Os cuidados com a alimentação e mudanças de hábitos se fazem cada vez mais presentes em tempos onde se busca mais longevidade e qualidade de vida. Já sabemos que a nossa saúde é afetada diretamente pelo o que comemos. E na era dos industrializados isso se torna ainda mais preocupante. Mas é aí que podemos nos beneficiar com o trabalho de um nutrólogo e o que faz nos cuidados com a saúde.
As doenças decorrentes da má alimentação estão crescendo e não se limitam apenas à obesidade. Felizmente, muitas pessoas já vêm mudando seus hábitos alimentares e procuram sair do sedentarismo. Desta forma, evitam problemas maiores de saúde. O médico nutrólogo é justamente um especialista na área de nutrição e alimentação.
Entenda a seguir como se beneficiar do trabalho de um nutrólogo e o que faz este profissional, além de se inteirar sobre o mercado de trabalho. Também vamos explicar a diferença entre nutrólogos e nutricionistas. Muita gente confunde, mas são áreas de atuação diferentes.
Boa leitura!
Leia também: Vitaminas que ajudam nos estudos: opções para a memória e concentração
O que é um nutrólogo e o que faz?
Em primeiro lugar, a nutrologia é a área médica que pesquisa os benefícios e malefícios causados pela alimentação. Ou seja, o nutrólogo é um médico com especialização em nutrologia. Para se tornar um profissional da área você precisa primeiro cursar Medicina. Posteriormente, você faz a especialização, que tem duração média de dois anos.
O nutrólogo faz acompanhamento nutricional dos pacientes, com uma avaliação geral dos hábitos alimentares. Assim é possível identificar os erros e apontar soluções mais saudáveis. Quando necessário, também solicita exames e prescreve medicações e vitaminas. Este profissional faz o diagnóstico de doenças decorrentes da má alimentação. Por exemplo, obesidade, diabetes, cardiopatias ou hipertensão arterial.
Geralmente, um nutrólogo também acompanha a evolução de pacientes pré e pós cirurgia bariátrica. Além de pessoas com transtornos alimentares, como anorexia, bulimia. A verdade é que este profissional raramente trabalha sozinho. Mas sim, em conjunto, com uma equipe multidisciplinar, que pode envolver gastroenterologistas, cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas, etc.
Mercado de trabalho e remuneração
A nutrologia é uma área que pode possibilitar muitas oportunidades de trabalho para o médico. No geral, a atuação acontece em empresas e instituições da área da saúde. Por exemplo, indústrias farmacêuticas, hospitais, secretarias da saúde, clínicas especializadas e consultórios próprios.
Também há vagas na indústria de alimentos. Neste caso, o nutrólogo pode auxiliar em pesquisas para enriquecer os alimentos e deixá-los mais saudáveis e menos processados. Assim como pode atuar na nutrição esportiva, que está em em alta atualmente.
Considerando outras especialidades da medicina, o profissional com essa pós ganha em média R$ 6.000 como salário inicial. Esse valor costuma ter bastante variações, pois depende muito do porte da empresa e da cidade onde se trabalha. Assim como da experiência profissional e tempo de atuação na área. Contudo, a remuneração do nutrólogo pode chegar a ultrapassar os R$ 20.000 mensais.
Leia também: Curso de gestão em saúde: descubra qual é o melhor para você
Qual a diferença entre nutrólogos e nutricionistas?
Acima de tudo, a principal diferença entre as duas profissões é a formação. Ou seja, conforme já enfatizamos o nutrólogo é formado em Medicina. Portanto, são médicos que pesquisam o impacto dos alimentos no organismo. Desta forma, estão aptos a diagnosticar e tratar as principais doenças decorrentes da má alimentação. Assim como solicitar todo tipo de exame e prescrever medicações conforme necessidade.
Já o nutricionista é graduado em Nutrição e se baseia mais na composição química e nutricional dos alimentos. Este profissional elabora planos alimentares, conforme a característica e necessidades de cada pessoa, seja por estética ou saúde. Também pode solicitar alguns exames menos complexos, prescrever fitoterápicos e vitaminas.
Por exemplo, o nutricionista está apto a preparar cardápios em restaurantes e escolas. Fiscalizar a qualidade e a higiene de produtos em diferentes ambientes, fazer avaliação nutricional em produtos industrializados.
As duas atividades são complementares, mas se diferem principalmente nos pontos que destacamos acima. É comum terem pacientes atendidos por nutrólogos e nutricionistas em parceria.
Leia mais sobre o assunto: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo? Entenda já!
Entendeu sobre a profissão do nutrólogo e o que faz?
Agora é decidir se a carreira de nutrólogo tem a ver com o seu perfil e o que você espera trabalhar ao longo da vida. Depois de tudo que explicamos, você se imagina cursando Medicina e se especializando em nutrologia? Com certeza é uma profissão bastante promissora e que oferece excelentes remunerações. Mas você que decide o seu futuro!
Aproveite para compartilhar esse conteúdo com os amigos que curtem a área de nutrição e saúde. Para mais informações sobre carreiras, educação e cursos, continue nos acompanhando no blog Vai de Bolsa!