Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

7 dicas de como se reinventar profissionalmente

É mais comum do que se imagina, e não há nada de errado nisso, pelo contrário. Em algum momento da sua vida, você terá que se reinventar profissionalmente. Seja para mudar de área de atuação, ou para seguir com empregabilidade no mercado, ou para incrementar seu currículo. Reinventar-se é preciso! Neste post, vamos detalhar sete dicas de como se reinventar profissionalmente. Em outras palavras, essa tarefa passa por mudanças em vários aspectos. Entre eles, cuidados na sua saúde física e mental, o desenvolvimento de novas competências, a criação de metas. Enfim, a palavra de ordem é sair da zona de conforto. Nesse sentido, tudo pedente de você e sua atitude. Confira abaixo as sete dicas de como se reinventar profissionalmente.

1 – Cuide da sua saúde física e mental

Antes de pensar em buscar capacitações, é preciso pensar na sua própria saúde física e mental. Principalmente, se você encontra-se na meia idade. Isso porque ter uma aparência saudável faz toda a diferença na hora de passar por uma entrevista ou processo seletivo. Sabemos que o tempo não perdoa, mas tudo depende de você. Estabeleça uma rotina de exercícios físicos regulares. Escolha uma prática que você goste e mergulhe de cabeça. Pode começar por uma simples caminhada, ou andar de bicicleta, ou natação. O importante é exercitar o corpo, e também a mente. Para isso, leia mais, faça exercícios lógicos, entre outras práticas. Se você conseguir colocar em prática essa nova rotina na sua vida, certamente terá longevidade não só profissional, mas sim de vida. Por essa razão, colocamos essa como a primeira dica de como se reinventar profissionalmente. Pois funciona como uma espécie de preparação, de base para prosseguir nas dicas seguintes.

2 – Desenvolva novas competências

Um dos principais fatores que faz você parar no tempo em relação à carreira profissional é a falta de novas competências. Isso quer dizer que não adianta achar que conseguiu um diploma de graduação que a sua vida está resolvida. Pelo contrário, é preciso sempre aprender coisas novas, buscar atualizar os conhecimentos dentro da sua área ou até em um novo campo de atuação. Portanto, o processo de aprendizagem pode ser dentro ou fora da sua área. Ou seja, pode estar ligado diretamente ou indiretamente com o seu trabalho ou profissão. Para não se tornar obsoleto no mercado, é preciso buscar qualificação constante. Há cursos ofertados no mercado cujo conhecimento pode ser aplicado em qualquer situação ou área profissional. Esses são uma boa opção para buscar desenvolver novas competências. Podemos citar aqui capacitações em inteligência emocional, por exemplo, uma competência bastante procurada pelo mercado de trabalho. Principalmente, para quem procura se reinventar para alçar cargos de chefia e gestão. Outra opção é procurar cursos de pós-graduação ou até de extensão. Podem ser a distância ou presencial, o que mais se encaixa a sua vida e rotina.

3 – Planeje-se: crie suas metas

Tem uma dica simples, porém, que pouca gente coloca em prática, que é anotar em um papel seus sonhos e objetivos. Isso funciona como um impulso na hora de se planejar e criar suas metas. Estabeleça um prazos para atingir seus objetivos. Crie uma disciplina para estudar o novo conhecimento que vai possibilitar você se reinventar profissionalmente. Pode parecer um pouco óbvio, mas a maioria das pessoas não planeja seus passos antes de executá-los. E isso ocorre também na hora de tentar se reinventar profissionalmente. Por vezes, tomamos ações impulsivas e com pouco planejamento. Estabeleça rotinas bem definidas na sua vida e as direcione para o atingimento das metas profissionais. Nesse sentido, defina metas de curto, médio e longo prazo.

4 – Faça agora, não deixe para depois

Um dos principais perigos de quem busca se reinventar profissionalmente é a acomodação. Em outras palavras, deixar “a vida me levar”, como diz a música. Isso pode ser negativo quando não tomamos as rédeas da situação e deixamos as circunstâncias decidirem pela gente. Ou seja, é comum ficar incomodado com a situação profissional, chateado com o atual emprego, ou irritado com o desemprego, porém, de forma acomodada, espera-se aparecer alguma oportunidade externa. Em outras palavas, podemos chamar esse comportamento de procrastinação. Ou até de autossabotagem. O melhor remédio para evitar essas situações é fazer agora, não deixar para depois. Principalmente, se você tem 50 anos ou mais.

5 – Mantenha-se fora da zona de conforto

A quinta dica vai muito ao encontro da dica número quatro. Para se reinventar pessoalmente, muitas vezes nós temos que sair fora da nossa bolha. Ou seja, deixar a zona de conforto, arriscar-se em outra área, trilhar um caminho novo. No entanto, nem todos estão dispostos a isso. Porém, garantimos que as recompensas são muito atraentes no campo profissional para quem consegue ultrapassar essa barreira. Para sair da zona do conforto, um caminho é permitir-se fazer uma atividade que você não tem competência para exercer. Quase que começar “do zero”. Não se culpe caso não consiga cumprir as atividades, em um primeiro momento. Faz parte do processo de aprendizado. O importante é manter a disciplina e o propósito para cumprir o objetivo. Ficar acomodado nas suas funções é uma das principais armadilhas para quem busca de reinventar profissionalmente. Talvez sair da sua zona de conforto esteja partir para o empreendedorismo, o que você acha?

6 – Tenha disciplina

Uma coisa leva a outra: sair da zona do conforto requer disciplina para manter a sua atitude em mudar. Nesse sentido, não se pode ter pressa para alcançar o resultado final. Usando uma metáfora, é preciso construir uma parede colocando cada tijolo, na sequência. Para se reinventar profissionalmente, não são necessárias medidas desesperadas. Pelo contrário, siga seu planejamento e metas com disciplina, obediência aos seus propósitos. Isso se aplica muito bem nos estudos, por exemplo, caso você busque por uma nova área de atuação ou até em se qualificar melhor no seu atual campo de trabalho.

7 – Estude e aperfeiçoe-se constantemente

Se você chegou até a sétima dica, certamente já conseguiu compreender muitos caminhos para se reinventar profissionalmente. Em suma, grande parte delas leva em conta, no fim, a busca por estudos e capacitação. Essa deve ser uma constante na sua vida, em qualquer momento. Para isso, há inúmeras opções de cursos que se adaptam ao seu perfil e ao seu objetivo no momento. Estamos falando aqui, por exemplo, de uma segunda graduação. Será que vale a pena? Ou ainda, uma pós-graduação na sua área de atuação ou em um campo totalmente diferente. Há vários cursos nesse sentido nas áreas de gestão, aplicáveis em vários campos. Além disso, você pode optar pela modalidade presencial, a distância ou semipresencial. Outro caminho é buscar um curso tecnólogo, que está voltado mais para a parte prática. Ou um curso técnico de curta duração. Para se reinventar profissionalmente, também há cursos gratuitos disponíveis na própria internet, ao alcance de todos.

Nunca é tarde para se reinventar

Agora que você já sabe como se reinventar profissionalmente, aplique esses conhecimentos na sua vida e tenha sucesso! Tudo depende de você. Acesse mais conteúdos sobre capacitações, mercado de trabalho e educação no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.