Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Trabalhar e estudar: confira dicas para conciliar e os cursos ideais

Trabalhar e estudar

Como conciliar trabalho e estudo? Na prática, trabalhar e estudar é uma realidade que grande parte dos estudantes tem que encarar para obter o diploma. Afinal de contas, os tempos não estão fáceis e é preciso saber conciliar essas duas coisas para colher bons frutos no futuro. Quem sofre dessa dura realidade tem que iniciar o dia antes das 6h, muitas vezes, para poder chegar no trabalho ou até mesmo vencer o conteúdo da faculdade. Enfrentar essa rotina exaustiva, exige muita coragem e determinação para não deixar a peteca cair. Mas tem jeito, e vamos mostrar como.

Para que você consiga dar conta das demandas do trabalho e da faculdade, saiba que é necessário cuidar bem da saúde. Caso contrário, você terá que abrir mão de uma coisa ou outra para ter qualidade de vida. No entanto, como tudo na vida existe vantagem e desvantagem, encarar uma jornada dupla funciona da mesma forma. Se você é alguém que tem que trabalhar e estudar para obter o diploma, esse texto será útil.

Uma dica que pode ser primordial para você conseguir ajeitar trabalho e estudo é optar por cursos na modalidade a distância (EaD) ou Flex, que dão mais flexibilidade para estudar onde você estiver e no horário que puder. Na plataforma do Vai de Bolsa é possível pesquisar por centenas de cursos EaD com direito a bolsas de estudo e descontos imperdíveis. Vale a pena conferir.

Bom, para saber alguns passos para não comprometer a saúde e os prós e contras de trabalhar e estudar, leia o texto até o final.

Leia também: E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Sim, e há vantagens

Trabalhar e estudar, embora seja exaustivo, também é algo muito recompensador, pois você tem uma série de benefícios. Veja abaixo as vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo:

1- Mais autonomia

Ao trabalhar ao mesmo tem em que estuda, você tem independência financeira. Isso permite que você não necessite pedir nada para ninguém e pode pagar com o seu esforço e trabalho o cafezinho que consome ou até mesmo as mensalidades da graduação ou o material do curso.

2- Desenvolver-se mais rapidamente

Essa também é uma vantagem que pode ser aproveitada por quem trabalha. Pois pode ser uma chance de crescer e se desenvolver na empresa. Para isso, converse com seu empregador ou gestor para saber se oferecem a você algum plano de carreira para conciliar com sua futura formação.

3- Possibilidade de estar atuando no mercado de trabalho

Embora seja cansativo enfrentar a jornada dupla, saiba que estar atuando no mercado de trabalho pode ser uma boa vantagem. Pois você estará familiarizado com as questões que envolvem o trabalho e, quando se graduar, pode tentar concorrer a uma vaga e remuneração melhores.

Além disso, quando você completar a formação, é muito provável que não precise procurar emprego estando desempregado e isso pode dar mais tranquilidade para o seu momento de recém formado.

4- Evitar o limbo após a formatura

Trabalhar e estudar também pode ser algo que deixe a sua vida mais tranquila. Saiba que isso é comum, pois o indivíduo, após obter o diploma, ser pego por uma certa ansiedade ou também não conseguir ocupar alguma vaga de emprego por conta da pouca experiência.

As desvantagens de trabalhar e estudar

Como nem tudo são flores e para ter o equilíbrio na vida, veja a seguir os contras de encarar o trabalho e os estudos:

1- Dificuldade em aproveitar o curso em toda sua plenitude

Trabalhar enquanto você faz a graduação pode privar você de participar de alguns eventos acadêmicos. Pois, geralmente, eles acontecem no turno contrário da graduação. Sendo assim, não há alternativa, é preciso abrir mão para garantir a renda.

Além disso, outra dificuldade que o estudante pode enfrentar é em cumprir as horas extracurriculares, pois é exigido que o aluno participe de semanas acadêmicas ou atividades complementares durante a graduação. Portanto, é possível que você leve mais tampo para completar todas as horas necessárias.

2- Trabalhar e estudar pode ser bem desgastante

De fato, enfrentar a dupla jornada é algo que acaba com as energias de uma pessoa. Para não comprometer seus estudos e trabalho, é preciso tomar cuidado, pois você deve encarar os estudos durante as folgas do trabalho.

A boa notícia é que você fará isso por um tempo determinado, pois a graduação tem um tempo determinado para se concluir. Após isso, é só colher os frutos que esse sacrifício exigiu de você.

3- Afetar a rotina de descanso

Quem trabalha e estuda acaba não tendo uma rotina muito certa de descanso, pois é necessário utilizar o tempo livre para as demandas da graduação ou do curso. Portanto, é preciso gerenciar bem o tempo para que não comprometa as horas de lazer, causando fadiga mental.

4- Menos tempo para amigos e familiares

Quem enfrenta a jornada dupla tem que saber dizer não para a vida social muitas vezes. Isso acontece principalmente na temporada de provas, pois as atividades e tarefas se acumulam sobrando muito pouco tempo para quem é próximo.

5- Exige uma organização maior

Estudar e trabalhar exige uma organização maior por parte do indivíduo. Sendo assim, é fundamental fazer uma boa administração dos conteúdos a serem estudados e tempo, por exemplo. Caso contrário, você comprometerá o desempenho tanto no curso, quanto no emprego.

Pois o cansaço uma hora pode falar mais alto e você não terá foco e energia para fazer ambas as atividades.

Trabalhar e estudar
Trabalhar e estudar

Como conciliar trabalho e estudo sem comprometer a saúde

Você provavelmente deva estar careca de saber que para melhorar a qualidade de vida é fundamental investir ter hábitos saudáveis. Com essas duas atividades funciona da mesma forma. Veja a seguir algumas dicas:

1- Mantenha uma boa alimentação

Uma alimentação balanceada é fundamental para ter um bom desempenho físico e mental. Provavelmente a sua vida seja muito corrida por conta do trabalho e estudo, e muitas vezes é preciso abrir mão de uma alimentação de qualidade para comer qualquer coisa na rua, certo? Saiba que isso é prejudicial e você deve evitar de fazer.

Tenha sempre consigo frutas e barras de cereais para quando for necessário repor as energias. Procure organizar uma rotina em que você consiga almoçar de forma tranquila e qualitativa.

Para isso, faça um roteiro de restaurantes que oferecem um bom cardápio por um preço justo. Descubra se eles servem saladas e alimentos do tipo. Embora seja um gasto, lembre-se de que isso é um investimento e você irá se dar conta disso no futuro.

2- Durma bem

Nada melhor para o cérebro e para o corpo do que uma boa noite de sono. Parece fácil dizer, mas na realidade isso é muito difícil, ainda mais para quem tem tantas obrigações. Para desfrutar de uma boa noite de sono evite se deitar muito tarde e tenha uma rotina que permita você dormir até 8 horas. Além disso, quando for deitar evite levar celular, ligar televisão e computador ou qualquer coisa do tipo.

Para fazer isso, dê preferencia para o seu momento de estar só e controle os pensamentos para eles não tomarem conta do seu sossego e prejudicar o descanso. Portanto, mentalize sempre coisas boas ao deitar e mantenha a tranquilidade respirando fundo. Com certeza, você aproveitará melhor cada noite e acordará renovado para mais uma batalha.

3- Não deixe de tirar algumas horas de folga

Saber se dar uma hora de folga pelo menos é fundamental para renovar as energias. Durante esse momento procure se desligar das obrigações e tente não pensar em mais nada além do seu bem-estar. Faça isso, que você terá mais energias para encarar o trabalho e o estudo.

4 – Organize o seu tempo da melhor forma

Organização é o segredo para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo. Por isso, é importante montar um cronograma de estudos para que seja realizado o controle das suas atividades.

Organize também o seu espaço de estudo, o que pode determinar a sua produtividade. Uma dica interessante é dividir as tarefas mais complexas em etapas. Isso porque atividades menores são mais fáceis de serem resolvidas.

5- Apoio financeiro do trabalho é importante

A rotina para quem trabalha e estuda é complicada mesmo. Mas mantenha-se motivado pelo simples fato que o retorno financeiro do seu trabalho está proporcionando oportunidade de estudar e se qualificar. Lá na frente você será, inclusive, melhor remunerado.

Cursos EAD e Flex podem ajudar nessa tarefa

Você já pensou fazer uma graduação ou outro curso na modalidade a distância (EaD)? Ou ainda, na modalidade Flex, em que você tem aulas presenciais e também remotas. Para você ter uma ideia, o EaD pode facilitar muito a sua vida na hora de unir trabalho e estudo. Isso porque com um curso a distância você precisa de um notebook para trabalho e estudo, que pode ser acessado da sua casa ou outro local com internet. E o melhor de tudo, a qualquer hora. Portanto, com o EaD, você escolhe quando estudar e consegue fazer uma melhor organização com o seu trabalho.

Se você gostou da ideia, saiba que a plataforma do Vai de Bolsa pode ajudar bastante nessa tarefa. No site você pode selecionar a sua cidade e o curso desejado. Depois disso, será aberta uma lista com as principais oportunidades nas melhores instituições de ensino do país. E o melhor de tudo: com bolsa de estudo e descontos que chegam a 70%. Vale a pena conferir e começar já o seu curso de graduação, sem que para isso tenha que parar de trabalhar.

Você pode optar, por exemplo, pelo curso de graduação em Administração EAD. Na plataforma do Vai de Bolsa, para a cidade de São Paulo, o curso está pelo valor de R$ 111,75, com 70% de desconto, na Wynden. O que você acha de Marketing Digital? É outra faculdade na modalidade a distância pela Wynden, também por R$ 111,75. Você pode optar também pelo curso de Pedagogia, oferecido pela Estácio, com 60% de desconto, por R$ 173,27.

Acesse a plataforma do Vai de Bolsa e aproveite para escolher seu curso com desconto!

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre tudo o que é relativo às atividades de trabalhar e estudar. Certamente pode perceber que como tudo na vida tem seus prós e contras. E é preciso pensar em sacrifício sobre algo que trará recompensa futura.

E fazer essas duas atividades é exatamente isso. Embora seja difícil, exaustiva, a recompensa logo adiante é válida. Pois possibilitou que você adquirisse mais experiência e ganhasse mais maturidade para ingressar no mercado de trabalho com força total.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.