Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Nota do Enem 2021: quando será divulgada e como é calculada?

Com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro é natural que as atenções agora se voltem ao desempenho de cada candidato. Está ansioso para saber a sua nota do Enem 2021? Não sabe quando serão divulgados os resultados oficiais? Calma que vamos te ajudar com todas essas informações!

Primeiramente, é importante que você tenha em mente que não é tão simples calcular a nota do Enem. Isso porque não basta apenas somar os seus acertos no gabarito. A nota é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Uma metodologia que analisa a consistência dos acertos e não somente a quantidade.

Pode parecer confuso inicialmente, mas continue lendo este conteúdo que vamos explicar melhor sobre esse cálculo. Assim como vamos falar dos próximos prazos do Enem para você ficar ligado e garantir a sua vaga na universidade.

Leia mais: Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

Como se chega à nota do Enem?

Bom, como você já deve saber, um bom desempenho no Enem pode te garantir a tão sonhada graduação, seja em universidades públicas ou privadas. Por isso, entender como é feito o cálculo dessa nota é super importante. Assim você sabe como se saiu na prova e se tem chance de entrar na faculdade.

Conforme ressaltamos, a nota do Enem é calculada com base no peso atribuído pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para cada questão. Critério conhecido como TRI (Teoria da Resposta ao Item). Portanto, a nota final é obtida do cálculo da média das provas do Exame. Mas tem um porém. Ainda são determinados pesos para cada questão da prova.

Ou seja, a nota do candidato é calculada com base em uma média que vai de 0 a 1000 pontos, que se baseia também no peso das questões acertadas. Vamos dar um exemplo para te ajudar a entender melhor. Se você deseja cursar Biologia e acertou mais questões na área de Ciências da Natureza, isso é fundamental para a vaga que deseja. Pois assim vai aumentar a sua média na prova.

Então já sabe que não adianta acertar apenas as questões fáceis e apenas uma difícil. Neste caso, a metodologia entende que foi um chute.

Leia também: Como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares?

Afinal, como funciona o cálculo?

A nota final do Enem é a média simples das notas das provas objetivas e da redação. Portanto, todos os valores são somados e divididos por 5. E, conforme já vimos, algumas faculdades também podem usar a média complexa ao estabelecer pesos diferentes para cada área de conhecimento. Nesse caso, você precisa multiplicar por estes pesos também.

A forma mais fácil de calcular a nota do Enem é pela Média Aritmética Simples. Você soma as notas das 5 provas (Ciências da Natureza + Ciências Humanas + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Matemática e suas tecnologias + Redação) e divide por 5. 

A Média Simples é utilizada para ingresso pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Assim como por grande parte dos vestibulares e processos de seleção realizados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Já no cálculo pelo TRI você utiliza a chamada Média por Peso. É preciso primeiro descobrir qual peso a instituição de ensino dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). Depois, você irá multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade.

Por exemplo, se a instituição deu peso 2 para a redação, você irá multiplicar a sua nota da redação por 2. Dessa forma, para se calcular a média final você multiplica o valor de cada nota ao seu peso específico. Feito isso, soma-se as notas das 5 provas e novamente se divide por 5. 

Devido ao método de cálculo do Enem, é completamente normal um candidato que acertou 290 questões receber uma pontuação inferior ao que acertou 280. Isso porque o segundo pode ter apresentado um padrão de resposta mais coerente e com maiores pesos atribuídos. Compreendeu como funciona?

Como é calculada a nota da redação?

No cálculo da redação do Enem  não é utilizado a TRI. A redação é corrigida por dois profissionais que dão uma nota de zero a 200 pontos para cada uma das 5 competências exigidas. A redação pode chegar então à nota máxima de 1000 (soma-se os pontos das 5 competências). Se houver divergência entre a nota dos dois avaliadores, um terceiro é chamado para dar a nota final.

Quando será divulgada a nota do Enem 2021?

Agora vamos falar um pouco das datas apresentadas pelo Inep. Em princípio, a divulgação dos resultados oficiais do Enem deve acontecer no início de 2022. Tudo pode mudar, mas você pode ir acompanhando pela página do Inep e pelos sites de notícias, pois a informação costuma ser divulgada alguns dias antes.

Segundo o Inep, as notas do Enem de todos os inscritos na edição de 2021 devem ser divulgadas até o dia 21 de janeiro de 2022. Para consultar a sua nota você faz o seguinte:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Preencha a sua senha do Enem (caso tenha se esquecido, pode pedir recuperação pelo próprio site);
  • Busque pelo link “Boletim de Desempenho Individual”;
  • Neste boletim você terá acesso às notas de todas as edições do Enem que você participou.

Entenda mais: Como consultar a nota do Enem em 5 passos? Entenda aqui!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.