Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que é licenciatura e qual a diferença para bacharelado?

Procurar cursos e especializações na internet nos faz entrar em contato com diversos termos. Muitos deles a gente já conhece até da época de escola, outros não fazemos a mínima ideia do significado. E nessa fase da vida é importante ter em mente o que cada coisa quer dizer. Por exemplo, você sabe o que é licenciatura?

Este tipo de curso é uma das bases da educação no nosso país e compreender como ele funciona pode te auxiliar a escolher sua carreira. Basicamente, o licenciado atua em sala de aula, como professor. Porém, quais cursos se encaixam nessa linha? Qual a diferença para o bacharelado?

Interessante perceber como essa dúvida levanta uma série de outros questionamentos, não é? Bom, estamos aqui exatamente para responder tudo isso. Continue conosco e entenda todos os detalhes.

Leia também: Licenciatura para bacharéis: é possível? Como funciona?

O que é licenciatura?

Dentro dos cursos de graduação existe a separação entre diversos tipos. Um deles é a licenciatura, o modelo onde os estudantes são preparados para atuarem em salas de aula. Ou seja, os futuros profissionais vão poder trabalhar nos anos iniciais, ensino fundamental e médio. Tudo depende da área de formação.

Vamos ver alguns exemplos, para ficar mais claro. Lembra do ensino médio, onde cada professor focava em uma área específica e te mostrava os temas principais? Então, cada um dos profissionais teve que passar por uma licenciatura para estar apto a ensinar os conceitos com propriedade.

Na prática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física são alguns dos cursos de licenciatura. Assim, quem ministra as aulas durante a escola teve toda a formação para ser professor. Isso inclui entender as bases daquela matéria, além de estudar conceitos pedagógicos.

Como funciona a formação?

Aí entra um diferencial da licenciatura. Quem escolhe o curso de Ciências Biológicas, por exemplo, vai aprender Genética, Zoologia, Botânica, Ecologia, coisas comuns da área de Biologia. Porém, além de compreender a base, o estudante vai precisar dominar conceitos pedagógicos.

Isso passa por entender as melhores formas de ensinar aos futuros alunos, como desenvolver métodos e dinâmicas para uma melhor fixação do conteúdo. Assim, a licenciatura te dá toda a base para ser um professor.

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?

A principal diferença entre os dois é a área de atuação. Ambos são cursos superiores, mas com conceitos diferentes na hora de formar seus estudantes. A licenciatura gradua professores. Já o bacharelado é mais generalista e prepara os universitários para trabalharem no mercado de trabalho, com maiores possibilidades de atuação.

Por exemplo, o bacharel em Direito passa cinco anos aprendendo o mais importante sobre o curso. No fim, ele vai estar apto para ser advogado, juiz, promotor, consultor jurídico, entre outros cargos. Percebeu como é algo mais amplo? A única coisa que ele não pode fazer é ser professor, a não ser que faça uma pós-graduação stricto sensu e atue nas universidades.

Além disso, a duração dos cursos varia, cerca de 4 anos para licenciatura e 5 para bacharelado. Na hora de receber o diploma, vai estar especificado se a pessoa se formou em um ou outro. Enfim, o foco é diferente e o mercado de trabalho também. Aí vai da sua vocação e onde quer trabalhar para definir a melhor opção.

E as semelhanças?

Basicamente, são cursos superiores e dão melhores oportunidades de emprego. Além do mais, as graduações precisam passar por aprovação e avaliação constante do Ministério da Educação (MEC). Assim, podem seguir na formação dos futuros profissionais e emitir diplomas verificados pelos órgãos competentes.

Existem alguns cursos que podem ser oferecidos nas duas modalidades, como Educação Física e Ciências Biológicas. Nesse caso, o foco na formação será diferente, apesar das bases serem as mesmas. Também nada impede de você conseguir ser bacharel e licenciado, só vai precisar complementar um curso com outro.

O que pode fazer com licenciatura?

Uma coisa importante é entender que para ser licenciado, você precisa gostar ou ter afinidade com o ensino. Ser professor funciona como o norte do profissional e não gostar dessa parte vai dificultar bastante sua vida.

Apesar disso, o mercado para professor sempre é vasto e com boas opções. Isso porque você pode trabalhar tanto em escolas públicas, fazendo processos seletivos ou concursos públicos, como em instituições particulares. Além do mais, ser professor em cursos pré-vestibular ou dar aulas particulares também são opções.

E as alternativas no mercado mudam conforme a sua formação. Um pedagogo, por exemplo, é professor dos anos iniciais na escola, mas também é responsável pela administração escolar e por determinar os melhores métodos de ensino dentro da instituição. Outras áreas de atuação são:

  • Centros de pesquisa;
  • Editoras de livros didáticos;
  • Institutos de pesquisa;
  • Organizações não governamentais (ONG’s).

Leia mais: Licenciatura e bacharelado: qual a diferença e como escolher?

Entendeu o que é licenciatura?

Depois deste texto, com certeza ficou mais tranquilo entender o que é licenciatura. Se você quer ser professor, já sabe o caminho e quais cursos se encaixam neste modelo. Continue lendo as produções do Vai de Bolsa e fique a par de tudo sobre educação.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.