Quando sai a nota do Enem 2021? Veja como conferir seu desempenho

Quando sai a nota do Enem 2021

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2021 ocorreram nos dias 21 e 28 de novembro. Antes disso, muita gente se preparou nos estudos para se dar bem na prova e garantir o tão sonhado ingresso no ensino superior. Ainda mais em tempo de pandemia do Coronavírus, que acabou atrasando todo cronograma do Enem nesta edição e gerou muita ansiedade nos estudantes. Passados alguns meses da prova, se você tem interesse agora em saber quando sai a nota do Enem 2021, saiba que ela já está disponível na internet. Inclusive, o resultado final do exame.

A verdade é que a pandemia mexeu com todo o calendário do Enem nesta edição, o que atrasou com algumas datas e prazos. Até porque ainda estamos vivendo a pandemia do Covid 19, mas que já demonstra um ritmo de desaceleração. Para você ter uma ideia, as notas e o resultado final do Enem foi divulgado apenas no início de fevereiro deste ano, a partir de consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No site do Inep, é possível conferir os resultados do Enem na forma impressa, digital e para pessoas privadas de liberdade (PPL). O fato é que o seu desempenho no Enem será o passaporte para realizar o sonho do curso superior.

Portanto, além de saber quando sai a nota do Enem 2021, vamos dar mais detalhes de outras datas do cronograma e informações sobre a prova, considerada uma das mais importantes no Brasil atualmente, além de falar sobre oportunidades de bolsas e financiamentos estudantis.

Leia também: Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

Quando sai a nota do Enem 2021? Já é possível acessar!

Conforme já destacamos, a pandemia do Covid-19 acabou trazendo prejuízos para os estudantes que estão focados no Enem. Isso porque tiveram atrasos importantes no cronograma, resultados e no processo seletivo em si. Além, claro, de atrasar o próprio calendário dos semestres letivos dentro das universidades. Para se ter ideia, o Enem 2020 só ocorreu em janeiro de 2021, quase dois meses após o mês de novembro, quando sempre costumava acontecer.

No entanto, com a confirmação das provas em novembro, o cronograma começou a andar. Até mesmo porque com os avanços da vacinação a tendência é a situação se normalizar gradativamente. Com isso, em fevereiro, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, já disponibilizou as notas e o resultado final do Enem 2021.

Uma notícia boa, concorda? Pois pelo menos já dá para iniciar o ano sabendo se a sua nota foi suficiente para aprovação no curso que pretende ingressar na universidade.

Leia também: Como estudar: veja formas eficientes de fazer melhor e mais rápido

Como acessar o resultado do Enem 2021

Para consultar a sua nota na prova do Enem 2021 e o resultado final do exame, siga os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Preencha a sua senha do Enem (caso tenha se esquecido, pode pedir recuperação pelo próprio site);
  • Busque pelo link “Boletim de Desempenho Individual”;
  • Neste boletim você terá acesso às notas de todas as edições do Enem que você participou.

Entenda mais: Como consultar a nota do Enem em 5 passos? Entenda aqui!

Na Página do Participante é possível ver a pontuação das quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática), bem como acessar a nota final da redação, uma das provas que geram maior expectativa e que acaba sendo decisiva no somatório final. No entanto, é importante você saber que o espelho da redação, com todos os detalhes da correção do texto, só fica disponível para consulta alguns meses depois.

Leia mais: Entenda como somar a nota do Enem e fazer a média

Quando sai a nota do Enem 2021?
Quando sai a nota do Enem 2021?

Saiba mais sobre o Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que funciona como a principal entrada dos estudantes no ensino superior no Brasil. Ele funciona como um grande vestibular nacional e ao contrário do que o nome diz, não se limita a estudantes que estão cursando o Ensino Médio. Portanto, estudantes que já concluíram o Ensino Médio e sonham em fazer uma faculdade também podem realizar a prova.

O Enem conta com 180 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo de prova você precisa responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e suas Tecnologias, além de fazer a redação. Já no segundo domingo é dia de resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Fui mal no Enem. E agora? Mire nas bolsas e financiamento

Se após a conferência do resultado você percebeu que não mandou bem na prova, não se desespere. A pontuação que você conseguiu nas provas objetivas e na redação não foram suficientes para ingressar no curso superior que você queria, no entanto, há outras oportunidades. A nota do Enem é a porta de acesso para conseguir bolsas de estudo em universidades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni oferece bolsas integrais e parciais. Para participar, basta ter um mínimo de 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação.

Ah, importante: o ProUni também obedece a critérios acerca da renda e escolaridade dos candidatos. Ou seja, ele prioriza estudantes de baixa renda. Aqui você confere um guia do Prouni 2022 com todos os passos e dicas para conseguir a tão sonhada bolsa de estudo.

Se você foi mal na prova do Enem, e está passando por dificuldades financeiras, outra alternativa interessante é tentar um financiamento estudantil pelo Fies. O programa tem critérios de acesso bem parecidos com o Prouni. Na prática, você tem a possibilidade de fazer o seu curso dos sonhos em uma universidade privada, e só pagar as mensalidades após conseguir o diploma. Tudo isso por meio de um financiamento com o Governo Federal a juros muito baixos.

Leia também: Como conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022?

Quando sai a nota do Enem 2021? Agora você já sabe

Agora que você já está informado que as notas finais do Enem 2021 e como acessá-las, basta ficar atento aos próximos passos, como a inscrição no Sisu. Caso você não tenha ido muito bem no exame, mantenha o foco em se preparar para o Enem 2022 e quem sabe ano que vem você recebe a notícia que já pode ingressar numa universidade!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?