Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

5 estratégias para acelerar a sua ascensão profissional e voltar a estudar


O mercado de trabalho está especialmente concorrido. Por um lado, quem está empregado busca qualificar-se para dar conta das novas exigências do mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e com as novas tecnologias exigindo especialistas. Por outro lado, quem está desempregado busca qualificar-se para encontrar uma boa oportunidade de emprego. Para o primeiro público, a qualificação também é um elemento fundamental para quem procura por uma ascensão profissional.

Com a Indústria 4.0 ganhando força e muitas tecnologias exigindo que os profissionais invistam em aperfeiçoamento, surgem também muitas oportunidades de ascensão profissional para quem segue investindo em sua formação. Nesse cenário, você pode encarar o mercado concorrido como uma oportunidade de conhecer outras funções, avançar na sua carreira ou até de se especializar em uma outra área. Confira 5 dicas que poderão ajudar você nos seus próximos passos na carreira.

Como avançar na sua ascensão profissional de forma programada

Você já começou a sua carreira e avançou um bocado nela, certo? Mas como seguir a sua trajetória de ascensão profissional? Há vários caminhos possíveis, mas separamos aqui algumas dicas que têm dado resultado para profissionais de diferentes áreas:

1.Converse com o seu gestor

Se você está desmotivado ou em dúvida sobre os seus objetivos profissionais, vale a pena dividir esses pensamentos com o seu gestor. Não pense que isso será avaliado de modo negativo pela empresa. Geralmente, o mercado busca profissionais que se preocupam com o seu lugar dentro do ambiente de trabalho e que almejam participar do crescimento empresarial.

Segundo o portal InfoMoney, é importante compartilhar os seus objetivos com o seu chefe e ter uma conversa direcionada. Fale sobre suas expectativas e o desejo de que os seus resultados caminhem ao encontro dos objetivos da empresa.

2. Desenvolva sua habilidade de lidar com pessoas

Além do conhecimento técnico, saber lidar com pessoas é essencial para sua ascensão profissional. Quem possui habilidade interpessoal consegue ganhar o respeito dos seus superiores e também dos colegas de trabalho com mais facilidade.

Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, falou ao Portal Catho que lidar com pessoas envolve também saber receber críticas. Mesmo sendo um bom funcionário, eventualmente, todos cometem erros. “A diferença nessa situação é a capacidade de ouvir as críticas e evoluir por meio delas”, aconselhou.

3. Seja criativo!

Executar bem a sua função não é um diferencial dentro da empresa, afinal, você é remunerado para isso. Todavia, profissionais que são engajados com outras ações e projetos, dão ideias, mostram curiosidade e iniciativa são muito bem vistos pelos seus chefes.

Em um mundo globalizado, as empresas estão em busca de pessoas criativas, que tragam novidades e ideias revolucionárias para somar nos resultados. Por isso, é fundamental estar atento às tendências do mercado para se dar bem. Segundo a InfoMoney, vale ficar à procura de soluções criativas para problemas, o que irá fazer você e seu chefe se destacarem.

4. Não se acomode

Um erro comum de quem trabalha há muito tempo no mesmo lugar é achar que não precisa se preocupar mais com qualificação. Rogério Gabriel, no entanto, alerta que o profissional precisa estar em constante processo de aprimoramento. “Tudo muda muito rápido no
ambiente corporativo e os colaboradores precisam estar preparados”, comenta.

Isso também envolve não se acomodar com sua função. Afinal, não basta atuar em um setor, é preciso estudar sobre ele e conhecer detalhadamente todos os seus processos e as formas de melhorar o cotidiano de trabalho.

5. Mantenha-se atualizado

Conhecimento faz uma grande diferença no desenvolvimento da carreira. Portanto, investir em cursos deverá fazer parte dos planos de quem quer crescer. Vale a pena observar o mercado e descobrir o que os profissionais da sua área estão fazendo. O objetivo é igualar seu currículo ao deles ou até mesmo se superar.

Segundo o portal Administradores, por meio de uma especialização, o aluno tem acesso a conhecimentos valiosos e com atualizações relacionadas ao mercado de trabalho que são importantes em sua área. Esses conhecimentos muitas vezes não fazem parte da graduação que o profissional realizou.

Assim, com uma pós-graduação, é possível expandir os horizontes e turbinar o seu desempenho na sua empresa atual e, se você desejar, ampliar as suas chances de atuação em outras empresas que valorizam profissionais qualificados.

Com o destaque promovido pelo curso de especialização, além de todos os fatores já citados, o seu currículo profissional receberá uma relevância maior nas avaliações internas da empresa, gerando chances reais de contratação ou de promoção.

Caso você já esteja trabalhando em uma empresa, o seu chefe ou outro gestor que valorize os profissionais com conhecimentos plenos e específicos em áreas importantes para a empresa poderá incentivar com promoções ou aumento de salário o seu esforço de aperfeiçoamento em uma área específica que seja importante para a companhia.

Após decidir cursar uma especialização, é preciso definir a área em que você deseja se aprofundar. Há muitas opções entre as instituições de ensino superior. Por isso, vale lembrar que é possível fazer uma pós-graduação em segmentos totalmente diferentes da sua graduação. Busque informações e estude bem as opções disponíveis.

Conheça alguns cursos que estão em alta no mercado

Para seguir na sua ascensão profissional, será fundamental continuar investindo em conhecimento e em aprimoramento. Veja uma lista de cursos que estão em alta e que poderão agregar valor para o seu currículo segundo o portal Vagas:

A Administração e Negócios nunca esteve tão em alta, com destaque para:

  • MBA em Finanças Empresariais;
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Empresarial.

Na área de Saúde e Biológicas, destacam-se os cursos:

  • Controle de Qualidade dos Alimentos;
  • Diagnóstico; Monitoramento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas; Estética Corporal e Facial; Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em UTI;

Atualmente, os mais concorridos cursos de pós-graduação, inclusive à distância (EAD) em franco crescimento, e de mestrado, contemplam profissões bastante novas. Por exemplo:

  • Direito Administrativo e a Realidade Jurídica – Administrativa do Século XXI; Direito e Mídia;
  • Introdução ao Gerenciamento Profissional na Área da Saúde;
  • Relações Governamentais e Lobby;
  • Tópicos em Alimentos Funcionais.

 

5 estratégias para acelerar a sua ascensão profissional e voltar a estudar

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.