Nota do Enem 2021: quando será divulgada e como é calculada?

Com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro é natural que as atenções agora se voltem ao desempenho de cada candidato. Está ansioso para saber a sua nota do Enem 2021? Não sabe quando serão divulgados os resultados oficiais? Calma que vamos te ajudar com todas essas informações!

Primeiramente, é importante que você tenha em mente que não é tão simples calcular a nota do Enem. Isso porque não basta apenas somar os seus acertos no gabarito. A nota é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Uma metodologia que analisa a consistência dos acertos e não somente a quantidade.

Pode parecer confuso inicialmente, mas continue lendo este conteúdo que vamos explicar melhor sobre esse cálculo. Assim como vamos falar dos próximos prazos do Enem para você ficar ligado e garantir a sua vaga na universidade.

Leia mais: Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

Como se chega à nota do Enem?

Bom, como você já deve saber, um bom desempenho no Enem pode te garantir a tão sonhada graduação, seja em universidades públicas ou privadas. Por isso, entender como é feito o cálculo dessa nota é super importante. Assim você sabe como se saiu na prova e se tem chance de entrar na faculdade.

Conforme ressaltamos, a nota do Enem é calculada com base no peso atribuído pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para cada questão. Critério conhecido como TRI (Teoria da Resposta ao Item). Portanto, a nota final é obtida do cálculo da média das provas do Exame. Mas tem um porém. Ainda são determinados pesos para cada questão da prova.

Ou seja, a nota do candidato é calculada com base em uma média que vai de 0 a 1000 pontos, que se baseia também no peso das questões acertadas. Vamos dar um exemplo para te ajudar a entender melhor. Se você deseja cursar Biologia e acertou mais questões na área de Ciências da Natureza, isso é fundamental para a vaga que deseja. Pois assim vai aumentar a sua média na prova.

Então já sabe que não adianta acertar apenas as questões fáceis e apenas uma difícil. Neste caso, a metodologia entende que foi um chute.

Leia também: Como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares?

Afinal, como funciona o cálculo?

A nota final do Enem é a média simples das notas das provas objetivas e da redação. Portanto, todos os valores são somados e divididos por 5. E, conforme já vimos, algumas faculdades também podem usar a média complexa ao estabelecer pesos diferentes para cada área de conhecimento. Nesse caso, você precisa multiplicar por estes pesos também.

A forma mais fácil de calcular a nota do Enem é pela Média Aritmética Simples. Você soma as notas das 5 provas (Ciências da Natureza + Ciências Humanas + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Matemática e suas tecnologias + Redação) e divide por 5. 

A Média Simples é utilizada para ingresso pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Assim como por grande parte dos vestibulares e processos de seleção realizados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Já no cálculo pelo TRI você utiliza a chamada Média por Peso. É preciso primeiro descobrir qual peso a instituição de ensino dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). Depois, você irá multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade.

Por exemplo, se a instituição deu peso 2 para a redação, você irá multiplicar a sua nota da redação por 2. Dessa forma, para se calcular a média final você multiplica o valor de cada nota ao seu peso específico. Feito isso, soma-se as notas das 5 provas e novamente se divide por 5. 

Devido ao método de cálculo do Enem, é completamente normal um candidato que acertou 290 questões receber uma pontuação inferior ao que acertou 280. Isso porque o segundo pode ter apresentado um padrão de resposta mais coerente e com maiores pesos atribuídos. Compreendeu como funciona?

Como é calculada a nota da redação?

No cálculo da redação do Enem  não é utilizado a TRI. A redação é corrigida por dois profissionais que dão uma nota de zero a 200 pontos para cada uma das 5 competências exigidas. A redação pode chegar então à nota máxima de 1000 (soma-se os pontos das 5 competências). Se houver divergência entre a nota dos dois avaliadores, um terceiro é chamado para dar a nota final.

Quando será divulgada a nota do Enem 2021?

Agora vamos falar um pouco das datas apresentadas pelo Inep. Em princípio, a divulgação dos resultados oficiais do Enem deve acontecer no início de 2022. Tudo pode mudar, mas você pode ir acompanhando pela página do Inep e pelos sites de notícias, pois a informação costuma ser divulgada alguns dias antes.

Segundo o Inep, as notas do Enem de todos os inscritos na edição de 2021 devem ser divulgadas até o dia 21 de janeiro de 2022. Para consultar a sua nota você faz o seguinte:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Preencha a sua senha do Enem (caso tenha se esquecido, pode pedir recuperação pelo próprio site);
  • Busque pelo link “Boletim de Desempenho Individual”;
  • Neste boletim você terá acesso às notas de todas as edições do Enem que você participou.

Entenda mais: Como consultar a nota do Enem em 5 passos? Entenda aqui!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!