Desconto na faculdade: veja as opções para economizar na mensalidade

desconto na faculdade

Para driblar a alta competitividade no mercado de trabalho é muito importante apostar na educação. Por isso, com um investimento em uma formação superior, você tem muito mais chances de potencializar o seu currículo e as oportunidades de emprego. Um bom desconto na faculdade pode te ajudar a alcançar esse objetivo. Mas como obter desconto na faculdade? Essa é uma dúvida comum por quem precisa pagar por mensalidade em instituições privadas.

Isso acontece quando seu orçamento não permite investir em um curso, certo? Sendo assim, é fundamental saber como conseguir um bom desconto na faculdade, ou até mesmo uma bolsa de estudo parcial ou integral. Para você ter uma ideia, alguns programas do governo, como o Prouni, podem fazer você cursar a graduação dos seus sonhos praticamente de graça, em uma instituição participar.

Com o objetivo de ajudar a alcançar o sonho de estudar em uma faculdade, neste post você encontrará algumas formas de conquistar um desconto ou bolsa na faculdade, ou como ganhar desconto em faculdade particular.

Quer saber como funciona desconto de faculdade? Acompanhe aqui!

Leia mais: Como funcionam os programas de bolsas do governo?

Como conseguir desconto na faculdade?

Para ajudá-lo a encaixar os estudos em seu orçamento, listamos uma série de possibilidades de descontos e bolsas. Desse modo, você poderá encontrar a melhor opção de como conseguir um bom desconto na faculdade.

Normalmente, bolsas e descontos não são cumulativos, exceto aqueles oferecidos pelo ProUni e pelo FIES, que podem se complementar. Desse modo, cheque com a secretaria da faculdade que você pretende ingressar a vigência das regras daquela unidade.

Ao final desta leitura, será possível optar por um caminho estratégico que irá viabilizar a realização de uma faculdade e turbinar seu currículo. Continue e confira!

Leia também: Como conseguir bolsa para ir a faculdade em 2022?

Tem desconto na faculdade? Veja as principais modalidades

Para conseguir uma faculdade com desconto, é importante você conhecer primeiro os programas oferecidos internamente pelas próprias instituições. Veja alguns deles.

Desconto por pontualidade

Para quem paga as mensalidades em dia, as faculdades costumam oferecer um desconto que pode chegar a até 10% no valor da mensalidade. Com o propósito de conquistar esse desconto, confira se a instituição em que você quer estudar oferece esse tipo de incentivo para os “bons pagadores”.

Desconto por assiduidade

Frequentar as aulas de forma assídua pode ser uma boa prática para obter um desconto. Além de ser ótimo para o seu desempenho acadêmico, a presença nas aulas pode possibilitar uma boa economia na mensalidade.

Há faculdades que oferecem essa modalidade de desconto. Entretanto, se a sua faculdade não possuir este tipo de desconto, negocie! Use a sua assiduidade para negociar um desconto na universidade.

Desconto familiar

Algumas faculdades dão descontos para integrantes da mesma família que estudem na mesma instituição. Quem sabe você não consegue convencer alguém da sua família a buscar um aprimoramento junto com você. Dessa forma os dois pagam menos para estudar!

Transferência externa

Por meio de uma transferência externa também é possível acessar descontos na faculdade. Você pode fazer uma transferência externa se estiver matriculado em uma universidade pública ou particular e quiser mudar de instituição. Para isso, é preciso consultar a documentação necessária que a universidade de destino solicita.

Além disso, a transferência externa pode ser feita entre cursos diferentes. Dessa forma, se você cursa Administração, por exemplo, em uma instituição, pode fazer uma transferência externa para um curso de Direito. Tudo vai depender das vagas disponíveis.

O melhor é que, ao fazer uma transferência externa, você não perde os semestres já cursados na universidade de origem. Pois é possível validar os créditos já cursados ao se matricular na nova universidade, no caso de disciplinas similares aos dois cursos.

Reabertura de matrícula

Ainda que você esteja com a matrícula trancada na sua universidade, é possível conquistar um desconto na faculdade. Uma vez que você decida retomar os estudos, a faculdade pode oferecer um desconto significativo para incentivar a sua volta.

Confira se a sua universidade está oferecendo esse tipo de oportunidade. Em princípio, no processo de reabertura de matrícula a faculdade vai analisar a disponibilidade do seu retorno às aulas de acordo com o número de alunos matriculados no curso.

Leia também: Cursos menos concorridos do Sisu: veja 20 opções mais fáceis de entrar

Desconto na faculdade
Desconto na faculdade

Como conseguir 100% de desconto na faculdade bolsa parcial?

Fazer uma faculdade particular sem pagar nada é possível. Ou ainda, custear parcialmente o valor da mensalidade. Para isso, você pode recorrer a alguns programas do governo ou verificar novamente com a própria instituição. Veja algumas oportunidades:

Bolsa por mérito

Algumas instituições podem oferecer uma bolsa de estudos para os alunos que mantêm um ótimo desempenho nas disciplinas ao longo do curso.

Assim sendo, identifique se a faculdade que você estuda oferece esse tipo de incentivo. O importante é se dedicar aos estudos e mostrar que vale a pena você ser o beneficiário do desconto.

Bolsa por idade

Com o intuito de incentivar a inclusão educacional no ensino superior, algumas faculdades ofertam bolsas de estudos para candidatos acima de uma certa faixa etária. Cada instituição tem as suas regras para o valor dos descontos e a faixa etária.

Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo federal que subsidia crédito para aqueles que não podem pagar as mensalidades de um curso superior. A exigência para participar do programa é realizar o Enem, alcançando pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação, além de cumprir requisitos de renda.

ProUni

Programa do Ministério da Educação (MEC), o ProUni significa Programa Universidade para Todos. Como já mencionamos ao longo do texto, essa iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

No caso do ProUni, o Enem também é utilizado para classificar os candidatos e distribuir as bolsas de estudo. Os bolsistas parciais podem usar o Fies para financiar a outra metade das mensalidades, desde que seja para o mesmo curso e faculdade e que a soma dos dois benefícios não ultrapasse o valor da mensalidade com desconto.

Leia também: Bolsa para faculdade particular: confira 5 formas de conseguir e conquistar o diploma

Convênio entre empresas e universidades

Se você já está no mercado de trabalho e quer fazer uma graduação, procure saber se a sua empresa possui convênio com alguma instituição de ensino. Isso porque as faculdades privadas que possuem convênios com empresas oferecem bolsas parciais para colaboradores e até dependentes diretos, como filhos e cônjuges.

Se a instituição a qual você trabalha não possuir esse tipo de convênio, há faculdades privadas que estão com oportunidades abertas para firmar convênios com empresas. Para isso, a empresa em que você trabalha precisa ter mais de 200 funcionários e procurar a universidade para fazer a parceria.

Segunda graduação

Já concluiu uma graduação, mas tem vontade de mudar de área e continuar estudando? Para quem já tem diploma também é possível conseguir um desconto significativo em universidades particulares.

Ao se matricular em uma instituição de ensino privada para cursar uma segunda graduação, você pode acessar uma bolsa de estudos parcial que pode chegar a 50% de desconto que vai estar vigente durante todo o curso.

Vestibular 

Assim como as universidades públicas, as faculdades privadas também realizam processos seletivos através da aplicação de provas. Dessa forma, para conseguir a tão sonhada formação universitária com bolsa integral é preciso realizar o vestibular e alcançar um bom desempenho na prova.

Para concorrer a uma dessas bolsas integrais o primeiro passo é se inscrever em um processo seletivo e estudar para ficar entre os primeiros lugares. Para isso é preciso dedicação e foco no objetivo de conquistar uma bolsa de estudos.

Financiamento estudantil

O financiamento estudantil pode ser uma saída para quem não tem como investir na educação superior. Além do FIES, que é um programa de governo, há financiamentos estudantis privados.

As empresas que realizam esse tipo de financiamento costumam oferecer um longo tempo para que o aluno consiga pagar as parcelas da faculdade de forma mais suave.

Desconto na faculdade abre portas para seu sonho do diploma

Concluir o ensino superior agrega muito valor ao seu currículo. Além disso, dá mais destaque para você nos processos seletivos. Para quem já está no mercado de trabalho ter uma graduação também é um diferencial, pois pode ser uma alavanca para a carreira profissional.

Bolsas de estudo e desconto na faculdade estão popularizando a entrada de jovens nas universidades. Está cada vez mais claro que a faculdade é lugar para todos que querem estudar. Dessa forma, mais pessoas podem alcançar melhores posições no mercado de trabalho.

De acordo com um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil, os profissionais com ensino superior completo ganham 144% a mais do que trabalhadores que possuem somente o ensino médio. A pesquisa ainda mostra que pessoas com ensino superior possuem mais chance de conseguir um emprego. Desse modo, quanto maior o nível de escolaridade mais chances de emprego e rendimentos elevados.

Na Estácio você encontra algumas destas modalidades de bolsa e descontos listados acima. Assim sendo, não perca mais tempo. Garanta sua vaga em um curso de graduação e turbine seu currículo! Falando nisso, você já sabe qual curso de faculdade fazer?

Leia mais conteúdos sobre descontos e bolsas de estudo no blog Vai de Bolsa.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?