Que profissional é responsável pela produção publicitária?

No contexto em que vivemos, não dá para negar a importância da comunicação e do marketing no rumo de uma empresa. Por isso, profissões voltadas à área são uma excelente opção para quem procura uma carreira profissional. Mas o que estudar para trabalhar nesse setor? Uma das opções pode ser o curso de produção publicitária.

Esse curso superior une alguns conceitos do marketing, com teorias da comunicação e processos publicitários. Inclusive, trata-se de um curso de tecnologia, também chamado de tecnólogo. Ou seja, tem maior foco nas atividades práticas e dura cerca de 2 anos. 

Nesse artigo vamos explicar melhor o que você pode encontrar na profissão. Além de mostrar que tipo de profissional pode ser e o que os cursos te oferecem. 

Continue lendo e entenda!

Leia também: Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing? 

O que você aprende no curso de produção publicitária?   

Decidindo pelo curso de produção publicitária, você se envolverá com operações da publicidade em geral, como propagandas institucionais, peças publicitárias de diferentes assuntos e meios de comunicação, além de materiais para a web. Tudo com o intuito de divulgar um produto ou serviço. 

Para conseguir fazer isso, o profissional deve saber como reconhecer seu público-alvo, planejar quais os melhores canais de divulgação e saber montar uma peça, do ponto de vista gráfico e textual. 

Nas aulas, o aluno conhece os principais conceitos de publicidade e produção publicitária, tipos de linguagem, noções e importância do design gráfico, fotografia publicitária, entre algumas outras questões, dependendo da instituição em que for estudar.

Leia também: Comunicação Institucional: qual a formação para atuar nesse setor?

Produção Publicitária e Publicidade e Propaganda: quais as principais diferenças?

Como você viu anteriormente, os cursos de Produção Publicitária e Publicidade e Propaganda estão diretamente relacionados. 

A principal diferença entre eles acaba sendo o quanto o aluno pode se aprofundar em determinados assuntos durante a graduação (ou pós-graduação, que também é uma opção para entrar na área). 

No caso da graduação em Publicidade e Propaganda, trata-se de um bacharelado, com 4 anos de duração, no mínimo. Já o curso de Produção Publicitária é um tecnólogo, que dura 2 anos. 

Ou seja, enquanto o primeiro aprofunda mais em alguns aspectos teóricos, o segundo vai mais direto para a prática da profissão.

Leia mais: Veja qual é a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Grade curricular dos cursos

Ainda que cada universidade possua sua própria grade curricular para cada curso, algumas disciplinas fundamentais se destacam em ambos casos. 

Junto com noções de administração de empresas, língua portuguesa e teorias da comunicação, no currículo dos dois cursos você costuma encontrar algumas das matérias abaixo:

  • Antropologia e cultura brasileira;
  • Atendimento e planejamento de campanha;
  • Comunicação integrada;
  • Comunicação visual;
  • Criação publicitária;
  • Cultura digital;
  • Desafios contemporâneos;
  • Direção de arte;
  • Fotografia;
  • Gestão de marcas;
  • Imagem gráfica digital;
  • Introdução à publicidade e propaganda;
  • Pesquisa de mercado;
  • Planejamento de mídia;
  • Produção publicitária em áudio;
  • Produção publicitária em audiovisual; 
  • Promoção de vendas e merchandising;
  • Redação publicitária.

Mas além das disciplinas de sala de aula, o publicitário também precisa se manter em constante atualização. Afinal, no mundo da internet e das redes sociais, pontos importantes para o serviço do produtor publicitário podem mudar do dia para a noite. 

Por isso, é fundamental buscar uma base sólida de estudos em universidades que mantém um alto padrão de qualidade de ensino

Assim, o aluno pode direcionar todo o seu conhecimento adquirido para novas alternativas criativas, novas leituras de dados e melhor maneira de usarmos das tecnologias ao nosso favor. 

Pós-graduação em publicidade

Além da graduação, existe outra opção para o aluno que já passou por alguma faculdade de comunicação, marketing ou se interessa pela temática e quer uma nova carreira. Nesses casos, a pós-graduação voltada para a publicidade pode ser a melhor opção! 

No intuito de aprofundar o conhecimento, diversas universidades oferecem bolsas e diferentes modalidades de pós — presencial ou a distância, por exemplo —  que podem facilitar na escolha do aluno. Além de serem importantes diferenciais competitivos

O importante é não deixar de se atualizar sobre a diversidade de assuntos que a publicidade e tecnologia apresentam todos os dias. 

O mercado de trabalho para a área 

Tal qual a maioria dos cursos de comunicação, o produtor publicitário encontra diferentes opções de trabalho. 

Elas variam entre colaborador de uma agência ou startup, prestador de serviços, consultor de imagem e marketing, entre outros. Sem contar nas carreiras do futuro que surgem o tempo todo. 

Salários para quem trabalha com produção publicitária

As recompensas salariais de quem encara a vida de publicitário podem variar bastante. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, a média salarial para a função de Agente Publicitário é de R$ 3.356,67 para 42 horas de trabalho semanal. Mas esse valor pode chegar até a quase dez mil reais, segundo o mesmo levantamento. 

Inclusive, vale destacar que essas variações devem ser realmente levadas em consideração. Como existem muitas oportunidades de atuação diferentes, assim como diversos níveis de sênior, os salários de publicitários flutuam bastante.

Quer um exemplo? A localidade na qual você vai trabalhar influencia muito nesse valor. Regiões com alta concentração de agências podem pagar valores diferentes das demais, para tentar reter mais talentos. Assim como outros fatores que impactam nos salários de modo geral, como custo de vida e oferta de profissionais. 

Especializações

Por isso, não se guie apenas pelas médias. Procure se destacar no segmento e descubra qual especialização da produção publicitária mais combina com você. 

Pode ser criação, atendimento ou até direção de arte. Cada uma dessas funções tem atribuições específicas e vão exigir diversos níveis de criatividade e formação complementar. 

O mais importante é continuar estudando sempre, mesmo depois da faculdade, com cursos extras e pós. Tudo isso vai te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias e construir um currículo brilhante para o futuro. 

E falando em futuro, se você quer se dar bem nos próximos anos, acesse nosso e-book sobre as áreas mais promissoras do Marketing Digital! Nele, você vai ver onde a produção publicitária se encaixa e como se preparar para o emprego no futuro.

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