Procurar cursos e especializações na internet nos faz entrar em contato com diversos termos. Muitos deles a gente já conhece até da época de escola, outros não fazemos a mínima ideia do significado. E nessa fase da vida é importante ter em mente o que cada coisa quer dizer. Por exemplo, você sabe o que é licenciatura?
Este tipo de curso é uma das bases da educação no nosso país e compreender como ele funciona pode te auxiliar a escolher sua carreira. Basicamente, o licenciado atua em sala de aula, como professor. Porém, quais cursos se encaixam nessa linha? Qual a diferença para o bacharelado?
Interessante perceber como essa dúvida levanta uma série de outros questionamentos, não é? Bom, estamos aqui exatamente para responder tudo isso. Continue conosco e entenda todos os detalhes.
Leia também: Licenciatura para bacharéis: é possível? Como funciona?
O que é licenciatura?
Dentro dos cursos de graduação existe a separação entre diversos tipos. Um deles é a licenciatura, o modelo onde os estudantes são preparados para atuarem em salas de aula. Ou seja, os futuros profissionais vão poder trabalhar nos anos iniciais, ensino fundamental e médio. Tudo depende da área de formação.
Vamos ver alguns exemplos, para ficar mais claro. Lembra do ensino médio, onde cada professor focava em uma área específica e te mostrava os temas principais? Então, cada um dos profissionais teve que passar por uma licenciatura para estar apto a ensinar os conceitos com propriedade.
Na prática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física são alguns dos cursos de licenciatura. Assim, quem ministra as aulas durante a escola teve toda a formação para ser professor. Isso inclui entender as bases daquela matéria, além de estudar conceitos pedagógicos.
Como funciona a formação?
Aí entra um diferencial da licenciatura. Quem escolhe o curso de Ciências Biológicas, por exemplo, vai aprender Genética, Zoologia, Botânica, Ecologia, coisas comuns da área de Biologia. Porém, além de compreender a base, o estudante vai precisar dominar conceitos pedagógicos.
Isso passa por entender as melhores formas de ensinar aos futuros alunos, como desenvolver métodos e dinâmicas para uma melhor fixação do conteúdo. Assim, a licenciatura te dá toda a base para ser um professor.
Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?
A principal diferença entre os dois é a área de atuação. Ambos são cursos superiores, mas com conceitos diferentes na hora de formar seus estudantes. A licenciatura gradua professores. Já o bacharelado é mais generalista e prepara os universitários para trabalharem no mercado de trabalho, com maiores possibilidades de atuação.
Por exemplo, o bacharel em Direito passa cinco anos aprendendo o mais importante sobre o curso. No fim, ele vai estar apto para ser advogado, juiz, promotor, consultor jurídico, entre outros cargos. Percebeu como é algo mais amplo? A única coisa que ele não pode fazer é ser professor, a não ser que faça uma pós-graduação stricto sensu e atue nas universidades.
Além disso, a duração dos cursos varia, cerca de 4 anos para licenciatura e 5 para bacharelado. Na hora de receber o diploma, vai estar especificado se a pessoa se formou em um ou outro. Enfim, o foco é diferente e o mercado de trabalho também. Aí vai da sua vocação e onde quer trabalhar para definir a melhor opção.
E as semelhanças?
Basicamente, são cursos superiores e dão melhores oportunidades de emprego. Além do mais, as graduações precisam passar por aprovação e avaliação constante do Ministério da Educação (MEC). Assim, podem seguir na formação dos futuros profissionais e emitir diplomas verificados pelos órgãos competentes.
Existem alguns cursos que podem ser oferecidos nas duas modalidades, como Educação Física e Ciências Biológicas. Nesse caso, o foco na formação será diferente, apesar das bases serem as mesmas. Também nada impede de você conseguir ser bacharel e licenciado, só vai precisar complementar um curso com outro.
O que pode fazer com licenciatura?
Uma coisa importante é entender que para ser licenciado, você precisa gostar ou ter afinidade com o ensino. Ser professor funciona como o norte do profissional e não gostar dessa parte vai dificultar bastante sua vida.
Apesar disso, o mercado para professor sempre é vasto e com boas opções. Isso porque você pode trabalhar tanto em escolas públicas, fazendo processos seletivos ou concursos públicos, como em instituições particulares. Além do mais, ser professor em cursos pré-vestibular ou dar aulas particulares também são opções.
E as alternativas no mercado mudam conforme a sua formação. Um pedagogo, por exemplo, é professor dos anos iniciais na escola, mas também é responsável pela administração escolar e por determinar os melhores métodos de ensino dentro da instituição. Outras áreas de atuação são:
- Centros de pesquisa;
- Editoras de livros didáticos;
- Institutos de pesquisa;
- Organizações não governamentais (ONG’s).
Leia mais: Licenciatura e bacharelado: qual a diferença e como escolher?
Entendeu o que é licenciatura?
Depois deste texto, com certeza ficou mais tranquilo entender o que é licenciatura. Se você quer ser professor, já sabe o caminho e quais cursos se encaixam neste modelo. Continue lendo as produções do Vai de Bolsa e fique a par de tudo sobre educação.