Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que é melhor: continuar artesão ou investir na carreira de designer?

Não existe uma resposta fechada para a questão acima. Ambas as profissões lidam com algo que exige uma habilidade nem sempre muito comum em todas as pessoas: a criatividade. Ser artesão é um talento inato de um indivíduo, que utiliza seu poder criativo para inventar peças. Embora não exista um curso superior para se graduar nessa profissão, você pode encontrar cursos que ensinam a você teorias e técnicas para desenvolver peças únicas. Estamos falando, por exemplo, do curso de design.

Isso porque, por outro lado, o designer é uma profissão regulamentada pela lei. Portanto, você consegue encontrar cursos de nível superior e assim obter o tão sonhado diploma e ingressar no mercado de trabalho com uma formação na área do Design. Embora essas duas profissões tenham essa diferença, elas tem algo muito em comum, que é a capacidade de criar.

Se você é artesão e tem interesse em obter um diploma de ensino superior, talvez seja interessante avaliar se a área de design não tem relação com o que você faz. Há muitas instituições de qualidade que oferecem cursos de design.

Veja a seguir mais detalhes sobre essas duas áreas e descubra se você é um designer que pode virar artesão ou vice-versa.

Leia também: Profissões do futuro: áreas do design em alta

O que faz um artesão

Artesão é o profissional que utiliza o poder da criação para trabalhar com qualquer produto que seja elaborado com o trabalho de suas mãos. Seu processo de fabricação é completamente diferente do processo industrial. Pois seu nível de produção é em pequena escala e suas peças ou objetos criados são únicos, com caráter funcional ou decorativo.

O artesanato é algo que está muito ligado a uma cultura, sendo ela local ou não. Nos dias atuais e com a grande relevância da indústria para a economia, esse tipo de atividade nem sempre é notada pela maioria das pessoas nos grandes centros urbanos. Com uma vida cada vez mais corrida, muitas pessoas passam por bancas de artesanatos sem notarem.

Resumidamente, o artesão é aquele que fabrica coisas através de processos manuais ou com ajuda de algumas ferramentas. Vale lembrar que muitos desses profissionais encontram nessa atividade uma maneira alternativa de garantir uma renda para se sustentar ou arcar com as despesas da casa, faculdade, etc.

Tipos de artesão

Ao considerar a forma de produção de quem trabalha com artesanato, é possível encontrar as seguintes vertentes:

  • Artesão-artista: aquele que é muito habilidosos com objetos de decoração e arte. Ele utiliza a sua criatividade para criar obras originais. Nessa área, você pode encontrar pintores, escultores, talhadores, gravadores, entre vários outros.
  • Artesão-artesão: aquele que trabalha com objetos em série. É muito comum nas atividades de ceramista, marceneiro, por exemplo. Para realizar esse trabalho, o artesão utiliza ferramentas ou mecanismos rudimentares para a confecção das peças.
  • Artesão semi-industrial: esse é aquele que utiliza moldes ou formas para a confecção das peças. A partir de uma forma, fabrica uma escala maior de objetos iguais. É muito comum a quem fabrica joias, tigelas, vasos, canecas, camisetas, etc.

Portanto, o poder de atuação de um artesão pode ser bastante variado, abarcando uma grande possibilidade de trabalho.

O que faz um designer

Por incrível que pareça, o campo de trabalho de quem é designer é tão grande quanto a de um artesão. A diferença é que a atuação desse profissional é mais voltada para a indústria.

Esse profissional é responsável pela criação, idealização, configuração, concepção ou elaboração de projetos para serem produzidos pela indústria, padronizados e em larga escala.

A atividade desse profissional consiste em estratégia, técnica e criação para fundamentar seu trabalho. Essa área é tão variada que é impossível citar todas, mas você pode encontrar especialização nas seguintes atividades:

Assim como artesão é criativo em seu ofício, o designer também deve ser. Pois sem um poder de imaginação, não é possível ter destaque nessa área e ser reconhecido pela originalidade.

Portanto, se você tem uma mente criativa, o design pode ser uma área bastante interessante e uma carreira profissional em potencial para você se desenvolver.

Onde estudar para se formar designer e manter o ofício de artesão

Se você é artesão e tem uma mente criativa, e busca um diploma de ensino superior, por que não fazer uma graduação de Design? Saiba que essa área pode estar muito relacionada com o que você faz e isso pode permitir que você avance em uma carreira profissional ou até mesmo aprenda sobre outras questões, que poderão ser utilizadas em suas atividades posteriormente.

Encontrar um curso de graduação nessa área não é difícil, existem diversas instituições que oferecem esse curso na modalidade presencial e EAD em diferentes regiões do Brasil com qualidade acadêmica, e que ofereçam professores capacitados que vão auxiliar o seu desenvolvimento profissional.

Por que buscar um curso superior?

O objetivo do curso de Design em ambas as instituições é o de formar profissionais criativos e inovadores. Além disso, você pode encontrar uma maneira de crescer em sua formação através do apoio de professores competentes e experientes.

Ao obter um diploma de curso superior, caso você deseje deixar de ser artesão e trabalhar na indústria, essa formação será bastante adequada. Vale lembrar que o artesanato pode ser uma fonte de renda alternativa e pode ajudar no seu orçamento.

Além disso, você pode utilizar o que já sabia ao ser artesão e agora aplicar no design. Pois ambas as profissões exigem criatividade. A diferença é que o diploma agregará valor no currículo e você poderá ingressar no mercado de trabalho.

Conclusão

E aí? Conseguiu estabelecer alguma relação com o artesão e o designer? Qualquer um desses profissionais tem bastante criatividade. Embora o foco de atuação seja diferente, a essência dessas profissões é praticamente a mesma. Pois ambas lidam com estética, imaginação, arte e criatividade.

A área do design muda um pouco porque exige estratégia para o mundo dos negócios e também a busca por uma padronização dos produtos. Em contrapartida, tanto o designer, quanto o artesão têm um campo vasto para trabalho e uma profissão complementa a outra. Certamente quem trabalha com artesanato e gosta de criar peças terá afinidade com uma graduação na área do design.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Nele, você encontrará uma série de informações relevantes tanto para a sua vida profissional, quanto pessoal.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.