Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Plano de estudos para o Enem: 5 passos para organizar o seu

Se você pretende estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve ter notado que a prova pede bastante conteúdo. Para estudar tudo isso, é importante ter muita disciplina e organização. Quem quer tirar uma boa nota no Enem precisa, portanto, de um plano de estudos.

Um plano de estudos é fundamental para guiar e não se perder no meio de tantos conteúdos. Assim, você consegue bolar uma rotina de aprendizagem e revisão com menos stress. O plano certo te auxilia na hora de montar horários que cubram os conteúdos, sem te sobrecarregar.

Como cada pessoa tem uma rotina, o plano de ensino certo é pessoal e intransferível. Então, você precisa montar um que se encaixe em sua vida. Este artigo vai mostrar como fazer!

Vamos lá?

Leia também: Vitaminas que ajudam nos estudos: opções para a memória e concentração

O que é um plano de estudos?

O plano de estudos é um guia que te auxilia e orienta para organizar seu tempo e suas sessões de estudo. Ele deve levar em conta suas prioridades, necessidades e rotina.

Assim, as ações relativas aos estudos são realizadas com base no que foi registrado no plano. Você deve realizar estas ações em etapas, seguindo um cronograma para que o aluno possa avançar um pouco a cada dia. 

Podemos dizer que o plano de estudos é um mapa que te guia para achar os melhores caminhos para uma boa nota no Enem. E quando dizemos “melhores caminhos” nos referimos a otimização de tempo, organização da rotina e cuidados para não haver desânimo ou estresse.

Um bom plano de estudos para o Enem deve caber em sua vida. Ou seja: é personalizado, único. Porém, você precisa conhecer alguns conceitos para montar esse plano.

O que é preciso saber sobre o Enem antes de construir um plano?

Antes de seguirmos para um passo a passo de como montar um plano de estudos, é preciso entender melhor o modelo de avaliação do Enem e quais as competências exigidas.

Dessa forma conseguimos ter mais clareza sobre o objetivo final deste plano: a conquista de uma boa média no Enem.

Leia mais: Como funciona a isenção do Enem para a taxa de inscrição? Saiba tudo!

Como é a prova?

O método de avaliação adotado pelo Exame é chamado de Teoria de Resposta ao Item – TRI. Dessa forma, o sistema atribui determinado peso para cada questão da prova e calcula a média de 0 a 1000 pontos de cada candidato.

Na prática, isso significa que questões relacionadas a área do curso de interesse do candidato terão um peso maior. 

O Enem é dividido em quatro grandes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Então, se você está buscando uma vaga para jornalismo, por exemplo, as áreas das ciências humanas vão ter um peso maior na prova. Por isso, estudar esses conteúdos tende a dar mais resultados.

Além disso, a prova tem uma redação, que é bem importante, vale 20% da nota. A redação avalia cinco competências:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Agora que você já tem uma noção do que é cobrado na prova, podemos passar, portanto, para a elaboração do nosso plano de estudos!

Plano de estudos para o Enem: passo a passo

A fim de facilitar sua vida, separamos cinco passos simples que você pode seguir para montar seu plano de estudos.

Esses passos devem ser lidos como um guia para adaptar às suas necessidades e objetivos. Afinal, como dissemos anteriormente, um bom plano de estudos é personalizado.

Passo 1: Entenda sua rotina

O primeiro passo para a construção de um plano de estudos para o Enem é entender como funciona a sua rotina. Isto é: o tempo que você terá para estudar, para cumprir outros compromissos, e também para descansar.

Dessa forma, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Quanto tempo do meu dia consigo me dedicar aos estudos?
  • O que posso deixar de fazer para aumentar o meu tempo de estudos?
  • Quanto tempo preciso me dedicar a outras tarefas (trabalho, ajuda em casa)?
  • Quanto tempo terei para descansar e fazer outras atividades (academia, encontrar os amigos, praticar um hobby)?

Sabendo quanto tempo você terá disponível para estudar para o Enem, você pode começar a pensar em como vai utilizá-lo.

Passo 2: Defina seus objetivos e metas

Enfim, chega a hora de traçar objetivos e metas. É importante saber a diferença entre os dois, pois não são a mesma coisa.

No caso de um plano de estudos para o Enem, o objetivo é conseguir a vaga no curso desejado. Assim, esse objetivo vai orientar todas as ações do plano.

Já as metas são mais pontuais. Elas funcionam como pequenos objetivos, que vão ter data marcada para acontecer. Uma boa forma de fazer isso é montar uma planilha de estudos para o Enem. Deste modo, em um bom plano, cumprir as metas leva ao objetivo.

Por exemplo: terminar de estudar funções inorgânicas (conteúdo de química) em duas semanas é uma meta. Passar para engenharia química é o objetivo.

Passo 3: Gestão do tempo

O passo 3 da construção de seu plano de estudos para o Enem é um dos mais importantes e, nesse sentido, merece muita atenção.

Nesta fase, você deverá traçar os seus  horários para estudo. Leve em consideração os seguintes pontos:

  • Tire um tempo para fazer pausas, não apenas para descanso, mas para ter um tempo de processar tudo aquilo que você acabou de estudar;
  • Mensure o que você conseguiu fazer durante um dia e analise o que será feito no dia seguinte;
  • Antes de começar a estudar, reveja o seu cronograma e faça os ajustes necessários do dia;
  • Monte um cronograma definindo horas de estudo e para cada área e disciplina. Aqui, não se esqueça de levar em conta o modelo de avaliação adotado no Enem.
  • Separe um dia de folga dos estudos;

Passo 4: Saiba descansar

Pode parecer besteira, mas muita gente erra nisso. A cobrança de conseguir uma vaga no ensino superior leva algumas a esquecer os próprios limites. Assim, é importante dizer: sobrecarga não é saudável, nem eficiente.

Descansar neste período da vida é fundamental para recuperar a mente e também o corpo. Afinal de contas, maratonas ininterruptas de estudo são extremamente prejudiciais. Isso porque você poderá se sentir física e mentalmente cansado, e não conseguirá absorver o que estudou.

Por isso, diariamente, separe uma hora em seu cronograma para praticar algum exercício físico. Lembra da máxima “corpo são, mente sã”? Pois é, ela faz todo o sentido aqui.

E não se esqueça de fazer pequenos intervalos, de até meia hora, entre uma sessão e outra de estudo. Assim, você irá garantir que o seu cérebro estará preparado para a nova jornada de aprendizagem.

Além disso, recomendamos que, pelo menos uma vez na semana, você tire um dia de folga. Saia com amigos, vá ao cinema, dê um passeio de bicicleta… A dica aqui é realmente se desligar, recuperar as energias para a próxima sessão de estudos.

Leia mais: Onde posso conseguir bolsa com a nota do Enem?

5 erros que podem prejudicar o seu plano de estudos

Agora que você já entendeu como funciona um plano de estudos é hora de adaptá-lo à sua rotina e realidade. Mas antes de colocar em prática, que tal conhecer alguns erros que podem colocar o seu plano em risco?

Confira o que você não deve fazer:

  1. Adotar um plano padrão e não adaptar;
  2. Escolher metas e objetivos inviáveis;
  3. Deixar de revisar e reajustar o seu plano de estudos;
  4. Não focar nas disciplinas que você tem mais dificuldade;
  5. Deixar o descanso de lado.

Agora é com você! Trace seu plano de estudos para o Enem e vá acompanhando seu ritmo e ajustando o que for necessário.

Um fator que ajuda muito na hora de estudar para o Enem é encontrar materiais didáticos de qualidade. Aqui mesmo no Vai de Bolsa você pode ter acesso a um Ebook gratuito que oferece um guia para uma você fazer uma redação nota 1000.

Se você tem dúvidas sobre o futuro da sua formação, então dê uma olhada em nosso blog! Aqui você encontra diversos posts sobre todo tipo de curso e profissão, afinal de contas, só tomam as melhores decisões quem está bem informado.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.