você abre a torneira de casa, provavelmente nem imagina o número de profissionais envolvidos com os cuidados e recursos hídricos para que a água chegue limpa até a sua casa. Eles são os principais responsáveis por garantir o abastecimento em todas as residências ligadas na rede. Afinal de contas, a água é um recurso natural limitado e é fundamental ter profissionais que saibam trabalhar com ela, evitando ao máximo o desperdício. Mas, você sabe quais são os profissionais que atuam na área? Vamos listar!

Em resumo, os recursos hídricos são as parcelas de água superficiais e subterrâneas que estão disponíveis para o uso. Vale ressaltar também a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, conhecida como Lei das Águas, que garante a salvaguarda desses recursos.

Portanto, a água é um patrimônio tão importante e fundamental para existência de qualquer vida no planeta, que existe uma política pública para cuidar dela.

São várias as profissões que estão ligadas a essa atividade, como a de engenheiro hídrico e até o técnico de irrigação e drenagem.

Se você tem interesse em trabalhar nessa área, confira em detalhes quais os cursos pode fazer para iniciar a sua trajetória.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Quais cursos deve se fazer para trabalhar com recursos hídricos

O profissional que trabalha com recursos hídricos presta um serviço muito nobre à sociedade. E, se você deseja trabalhar com essa importante fonte de vida no planeta, saiba que é possível encontrar um curso de graduação que permita você seguir nesse caminho profissional.

Veja a seguir algumas graduações para trabalhar nessa área.

Engenharia Hídrica

Esse curso também é conhecido como Engenharia de Recursos Hídricos. O objetivo dele é formar profissionais que possam trabalhar na gestão dos recursos hídricos. Quem é formado nesse curso é responsável por elaborar, executar, supervisionar ou até mesmo operar obras de tudo aquilo que envolve os processos hidráulicos que são relevantes para os aspectos ambientais e sociais.

A estrutura desse curso é fundamentada pelas ciências exatas e é oferecido na modalidade bacharel de diplomação. Portanto, é uma área generalista e focada para quem deseja atuar no mercado de trabalho convencional.

Mas não pense que esse curso é completamente calcado nas ciências exatas. Ele também tem como fundamento os princípios das ciências sociais. Pois a ação de um profissional desse campo, reflete diretamente na vida das pessoas e a água pode ser geradora de conflitos, dependendo da região ou sociedade.

Não tem apenas cálculo

Portanto, o aluno que se graduar nessa área tem que entender não apenas de cálculo, mas também de tudo aquilo que é importante para o convívio social.

Após obter o diploma, o profissional formado em Engenharia Hídrica deve avaliar a distribuição das águas, sendo de origem subterrâneas ou superficiais. Portanto, o profissional dessa área deve fazer uma boa gestão dos recursos hídricos, avaliando a sua qualidade e quantidade para dar um destino adequado e assim evitar o desperdício e manter a preservação de um bem tão precioso como é a água.

Um trabalho eficiente deve contar com um bom projeto de estruturas hidráulicas e executar as obras para que os recursos obtidos sejam também sustentáveis.

As disciplinas do curso

Para obter o diploma no curso de Engenharia Hídrica, o aluno estudará uma vasta gama de disciplinas. Lembrando que elas oscilam entre a área das exatas e das ciências sociais. Veja a seguir algumas disciplinas que fazem parte do curso:

  • Cálculo;
  • Química Geral;
  • Geologia geral Aplicada a Engenharia Hídrica;
  • Fundamentos de Biologia;
  • Álgebra Linear e Geometria Analítica;
  • Ecologia e Impacto Ambiental;
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade;
  • Ciência do Solo;
  • Climatologia;
  • Estatística Básica;
  • Cidadania, Ética e Responsabilidade Social;
  • Hidrologia;
  • Hidroquímica;
  • Geotecnologia Aplicada aos Recursos Hídricos;
  • Oceanografia Física, Costeira e Estuarina;
  • Drenagem Urbana;
  • Economia dos Recursos Hídricos e Tomada de Decisão.

Como é possível notar, essa é uma formação com uma grande variedade de disciplinas de várias áreas do conhecimento. Portanto, acaba sendo uma graduação bastante abrangente, permitindo que o aluno se torne um profissional completo e competitivo para o mercado de trabalho.

Além disso, por ser uma formação com a modalidade de bacharelado, saiba que é necessário fazer o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse trabalho vai permitir que você saiba trabalhar com textos acadêmico e vai garantir a você mais familiaridade com a pesquisa científica.

Engenharia Ambiental e Sanitária

Se você tem interesse em trabalhar com recursos hídricos, um curso de Engenharia Sanitária e Ambiental também pode ser um tiro certo. Essa graduação está voltada à manutenção do meio ambiente. É através dessa formação que se estuda como se administra o tratamento de esgotos, distribuição de água e a eliminação do lixo.

Portanto, um curso fundamental para fornecer melhores condições de vida para as pessoas e estudar projetos que viabilizem o saneamento em todos os locais onde existe o convívio humano.

Além disso, o trabalho de um profissional graduado nesse curso consiste em garantir mais sustentabilidade para os recursos utilizados por todos. Portanto, um engenheiro ambiental deve buscar maneiras de reduzir o impacto ambiental e a poluição no tratamento e na captação dos recursos hídricos.

Outra função relevante desse profissional é levantar diagnósticos das ações que o homem toma e que causam impacto no meio ambiente, podendo recuperar áreas degradadas pela erosão ou pelo destino errado dos dejetos.

Para estudar nessa graduação, é importante gostar das ciências exatas, naturais e sociais. Pois o trabalho desse profissional impacta diretamente na vida das pessoas. E é preciso entender de química e cálculo para gostar de trabalhar com essa carreira profissional.

Disciplinas

Veja a seguir algumas disciplinas que fazem parte do curso:

  • Estatística Aplicada;
  • Física Aplicada;
  • Geometria Analítica;
  • Geotécnica Ambiental;
  • Saúde e Higiene Ambiental;
  • Planejamento e Gestão Ambiental.

Vale lembrar também, que essa graduação é oferecida na modalidade de bacharelado. Portanto, você vai precisar elaborar o TCC.

Irrigação e Drenagem

O curso de irrigação e drenagem é oferecido na modalidade de superior de tecnologia. Sendo assim, é um curso com um tempo de duração. A carga horária tem uma média de 3 anos para se formar, o que pode acelerar um pouco o ingresso do estudante no mercado de trabalho.

O objetivo desse curso é formar profissionais que possam lidar com elaboração de projetos e execução de obras de irrigação. Portanto, o foco dessa profissão é atuar em áreas de plantação, melhorando os recursos hídricos, minimizando a ação do homem no meio ambiente.

Além disso, esse curso é fundamental para auxiliar em locais que sofrem com estiagem ou têm um clima muito seco, que prejudica consideravelmente as lavouras. Desse modo, o profissional formado nesse curso, trabalha em parceria com o engenheiro agrícola.

As disciplinas do curso

Quem se forma nesse curso, estuda disciplinas da área das ciências exatas e naturais. Veja a seguir algumas delas:

  • Fitotecnia;
  • Drenagem Agrícola;
  • Climatologia;
  • Topografia;
  • Conservação do Solo.

Quem se formar nesse curso, poderá obter o certificado e assim ingressar no mercado de trabalho, podendo atuar em plantações e lavouras.

Conclusão

E aí? Se interessou em trabalhar com recursos hídricos? Saiba que essa área é fundamental para a preservação e sustentabilidade. Ele desempenha um papel fundamental na gestão das águas e no combate a poluição.

Portanto, o profissional dessa área atua diretamente com a qualidade de vida das pessoas. Faz com que a manutenção do meio ambiente seja feita através da elaboração e execução de projetos para o melhor destino dos esgotos e das águas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.