Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso para ser enólogo: quais as opções no mercado

Se você é apreciador de vinhos, mas não se contenta apenas em ser um enófilo, aquele que aprecia essa bebida, saiba que você pode se profissionalizar nesse hobby. Um dos caminhos é fazer um curso para ser enólogo, ou seja, a pessoa que entende tudo sobre vinhos e trabalhar com isso. É um curso predominantemente tecnólogo da área da gastronomia que tem atraído cada vez mais simpatizantes. A graduação em enologia pode ser uma maneira de adquirir mais cultura e conhecer mais sobre a história e ainda ter uma profissão que traga muita inspiração no dia a dia. Afinal de contas, o vinho já inspirou poetas, filósofos, provocou batalhas e tem um Deus em sua homenagem. Além de aparecer na Bíblia, no Velho Testamento, essa bebida milenar fazia parte dos rituais egípcios, que acreditavam que nadariam em rios de vinho na vida posterior. Enfim, o vinho faz parte da história antiga da humanidade e merece muito ser estudado. Se você deseja saber mais sobre o curso para ser enólogo, esse texto será muito útil. Veja a seguir como funciona essa graduação e saiba tudo sobre essa profissão bastante requintada.

Como é o curso de enologia

Apreciar o vinho pode ser considerado uma arte e uma ciência. Não é à toa que essa bebida apreciada no mundo todo, desde a história antiga, necessita de um profissional com uma formação qualificada. Para isso, existe o curso para ser enólogo, em outras palavras, de Enologia e Viticultura, que pode transformar essa arte em uma profissão bastante respeitada. Você pode encontrar duas modalidades desse curso, como: graduação convencional ou nível tecnólogo e encontrar disciplinas de Enologia em outras graduações, como Gastronomia e Química de Alimentos, por exemplo. Portanto, existem diversas formas de se deparar com essa ciência em um curso de graduação. Vale lembrar também que a modalidade de ensino na graduação de Enologia é generalista. Isso quer dizer que, ao se graduar, um estudante desse curso obterá o diploma de bacharel. No Brasil, existe apenas um curso de graduação nível bacharelado, ele fica em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, na faculdade Universidade Federal do Pampa. A vantagem do curso de Enologia é que a grade curricular é composta por áreas bastante diversificadas, ou seja, são ministradas disciplinas de Matemática, Biologia, Enotorismo, entre outras. Desse modo, o percurso acadêmico pode ser mais dinâmico, evitando uma rotina massante.

Algumas das disciplinas do curso

Veja a seguir algumas disciplinas ministradas no curso de graduação de Enologia:
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Matemática Aplicada;
  • Química Geral;
  • Introdução a Enologia;
  • Microbiologia Geral;
  • Economia Rural;
  • Viticultura;
  • Genética e Melhoramento Vegetal;
  • Bioquímica Geral;
  • Experimentação Vitivinícola;
  • Higiene na Indústria Enológica;
  • Propagação e Viveiros;
  • Operações Fermentativas;
  • Enoquímica;
  • Derivados da Uva e do Vinho;
  • Controle de Qualidade;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.
A diferença entre a graduação e o curso tecnólogo é no grau de aprofundamento de conteúdo e no tempo de duração. A graduação leva em média 4 anos, enquanto o tecnólogo dura uma média de 2. Além disso, a graduação permite que você vá além nos estudos acadêmicos, podendo ingressar em um mestrado ou doutorado.

Quais as diferenças entre enólogo, enófilo e sommelier

Veja as diferenças desses termos:
  • Enólogo: Esse é o profissional que entende absolutamente tudo o que se refere ao vinho e a uva. Ele é alguém que tem um conhecimento muito aprofundado sobre todas as etapas que envolvem os processos de produção do vinho. Desse modo, ele domina desde o plantio da uva, até a desarrolhamento da garrafa, ou seja, seu trabalho começa na lavoura e termina na mesa de casa ou restaurante. Além disso, ele conhece também sobre outras bebidas, como conhaques, espumantes e sucos.
  • Enófilo: Esse termo é utilizado para um exímio conhecedor de vinhos, mas sem a respectiva qualificação profissional dessa área. Ele tem uma relação bastante próxima com o vinho e é também um bom entendedor dessa arte. Embora ele não tenha a devida formação profissional, esse termo também pode ser designado a quem comercializa essa bebida.
  • Sommelier: Esse termo é amplamente utilizado aos profissionais que são especializados em bebidas alcoólicas. Conhecem como ninguém as cartas de vinho e suas particularidades. Desse modo, eles costumam dar ótimas dicas sobre a harmonização dessas bebidas com os melhores pratos dos restaurantes.

Os benefícios de fazer um curso para ser enólogo

O curso para ser enólogo pode garantir a você um conhecimento muito especial sobre a arte e a ciência do vinho. Desse modo, você conhecerá de maneira sistemática daquilo que vai além da evidência de um vinho Cabernet, Merlot, Sauvignon, entre outros. O enólogo conhece com precisão o teor alcoólico e os aromas resultantes da fermentação da uva que compõem os diferentes tipos de vinhos. Além disso, essa é uma área muito promissora, que inclusive pode abrir portas para você trabalhar no exterior. O curso de enólogo pode permitir a você conhecer diversas culturas diferentes e ainda viajar para buscar mais capacitação e conhecimento sobre os métodos e produção de vinho.

O perfil de um enólogo

Para gostar dessa profissão, é essencial gostar de história e cultura, pois o vinho faz parta da história da humanidade. Além disso, é recomendado que tenha afinidade e vontade de conhecer todos os processos que envolvem a produção do vinho. Vale lembrar que é fundamental desenvolver um bom paladar e olfato para exercer essa profissão, pois a apreciação de uma boa carta de vinho envolve pelo menos esses dois instintos. Portanto, é preciso praticar muito o paladar e o olfato para conseguir identificar com habilidade tudo aquilo que a degustação pode proporcionar por quem ama vinhos. Além das questões gastronômicas, um bom enólogo deve entender sobre tios e manejo de solos, Química, Biologia, Matemática, Arte, entre outras. Portanto, essa é uma formação bastante abrangente, mas é preciso gostar das disciplinas da área das ciências e das exatas.

O mercado de trabalho para quem tem um curso de enólogo

O mercado de trabalho para quem se gradua em enologia pode ser bastante diversificado. Um enólogo pode trabalhar diretamente nas vinícolas, em análises de solo ou nos restaurantes. Além disso, pode trabalhar na comercialização dessa bebida e ainda explicar às pessoas sobre todos os processos que envolveram o vinho desde o plantio da uva. Desse modo, o mercado pode ser bastante diversificado dentro do ramo do vinho. Outro modo de trabalhar como enólogo pode ser prestar assessorias em diversos estabelecimentos comerciais, como em diversas casas de vinho, restaurantes, bistrôs, entre outras. Se o profissional gosta de escrever, é possível escrever crítica sobre as diversas cartas encontradas no país e no mundo. Além de todas essas opções, um enólogo pode produzir o próprio vinho. A única dificuldade para isso é o investimento, pois é preciso ter uma propriedade e todo o aparato técnico. Portanto, a área de atuação para um enólogo pode ser bem diversificada se o profissional tiver criatividade.

Onde encontrar curso para ser enólogo

Como a região Sul é uma das maiores produtoras dessa bebida no Brasil, a maioria dos cursos são ofertados nessa região. Desse modo, alguém que seja natural do Nordeste, por exemplo, terá que se ausentar de sua terra natal. Veja onde são ofertados os cursos para se tornar um enólogo:
  • IFRS – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – Campus Visconde da Graça.
  • UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito
  • IFPE – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Petrolina/PE
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo – Campus São Roque

Conclusão

E aí? Se interessou pelo curso de enólogo? Você gosta de cultura, gastronomia, história e da área das ciências exatas ou naturais, essa formação pode ter tudo a ver com você. Desse modo, o curso de Enologia pode abrir diversas portas para, inclusive, trabalhar no exterior e aprender mais sobre outras formas de produzir vinho e ainda saber mais sobre outras culturas. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.