Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Posso entrar na faculdade com menos de 18 anos?

Para ingressar na universidade ou fazer uma graduação é preciso ter concluído o ensino médio, não há idade mínima nem máxima exigida. Portanto, você pode sim entrar na faculdade com menos de 18 anos, aliás isso é muito comum, pois muitos estudantes terminam os estudos na educação básica com 17 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº9394/1996 indica no Artigo 44 que o ensino superior está “aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”. Neste artigo, vamos responder suas dúvidas sobre o assunto e também vamos te ajudar a entender as formas de ingressos na faculdade, tanto a pública quanto a privada. Essa opção passa, na maioria das vezes, pelo ingresso via vestibular ou Enem. E também, necessariamente, pela conclusão do ensino médio. Continue a leitura e descubra tudo que precisa saber sobre como entrar na faculdade com menos de 18 anos.

Como entrar na faculdade com menos de 18 anos?

Ao saber que é possível entrar na faculdade com menos de 18 anos, para ingressar no ensino superior e cursar a tão sonhada graduação, há dois caminhos possíveis:
  • Prestar o vestibular específico da instituição em que deseja estudar: seja a faculdade pública ou privada, cada instituição promove o vestibular, um processo seletivo composto de uma prova ou mais e redação, a fim de avaliar os conhecimentos do aluno com relação aos conteúdos estudados no ensino médio. A instituição indica as datas e horários em que realizará o vestibular, o candidato de inscreve, para a taxa da inscrição ou faz pedido de isenção da taxa (a ser avaliado), realiza as provas e aguarda o resultado dos exames para saber se foi aprovado ou não. Caso aprovado, realiza a matrícula no curso para o qual se candidatou, conforme cronograma da instituição de ensino superior;
  • Prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): este exame foi criado em 1998 e tem o objetivo de avaliar os estudantes do Ensino Médio, tanto das escolas públicas quanto das privadas. Atualmente, a nota do Enem realizado anualmente é utilizada para ingressar na faculdade pública sem precisar prestar o vestibular (Sisu), para conseguir financiamento estudantil (Fies) e também conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas (ProUni).

Como entrar na faculdade privada?

É possível entrar na faculdade com menos de 18 anos também em instituições de ensino superior privadas. Atualmente, o ingresso na faculdade privada pode ocorrer por diversas formas, as quais veremos a seguir:

Vestibular

Conforme já descrevemos, cada instituição de ensino superior possui um vestibular específico para o ingresso de novos alunos. Normalmente ele ocorre em fins de semana, sendo em um ou dois dias. Pode ser composto de uma prova objetiva ou redação, ou a combinação dos dois;

Vestibular agendado

Algumas instituições privadas oferecem o vestibular agendado, onde instituição e candidato combinam um dia, local e hora para a realização do vestibular, seja uma prova, uma redação ou o combinado dos dois.

Ingresso direto

É chamado assim porque, dependendo da nota do aluno adquirida por meio do Enem, ele pode ingressar diretamente na faculdade privada, sendo dispensado da realização do vestibular da instituição;

Ingresso por meio de financiamento estudantil

Há muitas opções de financiamento estudantil ou crédito universitário, tais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é programa do Ministério da Educação (MEC) e programas de financiamento ofertados pelas próprias instituições de ensino.

Ingresso por meio do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Governo Federal do Brasil de concessão de bolsas de 50% ou 100% em cursos de graduação e sequenciais, de formação específica, para estudantes de baixa renda. Dessa forma, o aluno que tiver passado no vestibular na instituição desejada, pode se inscrever no ProUni e, tendo sua documentação analisa e aprovada, pode conseguir bolsa de desconto parcial ou integral;

Transferência

Algumas faculdades aceitam como forma de ingresso a transferência de alunos de outras faculdades para a continuidade de seus estudos, no mesmo curso ou não. Cada faculdade possui suas próprias exigências para a realização deste procedimento, como prazos, análise curricular e equiparação de grade curricular de um curso para outro.

Como entrar na faculdade pública?

Como informado anteriormente, é possível entrar na faculdade com menos de 18 anos. Se você pretende concorrer a uma vaga em alguma universidade pública ou instituto federal, veja as formas de ingresso nessas instituições:

Vestibular

A maioria das instituições públicas de ensino superior possui um vestibular anual apenas, ao final do ano, mas algumas ofertam vestibular no meio do ano também. O vestibular das faculdades públicas normalmente ocorre em duas fases, em dias distintos, sendo cobradas áreas diferenciadas em cada uma das fases e uma redação em um dos dias. O candidato deve realizar sua inscrição e escolher o curso para o qual deseja concorrer a vaga. Ao pagar a taxa de inscrição e indicar corretamente seus dados, sua inscrição é realizada. Após a realização das provas da primeira fase, ele deve aguardar os resultados para atingiu a nota de corte, isto é, a nota mínima para passar para a segunda fase. Caso tenha atingido, ele deverá realizar a segunda fase do vestibular e aguardar os resultados. Caso tenha sido aprovado, ele poderá realizar a matrícula na faculdade.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é um processo seletivo semestral ofertado pelo MEC onde instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para candidatos que participaram do ENEM. O candidato pode concorrer a uma vaga em algumas destas instituições, desde que estas sejam participantes do Sisu:
  • Universidade federal, estadual ou municipal;
  • Instituto federal de educação tecnológica
  • Centro federal de educação tecnológica.
Dessa forma, o candidato, para concorrer às vagas de instituições públicas pelo Sisu, deve realizar obrigatoriamente o Enem e ter nota maior que zero (0) na redação. Atualmente, pelo Sisu só há ofertas de vagas para curso presenciais e não para a modalidade EaD.

Como se inscrever no Sisu?

O candidato deve utilizar seu número de inscrição e senha do Enem para se inscrever no Sisu. A inscrição é realizada em etapa única diretamente na internet. O candidato, ao se inscrever no Sisu, pode escolher até duas opções de curso, as quais são possíveis de serem alteradas durante as inscrições. Será considerada válida a última inscrição confirmada no site.

Posso estar matriculado em outra instituição de ensino superior e concorrer ao Sisu?

Sim, desde que tenha realizado a edição mais recente do Enem. Mas, o candidato não poderá ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino. Dessa forma, escolher um curso de uma instituição e se desvincular do outro.

Quais as modalidades de concorrência das vagas do Sisu?

Para determinados cursos, pode haver até três modalidades de concorrência das vagas, e o candidato deve, no momento da inscrição, optar por uma dessas modalidades, de acordo com seu perfil:
  • Vagas de ampla concorrência;
  • Vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas);
  • Vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

Como o Sisu computa as notas do Enem?

As notas do Enem são recuperadas automaticamente pelo Sisu a partir da inscrição do candidato. Algumas instituições de ensino superior apontam pesos diferentes para as provas do Enem. Dessa forma, após a inscrição do candidato no Sisu, a nota é calculada automaticamente de acordo com os parâmetros indicados pela instituição e uma nova nota é indicada e informada ao candidato. Assim, o candidato pode ter notas diferentes de acordo com os parâmetros das instituições e cursos selecionados pelo mesmo.

Como é calculada a nota de corte de cada curso informada pelo Sisu?

Diariamente a nota de corte é atualizada (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. É importante lembrar que a nota de corte é uma referência variável para que o candidato possa monitorar a concorrência das vagas para as quais se inscreveu, a partir da sua nota e da dos demais candidatos que escolheram as mesmas vagas. Ela não é uma garantia efetiva de seleção.

Como saber se fui aprovado ou não no Sisu?

Passado o prazo das inscrições e de análise das notas do Enem dos candidatos do Sisu, no site poderá ser consultado o resultado final. Caso tenha sido aprovado, deverá comparecer na instituição de ensino superior para realizar a matrícula no curso escolhido, de acordo com as informações ofertadas pela faculdade.

Há lista de espera do Sisu?

Sim, há uma lista de espera do Sisu caso não tenha sido aprovado na chamada regular e em nenhuma das duas opções de curso indicadas inicialmente. Após o resultado da chamada regular, o candidato deve se inscrever na lista de espera no próprio site do Sisu. O resultado da chamada da lista de espera do Sisu será indicado nas próprias instituições de ensino selecionadas onde são ofertados os cursos selecionados.

O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no ProUni e vice-versa?

Sim, o aluno inscrito no Sisu pode se candidatar a uma bolsa do ProUni em universidade privada, assim como o aluno bolsista do ProUni pode se candidatar à uma vaga em instituição pública pelo Sisu. Todavia, caso seja chamado pelos dois programas, deverá escolher em qual deseja permanecer, pois é proibido o aluno usufruir desses dois benefícios simultaneamente.

Está preparado para entrar na faculdade com menos de 18 anos?

E aí, sabendo que é possível entrar na faculdade com menos e 18 anos, está preparado para escolher a faculdade que seja cursar? Quer saber mais sobre o Sisu, ProUni ou Fies? Ficou alguma dúvida sobre entrar na faculdade com menos de 18 anos? Explore nosso blog Vai de Bolsa e saiba tudo isso e muito mais!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.