Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Voltar a estudar: superando o preconceito de idade

Voltar a estudar mesmo com uma idade avançada é sempre uma grande iniciativa. Isso prova que você teve coragem o suficiente para vencer obstáculos e enxergou na educação o melhor investimento para a sua vida. No entanto, nem sempre é fácil retornar aos estudos nessa fase e a barreira mais difícil de vencer é a do preconceito da idade. É comum ser arrebatado por um sentimento de inferioridade ou criar crenças limitantes em sua cabeça.Mas não desanime! Estudar é sempre o melhor caminho.

Portanto, se você encarou essa missão, a principal barreira a ser vencida é o seu psicológico e enxergar essa nova etapa como uma chave para diversas outras oportunidades. Afinal de contas, um mestre é antes de tudo um eterno estudante. Voltar a estudar pode garantir a você uma série de benefícios até então ainda não imaginados por você.

Tudo o que você precisa é elaborar uma estratégia e criar algumas metas para que consiga cumprir os objetivos, sem perder a motivação. Ou seja. isso vai exigir uma força mental de você para não fraquejar quando encontrar alguma dificuldade.

Veja a seguir alguns passos que podem lhe ajudar a retomar os estudos e vencer o preconceito da idade.

Leia também: Segunda graduação: guia para mudar de carreira

Como vencer o preconceito da idade com os estudos

Se você pensar em voltar a estudar na idade adulta ou em uma idade avançada, parabéns! Isso mostra que a zona de conforto incomoda você e é preciso dar um passo importante. Independente do motivo que fez você retornar aos estudos, saiba que essa é uma atitude muito nobre e vai garantir outras oportunidades. Além disso, voltar a estudar faz com que a sua mente fique ativa, evitando perder tempo com coisas pouco relevantes.

Ao voltar a estudar após um tempo longe dos livros e dos cadernos, saiba que é comum uma série de sentimentos, indagações e inseguranças tomarem conta de você. O que você precisa fazer caso é entender que enfrentar desafios faz com que se saia da zona de conforto e isso acarreta em uma mistura de emoções.

Uma das principais barreiras de voltar a estudar é o de vencer o preconceito da idade. Pois é muito comum a pessoa achar que não se lembra de mais nada, que vai ter dificuldades em se adaptar em uma turma com pessoas mais jovens, medo de cometer alguma gafe, entre outros.

O que você deve fazer é manter a determinação e encarar de cabeça erguida os objetivos que vêm pela frente. Afinal de contas, você acumulou uma série de outros conhecimentos que serão importantes para dar andamento nos estudos. Pois agora você tem algo muito favorável ao seu lado e isso se chama maturidade.

Alguém maduro consegue lidar melhor com uma série de problemas e encontrar resoluções adequadas para eles. Outro grande benefício é que isso ajuda a administrar melhor os estudos, encarando com mais seriedade e comprometimento.

5 estratégias para voltar a estudar e vencer o preconceito

Portanto, a ideia de que se esqueceu tudo e não terá capacidade de aprender é um mito e uma tremenda bobagem. Confira a seguir algumas estratégias úteis para voltar a estudar e vencer o preconceito da idade.

1- Retome os estudos aos poucos

Você precisa ter em mente uma coisa: estudar, exige do cérebro a mesma coisa que uma atividade física exige do corpo. Portanto, é preciso adquirir resistência para isso e entender que os primeiros dias faltará fôlego e força, mas a medida que isso avança, você terá mais preparo.

Retomar os estudos aos poucos pode ser um grande estratégia e isso permite que você se familiarize com os conteúdos. Vale lembrar, que, graças a era digital, isso é muito mais fácil nos dias atuais. Pois você pode contar com plataformas de ensino online ou até mesmo vídeo aula no YouTube, por exemplo. Isso pode ser possível até mesmo na palma da mão. Tudo o que você precisa é de um celular e uma conexão de internet.

Portanto, retomar aos poucos essa nova atividade trará mais segurança e fará de você alguém mais seguro. Provavelmente isso ajude a vencer o preconceito da idade, enxergando que tudo é uma questão de preparo e hábito para vencer os desafios dessa nova etapa.

2- Não se compare com os outros

Essa é uma das piores coisas que alguém pode fazer consigo mesmo. Cada indivíduo é único e é dotado de qualidades e defeitos. Certamente você tem muitos pontos fortes e fracos e a pessoa que você admira também. Saiba que cada um é constituído de uma experiência individual e isso é o fator principal por formar toda a bagagem cultural que a pessoa carrega.

Isso pode ser muito prejudicial para a sua motivação, fazendo você enxergar somente limitações nas suas habilidades. Se você tem essa mania, é melhor deixar de lado e não fazer mais isso, pois pode atrapalhar muito seus objetivos.

3- Organização é importante

Se organizar é fundamental para que você entenda bem como funcionará a sua rotina. Além disso, você conseguirá medir tudo o que é necessário para voltar a estudar. Ser organizado permite que você tenha uma boa administração de horários, conheça todos os percalços logísticos.

Isso fará com que você consiga absorver o conteúdo com mais eficiência e qualidade, facilitando muito o aprendizado.

4- Estabeleça metas

Lembre-se: um passo de cada vez. Ao estabelecer metas, você conseguirá dar conta de conteúdos que podem ser complexos, por exemplo. Para isso, é fundamental você dar passos menores para conquistar objetivos maiores. Vale lembrar que não precisa ser ousado nessa etapa, pois pode fazer você querer coisas que são inatingíveis.

5- Faça um planejamento financeiro

Esse quesito também é bastante importante, saiba que é fundamental fazer um pé de meia. Isso é importante, porque podem surgir alguns gastos com os estudos, como material, deslocamento e alimentação, por exemplo.

Ao fazer isso, você terá o bolso preparado para qualquer eventualidade. Além disso, o planejamento financeiro evita que você abandone os estudos e saiba avaliar se um determinado curso é viável ou não.

Saiba que muitas pessoas abandonam os estudos não porque perderam a motivação, mas por causa das despesas que desequilibra todo o financeiro de uma pessoa.

Os benefícios de voltar a estudar

Voltar a estudar nem sempre é uma decisão fácil, mas é importante saber que a recompensa é grande. Após um tempo sem se dedicar a essa atividade e vencer o preconceito da idade, saiba que você voltou a reativar o cérebro por uma série de causas nobres.

Uma delas é a de adquirir novos conhecimentos e mais informações, isso pode ter um impacto positivo não apenas na sua vida, mas em quem também participa dela.

Além disso, a pessoa que tem o hábito de estudar pode se sentir mais motivada. Outro grande benefício é de se capacitar profissionalmente para ir além na carreira, se tornar um profissional especialista, por exemplo.

Portanto, o importante é não ficar estagnado e enxergar nos estudos uma maneira de aprender mais sobre diversos fatores que atravessam a vida de uma pessoa.

Conclusão

Agora que você sabe mais da importância de vencer o preconceito da idade para voltar a estudar, saiba que isso pode abrir portas para você. Além de garantir mais conhecimento, essa pode ser uma estratégia para agregar valor ao currículo e até se recolocar profissionalmente.

Outra questão bastante relevante ao retomar essa atividade é também de superar desafios, pois isso fará de você alguém que se superou e conseguir sair da zona de conforto. Certamente, a recompensa será grande se você tiver motivação e não deixar as crenças limitantes derrubarem você.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.