Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Quer escrever melhor? 10 dicas para redação do Enem

A redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma das provas mais aguardadas e que gera bastante ansiedade entre os candidatos. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para redação do Enem que serão fundamentais para o seu sucesso na avaliação.

Mas, além de conhecer nossas dicas, é fundamental que você fique por dentro da estrutura da redação do Enem, quais as competências são avaliadas e como é feito o cálculo da nota. 

Todas essas informações irão ajudar você a se preparar ainda mais para o Exame e realizar a redação com muito mais segurança.

Vamos lá?

Leia também: Séries redação Enem 2021: dicas para assistir antes de fazer a prova

Como é a prova de redação do Enem?

A prova de redação do Enem é realizada a partir de uma frase-tema que geralmente aborda algum problema atual, seja ele mundial ou diretamente relacionado à sociedade brasileira.

Essa frase-tema é acompanhada por alguns textos de apoio, como pesquisas científicas, quadrinhos, ilustrações, notícias, entre outros. Esses conteúdos auxiliam os candidatos a refletir melhor sobre o tema proposto, além de fornecer alguns insights para a construção do texto.

A partir dessa frase, o candidato deverá produzir um artigo dissertativo-argumentativo, defendendo sua opinião sobre o tema, com base em dados, informações e argumentos concretos. 

Tudo isso para convencer o leitor de seu posicionamento e, principalmente, para provar para a banca avaliadora que, além de entender o tema proposto, esse candidato utilizou de seus conhecimentos para elaborar seu conteúdo.

A prova de redação do Enem exige uma única estrutura de texto, o que a diferencia de muitos vestibulares. Sendo assim, o candidato precisa escrever a sua redação em até 30 linhas.

No dia do exame, o candidato pode escrever sua redação em uma folha de rascunho e, após revisar o texto minuciosamente, deverá transcrevê-lo para a folha definitiva.

Leia também: Redação do Enem 2021: veja exemplos de nota mil e o passo a passo

Competências avaliadas

A nota de redação do Enem vai de 0 a 1.000 pontos e a banca que faz essa avaliação considera como competências fundamentais os cinco itens abaixo:

  • Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; 
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como é calculada a nota de redação do Enem?

A nota de redação do Enem é calculada a partir da nota de dois avaliadores. 

Com base nas cinco competências listadas acima, os avaliadores atribuem para cada item uma nota de 0 a 200 pontos. Essa nota avalia o nível de conhecimento do aluno e o comprometimento com os itens exigidos.

Se, por um acaso, ocorrer uma divergência entre a nota dos dois avaliadores, um terceiro profissional fica responsável por dar a nota final ao candidato.

Dentro desses 200 pontos distribuídos em cada uma das competências, os avaliadores consideram: 

  • Desclassificado, o aluno que zerar a competência;
  • Precário, o aluno que conquistar 40 pontos;
  • Insuficiente, o aluno que obtiver 80 pontos na competência;
  • Mediano, a competência avaliada em 120 pontos;
  • Bom, o aluno que conquistar 160 pontos;
  • Ótimo, o aluno que conquistar a nova máxima, 200 pontos, na competência avaliada.

Leia também: Estrutura da redação do Enem: entenda como montar um texto nota 1.000

10 dicas para a redação do Enem

Agora que você conhece como é a prova, o modelo de texto exigido e as competências obrigatórias para conquistar uma boa nota, é hora de ficar por dentro das principais dicas para a redação do Enem. Confira:

1. Praticar, praticar, praticar!

Se você quer escrever melhor, a dica básica é praticar. 

Produza redações dos mais diversos temas, revise-as e também peça para que outras pessoas leiam seu trabalho. 

É claro que, conhecendo a estrutura exigida pela prova do Enem, você deverá praticar a escrita dissertativa-argumentativa.

Além disso, vale também escrever redações utilizando temas cobrados em edições anteriores da prova, assim como temas atuais e que poderiam cair no próximo Enem.

2. Cronometre o tempo de produção

Uma outra dica para redação do Enem é cronometrar o tempo que você gasta para produzir um texto. 

Ou seja, quando estiver praticando o exercício de redação, ative um cronômetro e veja quanto tempo você gasta para finalizar essa tarefa. 

No dia da prova de redação, o candidato tem, em média, 60 minutos para concluir a questão. Por isso, vá avaliando o tempo gasto e, com a prática constante, faça os ajustes necessários.

3. Evite a voz passiva

Como você já sabe, a redação do Enem deve ser escrita no modelo dissertativo-argumentativo. Além disso, seu texto precisa ser claro e direto, evitando assim ambiguidades.

Por isso, evite o uso da voz passiva e fique atento para não inverter a ordem dos elementos da oração.

4. Leia muito!

Bons escritores são também bons leitores. Por isso, adote a leitura como uma preparação para a prova de redação do Enem.

A leitura vai ajudar você a assimilar melhor as regras gramaticais e ortográficas de nossa língua, além de ampliar o seu repertório e estimular a criatividade. 

Uma dica importante é ampliar suas opções de leitura. Isso significa que você deverá ler os mais diversos tipos de texto, como por exemplo: jornais (para se manter sempre atualizado), blogs, livros, revistas, quadrinhos, entre outros.

Leia também: Melhorar a escrita: veja 11 exercícios e dicas infalíveis para escrever bem

5. Estude ortografia e gramática

O domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa é uma das competências avaliadas na correção da prova de redação. Por isso, é essencial que o candidato se dedique ao estudo da gramática e da ortografia.

Estude, fique atento, e sempre revise! Erros como concordância, pontuação, flexão, acentuação, entre outros, podem muito bem colocar a sua nota em risco.

6. Estude as redações nota 1.000 do Enem

Nada melhor do que se inspirar em quem conquistou a nota máxima do Enem em edições anteriores. Por isso, pesquise e estude as redações que conquistaram a nota 1.000 no Exame Nacional do Ensino Médio.

E aqui no Vai de Bolsa, você tem acesso a um artigo especial sobre os modelos de redação nota 1.000 que vão te inspirar a conquistar a nota máxima no Enem.

7. Estude o Guia de Redação do Enem

Você sabia que o Ministério da Educação – MEC – disponibiliza gratuitamente um Guia de Redação para a prova do Enem?

O MEC disponibiliza o Guia de Redação atualizado no portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – junto ao edital do Exame.

Esse Guia traz alguns exemplos de redação nota 1.000 e também os comentários dos avaliadores da prova.

8. Leia o Edital do Enem

Não, não é exagero pedir que você dedique seu tempo para ler e entender o edital do Enem. Essa atividade é importante pois irá informá-lo sobre itens que, muitas vezes, passam despercebidos e podem custar a sua nota.

Um exemplo disso são os critérios que podem anular a sua redação.

Por isso, leia o edital com atenção e anote os pontos importantes que envolvem a produção e correção de sua redação.

9.  O que não pode faltar na hora da prova

No dia da prova, algumas dicas para redação do Enem não podem faltar. São elas:

  • Leia atentamente o que é pedido na questão de redação. Caso tenha domínio sobre o tema, desenvolva o texto. Mas, caso se sinta inseguro, faça outras questões e veja se alguma delas pode ajudar você com sua dissertação argumentativa.
  • Organize seu tempo e coloque em prática o que treinou enquanto cronometrava o tempo gasto na prática da redação durante seus estudos.
  • Fique atento à sua argumentação. Foque na sua defesa principal e evite que sua argumentação se distancie ou mesmo que fuja do tema solicitado.
  • Não se esqueça de propor uma intervenção social. Seguindo as regras básicas de um texto dissertativo-argumentativo, lembre-se de, após trabalhar sua argumentação, propor uma solução coerente ao problema apresentado.

10. Não se esqueça da revisão

Tanto nos exercícios de estudo, quanto na hora da prova, é fundamental que você faça uma revisão detalhada de seu texto. Leia, releia e leia de novo o seu texto, até ter certeza de que nenhum erro passou.

No dia da prova, utilize a folha de rascunho e só passe para a folha principal, quando tiver certeza de que o seu texto está correto.

Agora que você já tem em mãos as 10 dicas para a redação do Enem, é hora de praticar! E se surgir alguma dúvida, navegue pelo nosso blog e encontre diversos artigos sobre o tema.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.