Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como calcular a nota do Enem? Entenda agora os caminhos!

Além de toda a ansiedade para realizar a prova após meses de estudo, os candidatos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – costumam ter outra dúvida que pode até mesmo tirar o seu sono: como calcular a nota do Enem?

Bom, antes de explicar como é feita a média da nota do Enem é importante esclarecer que o resultado da nota final do exame não está diretamente associado ao número de questões acertadas.

É que a nota do Enem é calculada com base no peso atribuído pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – para cada questão.

Mas afinal, qual critério é esse utilizado pelo Inep? Esse critério é chamado TRI –  Teoria da Resposta ao Item –  e, neste artigo, além de entender o que é isso, você irá aprender como calcular a nota do Enem, onde conferi-la e o que fazer com ela. Segue com a gente?

Leia também: 7 dicas práticas para economizar na faculdade

O que é TRI?

Como já explicamos na introdução, o TRI, ou Teoria da Resposta ao Item, é o sistema de avaliação adotado pelo Inep. Através deste sistema, determinados pesos são distribuídos para cada questão e é calculada a média de 0 a 1000 pontos do candidato tendo como base o peso das questões acertadas.

Parece confuso? Então veja um exemplo:

Se um candidato ao curso de Química acertar mais questões na área de Ciências da Natureza, mais chances ele tem de aumentar sua média nessa disciplina. O que é fundamental para a vaga que ele almeja. 

No entanto, o número total de acertos dá apenas uma ideia. Ou seja, ele precisa ter acertado as perguntas com maior peso para, assim, aumentar sua média e suas chances de aprovação na Universidade escolhida.

Ah, e é importante lembrar que o Ministério da Educação não divulga os pesos de cada questão. Ou seja: o estudante realiza a prova sem imaginar qual questão tem o peso maior que a outra.

Mas, afinal, como calcular a nota do Enem?

Se você achou complicado o TRI, tenho uma boa notícia: existem duas formas de se calcular a nota do Enem. É claro, que uma é mais simples que a outra, mas ambas são bem tranquilas de se fazer.

A forma mais fácil de se calcular a nota do Enem é a chamada Média Aritmética Simples. 

Dessa forma, o candidato soma as notas das 5 provas (Ciências da Natureza + Ciências Humanas + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Matemática e suas tecnologias + Redação) e divide por 5. 

A outra forma, que utiliza o TRI é chamada Média por Peso. Dessa forma, para se calcular a média final da nota do Enem é preciso multiplicar o valor de cada nota ao seu peso específico. Feito isso, soma-se as notas das 5 provas e novamente se divide por 5. 

Leia também: Como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares?

Por que existem formas diferentes de se calcular a nota do Enem?

A Média Simples é o cálculo utilizado na nota final dada pelo Inep e é utilizada pelas seguintes instituições:

É importante dizer que a nota de corte para que um aluno entre nos Programas do FIES e ProUni é de 450 pontos. Além disso, ele não poderá ter zerado a redação e se encaixar nos pré-requisitos de renda.

Já a Média por Peso é adotada por algumas universidades no Brasil, que estabelecem determinado peso para cada uma das provas de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Um exemplo de instituição de ensino que adota esse sistema é a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.

Nestes casos, as questões de disciplinas das áreas de cada curso tendem a ter um peso maior.

Por exemplo: questões da prova de Ciências Humanas costumam ter peso maior para os candidatos ao curso de História, enquanto Matemática e suas Tecnologias têm peso maior para os candidatos aos cursos de Engenharia.

Se você quer entrar em uma das universidades que adotam a Média por Peso e está curioso para saber sua nota, basta entrar no site da instituição após o Enem, pois muitas delas  costumam divulgar o valor de cada questão conforme o curso.

Como é calculada a nota da redação do Enem?

O cálculo da redação do Enem é feito de forma diferente e não é utilizado a TRI. A correção dessa prova é feita por dois profissionais que dão uma nota de zero a 200 pontos com base em 5 competências:

  1. Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  2. Compreensão da proposta de redação;
  3. Seleção e organização das informações;
  4. Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
  5. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Caso haja uma divergência entre a nota dos dois profissionais que fizeram a correção, um terceiro profissional ficará responsável por dar a nota final.

Como consultar a nota final do Enem?

A divulgação final da nota do Enem é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Mas entre a aplicação da prova e a divulgação dos resultados é preciso esperar aproximadamente dois meses.

Mas se você realizou provas anteriores do Enem, é possível consultar sua nota na Página do Participante, que fica no site do Inep, e seguir os seguintes passos:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Preencha a sua senha do Enem (Caso você tenha se esquecido dessa senha, o site oferece a possibilidade de recuperação);
  • Busque pelo link “Boletim de Desempenho Individual”.

É acessando o “Boletim de Desempenho Individual” que você terá acesso às notas de todas as edições do Enem que você participou.

Neste Boletim, além da pontuação obtida em cada uma das 5 provas do Exame, você ainda tem acesso a algumas observações, como por exemplo: não comparecimento em uma das provas e até mesmo a razão por ter tirado zero na redação, motivado por uso de palavrões, anulação proposital, entre outros.

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem é utilizada para que o aluno possa conquistar uma vaga em algum curso de graduação em uma universidade pública ou conseguir uma bolsa parcial ou integral em uma instituição de ensino particular.

Para isso, o aluno utiliza a nota obtida no Exame e participa de processos seletivos para alcançar seu objetivo. Esses processos são:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O SiSU é utilizado por grande parte das universidades públicas e possui um processo de seleção informatizado que seleciona os alunos com base em suas notas no Enem.

O SiSU abre inscrições duas vezes ao ano, geralmente em janeiro e junho, e para participar é preciso ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado a redação.

ProUni

O Prouni concede bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda que realizaram a última edição do Enem.

Para participar dessa seleção, o candidato precisa ter feito no mínimo 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação.

FIES

Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever no FIES e conseguir um financiamento com juros mais baixos e ainda começar a pagar a faculdade só depois de formado.

Assim como o ProUni, o FIES exige que os candidatos tenham feito no mínimo 450 pontos e não ter zerado a nota de redação. Outra exigência é a comprovação de renda familiar bruta, que não deve passar de dois salários mínimos e meio por pessoa.

Nota complementar

Algumas instituições de ensino, incluindo as públicas, têm aceitado a nota do Enem como complementar para o vestibular tradicional. Assim, o candidato realiza as duas provas e a pontuação final será a soma do desempenho nos dois exames.

Ingresso em instituição privada sem vestibular

Algumas universidades particulares já aceitam a nota do Enem para ingresso do aluno, sem a necessidade de vestibular. A nota de corte exigida pode variar de curso para curso e também de acordo com a instituição escolhida.

Agora que você já sabe como calcular a nota do Enem e como utilizá-la para fazer a sua tão sonhada graduação, é hora de se dedicar aos estudos e ficar por dentro desses e outros assuntos aqui no Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.