Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Conheça as melhores graduações para trabalhar no meio digital

Os jovens da geração Z, que nasceram a partir do fim dos anos 90, já estão entrando no mercado de trabalho. Isso significa um novo contingente de trabalhadores que cresceram com a internet e se acostumaram a fazer praticamente tudo online. Ou seja, muitos procuram empregos relacionados ao meio digital. 

Da mesma maneira, novas ocupações surgem a todo mundo. Isso significa que existem sim muitas opções para esses novos profissionais! Ao mesmo tempo em que muitas profissões antigas desaparecem com o desenvolvimento da tecnologia. Aqui estamos falando das profissões do futuro.

Por isso, o post de hoje vai abordar algumas das melhores graduações para quem quer trabalhar com internet, tecnologia e inovação. Outra questão comum nesse sentido é o que estudar hoje para ter sucesso em uma carreira no futuro.

Confira as dicas e veja o que faz cada profissional! 

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

5 graduações para atuar no meio digital

Jornalismo

Apesar de ter mudado muito nos últimos anos, com o fim de muitos empregos no mercado tradicional, também surgiram diversas oportunidades de trabalho para jornalistas no meio digital. 

Muitos desses profissionais agora atuam como produtores de conteúdo para a internet, bloggers, influenciadores, além de produzirem reportagens online. Então se você tem vontade de trabalhar com comunicação digital, essa graduação pode ser uma ótima opção!

Além disso, muitos youtubers famosos são jornalistas de formação! Você já pensou em ser youtuber?

O curso de jornalismo tem duração média de 4 anos, nos quais os alunos aprendem sobre teoria da comunicação, redação, produção audiovisual e outras disciplinas que ajudam na hora de produzir conteúdo de qualidade!

Inclusive, na hora de escolher a sua faculdade de jornalismo, vale dar uma olhada e saber se o currículo está atualizado para incluir disciplinas relacionadas às novas tecnologias!

Design

Se criatividade é o seu forte, pode ser que a graduação em Design seja a melhor pedida para atuar no meio digital!

O curso possui várias áreas possíveis, que incluem design de produto, gráfico, de animação, de moda, de jogos, entre outras. E todas elas têm muito a ver com o meio digital. A duração é de 4 anos, em média, e as disciplinas variam conforme a habilitação escolhida. Mas podem incluir temas como história da arte, teoria da cor, desenho de observação, ergonomia, entre outros. 

Principalmente quem segue para as áreas de UX, ou Experiência do Usuário, tem muito a ganhar nos próximos anos. 

Isso porque esse segmento atua no desenvolvimento de sites e aplicativos, otimizando a usabilidade desses produtos digitais. Ou seja, ele deixa as páginas mais fáceis de utilizar, intuitivas e bonitas para o usuário. 

E com um mundo cada vez mais conectado, o desenvolvimento de novas aplicações é uma carreira promissora para quem quer atuar no meio digital. Quer um exemplo? O salário médio desses profissionais, segundo o Vagas.com, fica em torno de R$ 4.532,00. 

Publicidade 

Com todas as mudanças que o mundo viu nos últimos anos, a publicidade não podia ficar para trás! Por isso, surgiu uma nova área, focada na atuação digital. 

Se antes as empresas dependiam apenas de campanhas físicas, com outdoors, panfletos e, no máximo, anúncios na televisão e no rápido, agora elas podem otimizar seus resultados usando a internet!

Então uma boa graduação para quem quer trabalhar no meio digital é Publicidade e Propaganda! Com essa formação, você pode atuar criando campanhas para mídias sociais, desenvolvendo estratégias de marketing digital ou anúncios online!

O curso tem duração média de 4 anos e um currículo cheio de disciplinas que estimulam a criatividade e ensinam os fundamentos da propaganda. Além de teorias da comunicação e psicologia que influenciam nosso consumo. 

Então, se você acompanha as principais tendências da internet, é criativo e comunicativo, essa pode ser a faculdade para você! 

Já se você acredita que pode se dar bem com a parte mais estratégia desse trabalho, que tal conhecer o curso de marketing? Veja a diferença entre os cursos aqui e decida!

Sistemas da informação

Você viu ali em cima que o desenvolvimento de aplicativos é uma das carreiras mais promissoras no meio digital hoje em dia, certo? Então não podíamos deixar de falar sobre a graduação de Sistemas da Informação, ideal para quem quer ser programador. 

Esse profissional pode atuar em diversas áreas, como o desenvolvimento de software, data science, desenvolvimento de jogos, inteligência artificial, entre outras. 

Com relação ao curso, ele tem duração média de 4 anos e disciplinas como gerenciamento de dados e informação, gestão de tecnologia da informação, linguagem de programação, modelagem de sistemas, administração e negócios.

Além disso, quem quer trabalhar com tecnologia da informação pode procurar também outras graduações da área, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciências da Computação. 

A diferença principal é que o curso de Sistemas da Informação costuma ter também um foco no gerenciamento de projetos e na administração, conhecimentos que podem auxiliar no mercado de trabalho!

Matemática

Estranhou a presença desse curso por aqui? Muita gente associa essa faculdade com as salas de aula. Mas saiba que a graduação em Matemática, assim como Estatística, podem ser ótimas opções para trabalhar no meio digital. 

Afinal, você já deve ter se dado conta que as empresas estão capturando nossos dados a todo tempo com a ajuda da tecnologia. Nossos comportamentos de consumo, tendências nas redes sociais e muitas outras informações são utilizadas por marcas para prever o que vai ser sucesso nos próximos anos. 

E quem trabalha com essa quantidade gigante de informação? São os cientistas de dados. Eles extraem, organizam e analisam esses dados com a ajuda de softwares modernos e muitos cálculos. Por isso a formação em Matemática pode ser muito útil!

Saiba mais sobre profissões do futuro

Gostou de conhecer essas opções de curso para quem quer trabalhar no meio digital? Então acesse também o nosso eBook sobre as profissões do futuro

Nele, você vai ver mais informações sobre os empregos que estão surgindo hoje em dia e podem garantir uma carreira de sucesso mais para frente!

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.